Psicóloga que diz coisas pesadas

Feita por >Rogério · 28 nov 2016 Psicologia clínica

Bom dia, gosto muito da minha psicóloga, muito mesmo, tenho um enorme carinho por ela. Porém, em algumas sessões ela me diz coisas muito, muito pesadas e agressivas... Não sei como lidar com isso, pois apesar de passar a semana toda esperando pelo dia da consulta, não sei se vou conseguir continuar a terapia, porque às vezes passo a semana toda me sentindo para baixo. Ela já deu umas pisadas na bola com questões de atraso e de ficar de pesquisar um determinado assunto e depois não pesquisar. Não é uma questão de não poder me fazer críticas a respeito de determinados temas, mas sim o jeito como algumas vezes ela aborda o tema. Não quero trocar de psicóloga e nem parar de fazer terapia, mas na sei como abordar esse assunto com ela, alguém pode me dar uma dica?

Obrigado!

Ro

A melhor resposta 28 NOV 2016

Ola Rogerio!
A base do processo terapêutico é a segurança, por isso tente falar abertamente sobre seus sentimentos e insatisfações- por ser profissional ela deverá entender e poderá encontrar uma forma de favorecer ainda mais o vínculo de vocês.

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 ABR 2021

Pode ser que haja semelhanças entre esse sentimento diante do que ela lhe diz e os sentimentos que pessoas de seu convívio lhe despertam, e isso já seria um indicativo da importância de conversar com ela sobre o que sente. Afinal, o fato de você querer continuar o trabalho com ela sugere que o laço terapêutico é positivo!

Cecília Maria de Britto Psicólogo em São Paulo

7 respostas

1 DEZ 2016

Bom dia Rogério,
Chegou um momento importante da terapia, que a relação precisa ser discutida. e isto pode enriquecer e muito não só a terapia como sua própria vida além do consultório. Coragem!!!! Conte a ela o que incomoda. Dê a chance de ela rever como tem se relacionado com vc. Por mais que a relação seja profissional, é uma relação. Se vc gosta, se sente que faz bem e até espera ansioso o horário da terapia, por que não dar a ela a oportunidade de até se defender? Se ela puder fazer isso, talvez possa manejar melhor a terapia, fazendo com que vc também não se sinta atacado.
Boa sorte e vc só tem a ganhar deixando claro o que incomoda.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

29 NOV 2016

Bom dia Rogerio,
Algumas pessoas quando procuram por terapia para sanar suas demandas, geralmente buscam um profissional qualificado, que possui títulos de especialista ou que tenha outras formações, pois entendem que apenas alguém que domine a técnica e a teoria é capaz de auxiliá-las.Contudo, muitas vezes essa linha de pensamento culmina em frustração, não porque o profissional não é bom no que faz, mas porque o sucesso na terapia não depende apenas desses fatores, mas também do vínculo terapêutico. É importante que o paciente sinta-se a vontade para compartilhar de sua vida com o terapeuta, da mesma maneira que esse esteja envolvido afetivamente com ética e responsabilidade com esse paciente, a fim de que a interação ocorra de uma forma mais autêntica. Dessa forma sugiro que você converse com sua psicóloga e fale o que esta lhe incomodando, espero ter lhe auxiliado, um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

29 NOV 2016

Bom dia, a melhor dica para abordar um assunto "indigesto" é falar do que você sentiu. Fico feliz por ter esta clareza e seriedade em não trocas de psicóloga, pois já existe um vínculo e empatia pelo tempo com que está fazendo terapia. Então comece dizendo o seguinte, não sei a tratativa, ou seja, como você se trata a mesma, se chama pelo nome ou Dra, enfim, diga: "............... (nome como você a chama) eu estou me sentindo ..............(diga a sensação que você teve) pela forma que me tratou quando eu disse............ me senti também mal pela sua atitude. E quanto aos atrasos, eu me sinto............... quando você atrasa." E continue dizendo o porquê você se sente assim. Pois a profissional precisa que você seja sincero quanto aos seus sentimentos, e ainda mais, você dizendo estará sendo sincero contigo mesmo expressando o seu verdadeiro sentimento. Desejo sucesso na conversa!

Neila Dias Psicologia Clínica & Organizacional Psicólogo em Timbó

3 respostas

29 NOV 2016

Rogério,
bom dia.

Vejo que apesar de tudo você quer continuar a terapia e, com a profissional. Então, fale com sua psicóloga. Dessa situação ambos irão crescer.
espero que tenha ajudado.
Abraços,
Rosa-psico

Rosa Maria Fernandes Psicólogo em Santo André

11 respostas

29 NOV 2016

Bom dia Rogério, para que você se sinta a vontade para compartilhar tudo com a sua terapêuta, é necessário que aquilo que te incomoda também seja dito. Fale com ela, isso vai de aliviar e muito. Boa sorte!

Reestruturar Psicologia e Neuropsicologia Psicólogo em Caieiras

50 respostas

29 NOV 2016

Ola Rogério, na terapia tem que haver a relação terapêutica e nesta relação o paciente tem que se sentir a vontade para colocar o que está ou não gostando na terapia e se não gostou de determinada postura do terapeuta, Não se preocupe o psicólogo competente, tem maturidade para escutar os pontos que o paciente tem de negativo ou positivo sobre ele e a terapia.
Se você não se colocar e não conversar o que está lhe incomodando na terapia como você irá continuar, o psicólogo não adivinhará o que você está pensando sobre ele se você não disser, agora existe pontos na terapia que vai gerar um certo desconforto no paciente e isso faz parte da terapia, e alguns paciente tem resistência porque são rígido a mudança de comportamento. Lembrando que a terapia só funciona se o paciente estiver disposto a contribuir no seu processo de tratamento.
Espero ter ajudado, à psicóloga ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife