Psicóloga

Feita por >Samara Domingues · 17 mar 2015 Psicologia clínica

Não sei dizer "não", tanto no trabalho como no meu relacionamento com amigos, e isso me afeta negativamente às vezes. Uma psicóloga pode me ajudar a trabalhar esse problema?

A melhor resposta 18 MAR 2015

Prezada Samara,

Certamente você poderá trabalhar essa questão com a ajuda de um profissional. Principalmente tendo em vista que você já traz a questão como uma demanda a ser trabalhada, e a vontade de mudança frente as suas relações, tanto profissionais, quanto pessoais.

Att,
Vanessa de Almeida

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

24 MAR 2015

Samara, olá! Através de suas breves palavras percebe-se q sua situação NÃO é das mais complicadas pra se resolver. Vc precisa melhorar sua autoestima, sua autoconfiança, sua autoafirmação e desenvolver sua assertividade. Sugiro q procure um(a) psicólo(a) competente pra te ajudar nesta jornada. Isto pode melhorar sua qualidade de vida, te trazer mais bem-estar e leveza nos relacionamentos. Mãos à obra, Samara! A vida é curta e não há tempo a perder! Abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

18 MAR 2015

Como vai Samara? Claro que essa questão de não saber dizer não pode ser trabalhada em uma terapia, juntamente com outras questões que você tenha.
Boa sorte!

Thereza Christina Telles Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

18 MAR 2015

Em psicologia a gente diz que estas pessoas têm dificuldade de auto-afirmação. O importante para você é conseguir ser coerente com seus valores, ou seja, não é não-sim é sim. Não seja cruel consigo mesmo e nem engane as pessoas dizendo “sim” quando seu sentimento está para “não”, no fundo você está se enganando. Você acaba se confundindo e nem você sabe o que quer. Muita gente tem essa dificuldade, concordam quando querem discordar.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

18 MAR 2015

Boa tarde, Samara!
Seu caso, a primeira vista, é trabalhar o desenvolvimento da assertividade e isto é algo com uma perspectiva grande, de resolução a curto prazo, com toda certeza um(a) bom (boa) terapeuta pode te ajudar e muito.

18 MAR 2015

Sim, um profissional de psicologia poderá lhe ajudar! Ao não dizer ‘não’ você, provavelmente, está abrindo mão de muitas coisas pessoais e aos poucos vai se anulando, o que gera, com o tempo, um grande mal estar. Com a terapia você poderá aprender a se colocar mais nos seus relacionamentos e a ganhar mais qualidade de vida.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

18 MAR 2015

Olá Samara,

Provavelmente você é uma pessoa que tem o perfil mais passivo diante da vida, não saber dizer "não" possivelmente faz você ter que engolir desaforos, fazer o trabalho dos outros, fazer coisas só pra agradar. Uma psicoterapia pode te ajudar sim, pois é um espaço para você trabalhar sua ASSERTIVIDADE, que é defender seus próprios interesses, vontades e desejos sem precisar passar por cima das outras pessoas. A psicoterapia será o espaço seguro para você desenvolver essas habilidades sem medo de ser punida, sem o julgamento que normalmente assusta as pessoas mais passivas.
O mais importante você conseguiu identificar, que o fato de não conseguir dizer "não" em seus relacionamentos te afeta negativamente e que pode procurar ajuda.
Boa sorte em sua busca!

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador

25 respostas

18 MAR 2015

Bom dia! Samara
Sim. Na terapia Cognitivo Comportamental faz a mudança de comportamento de forma dinâmica, breve e eficaz. Mas tudo depende da sua disposição a mudança.
Espero ter ajudado.
Abraço
Luciana

Psicóloga Luciana Rodrigues Leite de Souza Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

18 MAR 2015

Bom dia Samara.
Sim, sem dúvida você pode ser ajudada, normalmente a dificuldade em dizer "não" está relacionada a auto-estima e à vontade de ser aceita/amada. Só que há um detalhe, quando dizemos apenas "sim" estamos dando "não" a nós mesmos. E o pior é que nunca parecemos agradar apesar disso. Imagine a cena: você cheia de trabalho e vem um colega e pede um favor, você respira fundo, sorri e diz ok, só que como está sobrecarregada pode atrasar um pouco o favor, daí a pessoa ainda fica zangada com você. Agora imaginemos a mesma cena só que você respondendo o pedido assim: olha, no momento eu não posso, estou atarefada, pode ser para amanhã? Percebe a diferença? Bom, isso é apenas um exemplo do que pode ser trabalhado. Na verdade você tem dado bastante "nãos", só que à pessoa errada. Sua vida vai melhorar em muitos aspectos quando você conseguir, boa sorte.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

17 MAR 2015

Boa tarde, Samara,
O (a) psicólogo através do trabalho terapêutico irá avaliar este comportamento e como este funciona em sua vida. (entender os ganhos e perdas). A partir deste ponto, a terapia vai apresentar um leque de possibilidades e recursos para você lidar com esta dificuldade de dizer não de forma assertiva em seus relacionamentos afetivos e profissionais.

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

17 MAR 2015

Bom dia, Samara. Com certeza, uma psicóloga pode te ajudar, já que você está disposta a mudar. A vontade de mudar é o primeiro passo para o sucesso de uma terapia. Comece! Diga "não" as suas dificuldades!
Abraço,
Claudia B. L. Cunha

Claudia Brandão Lobato Cunha Psicólogo em Rio de Janeiro