Problemas de convívio com minha tia

Feita por >Maria Janaina Tomaz · 22 ago 2016 Psicologia clínica

Me sinto irritada com atitudes da minha tia com a qual moro. Gostaria de trabalhar isso. Ela fica controlando tudo, se comi, lavei o cabelo. ;e vejo nela. Gostaria de mudar isso em mim. Já é um começo? Odeio isso...

A melhor resposta 23 AGO 2016

Quando falta a assertividade, deixamos de dizer algumas coisas para as pessoas e isso faz com que elas vão ocupando um espaço além do que nós gostaríamos, ou seja passam dos limites. Para você retomar o controle precisa desenvolver a assertividade, isso uma Terapia comportamental cognitiva te ajudará. Para você pensar...Será que é só a sua tia que passa dos limites que você queria???

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

23 AGO 2016

Olá, Maria, uma sugestão é buscar meios de tornar a conversa produtiva, sinalizando que você está disposta a ouvir de sua tia o que pode servir para seu crescimento pessoal. Porém, sinta-se à vontade de verbalizar quando críticas que nada acrescentam vieram da fala dela - ainda que ela tenha boa intenção. Do contrário, o incômodo e a sensação de desconsiderar seus sentimentos pode persistir. Boa sorte.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

23 AGO 2016

Algumas pessoas não se sentem bem em ser controladas. talvez uma conversa possa resolver, as vezes um bom bate papo faz com que os dois lados se entendam e procurem uma melhora. lembre-se q ela não percebe isto, então as atitudes de mudança devem ocorrer do seu lado. abs.

Marcos Alves da Silva Psicólogo em Salvador

15 respostas

23 AGO 2016

Olá Maria Janaína!
Parece que os cuidados e preocupações excessivas de sua tia vem lhe causando muito desconforto.
Se possível procure a ajuda de um psicólogo para que seja possível pensar mais profundamente sobre esta relação possibilitando o convívio com mais tranquilidade.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 AGO 2016

Bom dia, Janaína.
Querer mudar é o primeiro passo. Se hoje ela se tornou tão controladora foi porque de alguma forma ela teve permissão para tal. Fazer terapia irá te ajudar a lidar com essa situação é se tornar agente de mudança na relação de vocês. Boa sorte.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

23 AGO 2016

Olá Maria Janaina!
Você falou uma coisa muito importante que gostaria de mudar isso internamente. É importante você fazer psicoterapia para trabalhar porquê, tudo isso te incomoda tanto. Força.
Rosana Laiza.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

23 AGO 2016

Olá Maria!
Como você mesma disse, querer mudar já é um começo.
Costumo dizer que relação é sempre mão dupla, desta forma, é importante pensar porque esse comportamento da sua tia é tão incomodo, e pensar ainda em que atitudes você pode tomar para melhorar seu relacionamento com ela.
Tenho certeza que em um processo terapêutico você terá muito a crescer.
Entre em contato com um psicologo da sua cidade.

Espero ter ajudado :)

Camila Evangelista Psicólogo em Goiânia