Psicólogo ou psiquiatra?

Feita por >Livia C · 15 jan 2018 Psicoterapias

Bom, eu fui procurar um psicologo e ele falou que eu precisaria ir em um psiquiatra primeiro. Nao sei se é algo comum. E eu nunca fiz nenhuma seção, nao houve qualquer conversa. Gostaria de saber qual é o motivo dessa recomendação e se é algo necessario para alguem que nunca foi em psicologo antes.

A melhor resposta 16 JAN 2018

Lívia, o encaminhamento para o psiquiatra depende do que o psicólogo percebe durante a primeira consulta, que é uma sessão para avaliar o problema do paciente. O psiquiatra deve ser acionado quando existem sintomas físicos que estão prejudicando muito o paciente (como falta de apetite, insônia, agressividade/ impulsividade excessiva, etc), ou quando se detecta algum possível transtorno mental de imediato (depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, etc). O psiquiatra então vai também avaliar o paciente e prescrever a medicação.
É muito estranho o psicólogo encaminhar o paciente sem avaliação da necessidade, porque todo encaminhamento vem de alguma necessidade identificada pelo profissional.
Espero ter esclarecido.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JAN 2018

Oi Livia, é muito comum o psicologo encaminhar para o atendimento com psiquiatra, as vezes é necessario essa avaliaçao antes para o bom andamento do tratamento psicologico.
abraços

Psicóloga Raquel Gonçalves Ribeiro Psicólogo em São Paulo

21 respostas

16 JAN 2018

Livia tudo bem? Você não explicou o seu caso em detalhes, mas as vezes dependendo do caso , é recomendado passar sim por um tratamento psiquiátrico e depois uma terapia.

Abraços

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

16 JAN 2018

Livia! Tua pergunta não traz o contexto que esse encaminhamento aconteceu.Por isso fica difícil explicar o que aconteceu. mas, posso te dizer que em alguns casos, é necessário que haja o tratamento psiquiátricos concomitante ao psicológico. Sugiro que em uma nova oportunidade tu não saia do consultório com duvidas, questione tudo que tu não entender, pois faz parte da terapia que o paciente esteja confiante e seguro. Não desista, marque um novo horário, com esse ou com outro psicólogo. Abraço. Psicóloga Magali Pioner

Magali Crema Pioner Psicólogo em Caxias do Sul

15 respostas

16 JAN 2018

Bom dia Livia, olha se o psicólogo apenas o atendeu e não conversou verbalmente e solicitou que você fizesse uma consulta com um psiquiatra esse profissional teve os motivos profissionais dele que infelizmente não posso dizer quais são, pois não conheço a conduta profissional dele nem tenho parâmetros para julgá-lo, porém posso te dizer que pode sim haver uma avaliação do comportamento não-verbal de cada individuo e isso não é errado, agora você poderia ter questionado a ele qual o motivo do encaminhamento já que "você não conversou com ele sobre o motivo de está procurando uma terapia", lembre que você tem o direito de perguntar e questionar a qualquer profissional da área de saúde sobre atendimento, tratamento médico seja ele qual for. Sugiro que procure outro profissional se não "se sentir confortável" para continuar com esse que solicitou a consulta psiquiatra, mas, você poderia ir fazer a consulta com o psiquiatra se quisesse é livre para decidir, contudo, não esqueça de falar, perguntar e questionar qualquer coisa que você não entender, gostar e não quiser fazer,a qualquer profissional a escolha é sua. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

16 JAN 2018

Livia!!

Cada indivíduo tem uma impressão do cliente, depende muito de como você chegou ou se apresentou, cada pessoa tem um critério de atendimento. eu estaria sendo antiética se criticasse um colega.
Para considerar um atendimento como psicológico é necessário ter sido feito sua anamnese, você ter recebido acolhimento necessário para depois ser encaminhado ou mão para outro profissional.
Diante do seu questionamento foi notório que não houve confiança em relação ao psicólogo e você. Sugiro que entre em contato com outro psicólogo se julgar necessário.
Atenciosamente,
Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

16 JAN 2018

Ola Lívia.

Não é comum isso acontecer. Qualquer psicólogo, antes de fazer um encaminhamento precisa ouvir o paciente para saber de sua queixa.

Te oriento a procurar outro profissional que possa realizar esse acolhimento e também te orientar sobre qual seria a melhor forma de fazer esse acompanhamento.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou a disposição.

Boa sorte!

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque

34 respostas

16 JAN 2018

Olá Lívia,

Tecnicamente não há motivo de um fluxo a ser seguido que impeça de um psicólogo atendê-la diretamente, no caso de profissionais autônomos. Se ele faz parte de uma instituição, talvez seja o caso devido à uma organização de fluxo para pacientes. O exemplo mais corriqueiro é de um médico generalista/de família fazer o encaminhamento para um especialista, na rede pública. Fora isso, pode ser o caso de ser necessário um encaminhamento caso o pagamento seja feito diretamente por convênio, por ser uma regra da instituição.
Basicamente, só em casos assim, no qual há uma regra institucional. Não há motivos técnicos, como um generalista avaliar a condição exata para mandar para o especialista correto. Talvez valha a pena entrar em contato com outro profissional, ou perguntar o que desejava saber através deste site mesmo.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo