Psicólogo pode quebrar sigilo de vítima de pedofilia?

Feita por >Barbara · 7 nov 2016 Psicologia clínica

Um psicólogo/psicanalista que tenha um paciente criança/adolescente/pré-adolescente pode quebrar o sigilo da terapia do paciente caso este o diga que sofreu abuso sexual de um maior? Mesmo que o paciente não diga dessa forma, mas que o psicólogo perceba que a criança sofreu um caso de pedofilia. Ele pode falar algo para alguém? Tomar alguma providência prática? Ou a regra do sigilo permanece?

A melhor resposta 8 NOV 2016

Ola Barbara,
Melhor você procurar informação direto com o CRP, mas temos a obrigação de proteger a integridade da criança.
Maria da Conceição V Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

5 MAI 2018

Você pode verificar essa questão nos artigos 13 e 245 do codigo

5 MAI 2018

Segundo o código de ética, o profissional tem o dever de informar ao órgão competente no caso de volência contra criança e adolescente... que nesse caso, não é chamar a polícia mas ir fazer uma notificação junto ao conselho tutelar da cidade!

8 NOV 2016

Bom dia Barbara. O artigo 13 do Código de Ética Profissional do Psicólogo afirma que "No atendimento à criança, ao adolescente ou
ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente
essencial para se promoverem medidas em seu
benefício."

Lívia Amarante Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

8 NOV 2016

Bárbara, o psicólogo deve zelar pela integridade de seus pacientes, a regra é sigilo.

Adriana Satu Psicólogo em Cajamar

2 respostas

8 NOV 2016

Bárbara a regra é o sigilo,mas faz parte tb da ética do psicólogo zelar pela integridade física e moral de seus pacientes. Dependendo do caso, vez que não foi citado, estaremos assim diante do dilema Ético. Na dúvida oriento aos psicólogo procurar o conselho regional dos psicólogos de sua região e com os conselheiroa discutir o caso, e sendo este Psicólogo estará respondendo também pela lei penal, ou pelo estatuto da criança e do adolescente, em caso de omissão. Há vários contextos a se analisar para melhor responder sua pergunta. Mas o psicólogo não deve ser omisso quando verifica a ocorrência de qualquer forma de violência.

Márcia Cristini de Almeida Bezerra Psicólogo em João Pessoa

15 respostas

7 NOV 2016

Barbara, faltam informações para que eu possa responder a tua pergunta com precisão. Eu sugiro que você marque um horário com um psicanalista e converse com ele sobre as tuas dúvidas. Certamente, será bem melhor do que você tentar elucidar alguma questão como essa aqui e de modo virtual, dada a complexidade do caso. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André