Psicanálise x comportamental

Feita por >Valéria Braga · 19 jan 2015 Psicanálise

Tenho vários problemas para relacionar com a minha família, meus amigos e companheiros de trabalho. Sou muito estourada. Gostaria de saber o que é melhor para mim: psicanálise ou psicoterapia comportamental

A melhor resposta 21 JAN 2015

As duas opções são boas e trazem resultados positivos. A principal diferença é a abordagem do "problema". De uma maneira geral na Psicoterapia Comportamental será "trabalhado" o sintoma do problema, ou seja, o comportamento, a atitude e na Psicanálise será "trabalhado" principalmente as causas que levaram ao comportamento, a história de vida da pessoa.

15 JUL 2015

Bom dia Valéria,
Na psicologia existem diversas abordagens terapêuticas, entre elas as terapias comportamentais e a psicanálise. É importante deixar claro que todas as abordagens terapêuticas trazem resultados satisfatório, o que muda entre elas são as técnicas e instrumentos, desse modo ambas possuem o objetivo em desenvolver estratégias para lidar com as questões que incomodam o cliente.
Na psicoterapia comportamental existe uma técnica que trabalhada de forma diretiva as habilidades sociais, nesse sentido acredito que se encaixa no que você busca.

att. Samara Oliveira CRP:02/17040

Humaniza Psicologia e Serviços Integrados Psicólogo em Petrolina

22 respostas

21 JAN 2015

Todas as psicoterapias são boas e conseguem dar conta daquilo que se propõem a trabalhar. A diferença está em suas especifidades e maneiras de trabalhar as questões psíquicas. A Psicanálise direciona-se para as questões do Inconsciente, enquanto que uma Psicoterapia Comportamental volta seu olhar para o comportamento o humano.

Além destas, podemos citar, também, as psicologias que trabalham com foco na consciência do indivíduo, direcionando seu trabalho na presentificação das suas questões daquele. Entre estas psicologias da consciência, temos a Gestalt-terapia (GT), a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), a Logoterapia e o Psicodrama.

Assim, é válido ressaltar que todas estas abordagens psicológicas têm respaldo acadêmico e trabalham o humano de maneira competente, eficaz e ética.

Diego do Nascimento Mendonça Psicólogo em Curitiba

14 respostas

20 JAN 2015

Sou Psicóloga Juliana Bordin, especialista em Análise do Comportamento. A sua queixa é referente a dificuldades de relacionamento, sugiro início imediato na terapia de abordagem analítico comportamental para resolver questões emocionais e aprender novos padrões comportamentais mais assertivos tanto familiares quanto trabalhísticos. Um abraço!

Psicóloga Juliana Bordin Psicólogo em Londrina

8 respostas

20 JAN 2015

Olá, com certeza psicanálise, ela vai fundo, tem condições de lhe ajudar em todas suas questões. Abraço.