Psicóloga infantil

Feita por >Lais Porto · 18 fev 2015 Psicologia da educação

A escola do meu filho tem parceria com uma psicóloga infantil. Queria saber se podem realizar terapia com ele sem autorização dos pais.

A melhor resposta 18 FEV 2015

Não, a escola não pode fazer isso. Para uma criança iniciar uma terapia é necessário a autorização dos responsáveis pela criança (pai, mãe, ou quem tiver sua guarda). Caso haja algum problema com a criança na escola, ela ate pode ser encaminhada para conversar com a psicologa escolar, e havendo a necessidade de terapia, esta psicóloga vai chamar os responsáveis pela criança para conversar e informar essa necessidade. A partir deste momento, o responsável pela criança buscara um psicologo infantil, podendo ele ser o indicado pela escola ou não.

Vanessa Campos Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

27 FEV 2015

Não. Sempre é necessário o consentimento dos responsáveis para que a terapia possa ser realizada. Espero ter ajudado. Abraços,

Elaine Correia
CRP 05/37779

24 FEV 2015

Laís bom dia!
Esse procedimento realizado pela a escola é totalmente incorreto, pois para que seja realizada a psicoterapia infantil, os responsáveis legais pela criança ( Pai, Mãe ou quem esteja com a guarda da criança) deverá assinar um termo de autorização antes do início da psicoterapia infantil.
No caso a escola teria que inicialmente conversar com os pais e solicitar esta autorização.
Att,
Kelli Cristina Dias Machado.

Kelli Cristina Dias Machado Psicólogo em Osasco

16 respostas

23 FEV 2015

De modo algum. Todo e qualquer procedimento deve ter o consentimento dos pais, além do que a psicóloga escolar não realiza terapia na escola. Seu objetivo é avaliar o comportamento do grupo escolar para ver se há problemas de aprendizagem, socialização, etc.

20 FEV 2015

De modo algum, nenhum procedimento pode ser realizado sem o consentimento dos pais. A psicóloga escolar nem pode realizar psicoterapia no ambiente escolar, isso é trabalho a ser desenvolvido no consultório. O papel da psicóloga escolar é avaliar as crianças quanto a problemas de desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem, socialização, etc. Caso necessário algum tipo de terapia a psicóloga poderá está conversando com os pais, explicando o problema e encaminhando para o serviço adequado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 FEV 2015

O trabalho da psicóloga dentro do ambiente escolar é diferente do trabalho feito em consultório e não inclui psicoterapia. Não sei como foi feita esta parceria, mas se a psicóloga estiver dentro da escola sua função é a de orientar alunos, país e professores, entre outras funções do psicólogo escolar. Caso haja algum encaminhamento para a psicoterapia os pais são chamados e orientados a buscar ajuda profissional, cabendo aos pais decidirem se aceitam a sugestão.