Porque tenho estes Pensamentos?

Feita por >Elisa · 22 jul 2022 Autoestima

Eu tenho um sério problema com os meus pensamentos, as vezes falo para mim mesma que estou bonita, logo vem meu pensamento falando que sou horrível, e acabo meio que discutindo tipo: "não estou feia vc está errado"
"Vc é horrorosa devia já saber" são diálogos assim que tenho já fiquei 1 hora "discutindo" com "ele", é como se toda hora "ele" tivesse falando coisas para me deixar para baixo, nunca consegui gostar de mim por causa dessa voz.

A melhor resposta 23 JUL 2022

Olá Eliza,
Essa voz é real e audível ou é você apenas pensando e ruminando pensamentos como um ciclo? Precisa avaliar isso. Se for um voz que vem de "fora", busque uma avaliação psicológica e psiquiátrica, se for algo seu pessoal relacionado a autoestima e questões emocionais faça psicoterapia. O processo vai te ajudar bastante no processo de construção de imagem dentre outras questoes e poderá trabalhar suas crenças e distorções cognitivas.
Abraços, Patrícia Dragone, Psicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador

29 respostas

31 JUL 2022

Oi Elisa,
Voce tem dois Eus dentro de voce... e os dois estão se manifestando...
Um, é o teu Eu Superior que é a fonte da tua inteligencia, da tua sabedoria.
O outro é o ego desenvolvido e criado a partir do conhecimento que adquiriu.
O sofrimento, a dor, o conflito, a depressão, a ansiedade ou outros... nascem quando sustituímos a nossa inteligência natural pela intelectualidade (por aquilo que aprendeu seja com os pais, com a escola, faculdade, cultura...)
Voce está num sistema, mas não é do sistema.
Precisa ser o que você realmente quer ser e usar o sistema em seu benefício.
A vida não tem julgamentos, nada é certo e nada é errado, tudo é oportunidade de aprendizagem e a cada momento pode escolher e decidir o que voce quer.
O sistema sim age através do julgamento/ juízos de valor, te limita, te condiciona, te encaixa. É o sistema que julga bonito ou feio, certo e errado, pode e não pode...
Certifique a ti mesma, aprenda a ser dona da sua vida, tome posse de ti mesma e não deixe que um outro mande em ti.
Autentique-se para ser o que a vida quer de ti, realize teu objetivo de vida.
Abraços

5817 respostas

26 JUL 2022

Olá Elisa ;).
Obrigada por sua interação aqui.
Sinta-se confirmada em sua sensação. Realmente temos pensamentos que precisam ser questionados em um diálogo interno.
E isso nos leva a algumas reflexões: sobre si mesma, sobre nossas relações, sobre o que queremos.

A partir das nossas histórias de vida, de situações e convívios que mantemos ao longo de nosso desenvolvimento, vamos construindo mecanismos de ação e defesa "padronizados" que demonstram quem somos. Fazemos, nesse momento, o melhor que podemos com aquilo que temos. Ao mesmo tempo, vamos aprendendo e apreendendo valores, condutas, direcionamentos nesse processo. Isso delineia o modo de ser e estar em relação a si mesma e ao mundo. Isso de algum modo direciona o modo como você se vê, o modo como sente, a maneira como se expressa, aquilo que aceita. Enfim, constrói sua autoestima.

Autoestima nada mais é do que o modo como nos percebemos, nos tratamos, nos relacionamos. O que muitas vezes acontece é que não aprendemos a olhar com maturidade para isso. Precisamos desenvolver uma interação mais saudável e funcional consigo mesma. E nesse pacote entra observar, interagir e direcionar pensamentos, que nada mais são do que uma extensão de si mesma. E isso reflete em tudo: pensamentos geram emoções e, a partir delas, nossas ações. Como estão seus resultados? como está o seu sentir em relação a si? Como você se percebe no mundo?

A meu ver, sugiro que você invista em você, em seu desenvolvimento pessoal. Talvez você possa fazer algo a respeito através de posicionamentos e escolhas diferentes. Um processo de terapia com uma psicóloga pode ampliar sua consciência, trazer mais clareza a seus pensamentos e emoções a respeito, gerar mais segurança na tomada de decisões e interações consigo mesma e com o mundo.
Faça terapia para desenvolver a sua autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Caso precise de ajuda com isso, conte comigo! ;)
Christiane Teixeira
Psicóloga

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

25 JUL 2022

Olá Elisa.
É necessário analisar mais de perto o que está acontecendo com você. Se são só pensamentos intrusos, é possível desafiá-los e buscar formas mais assertivas de se perceber "bonita" e mais outras qualificações que queira sentir, e isto pode ser feito através da psicoterapia. Porém se são vozes, é necessário consulta psiquiátrica, além da psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

25 JUL 2022

Ola, Elisa! Viver dessa forma parece penoso. Eu posso te ajudar. Na minha terapia devemos cuidar do todo, ou seja de quem você é e sua a sua totalidade a fim de compreender o que pode estar “por detrás” desses pensamentos, sintomas e da forma de agir com você mesma. Não hesite em buscar por terapia.

Abraços!

Psicóloga Giovana Ferreira. CRP 06/161502.

Giovana Ferreira Psicóloga Psicólogo em Caraguatatuba

4 respostas

23 JUL 2022

Bom dia, Elisa!
Os pensamentos geram ações, sentimentos e nos movem. Em seu relato seus pensamentos geram em você um conflito que pode trazer consequências negativas mexendo com a sua autoestima. O importante é buscar ajuda de um profissional para que possa entender de que maneira esses pensamentos tem prejudicado suas relações interpessoais impedindo com que não se sinta feliz e realizada .
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro