Porque tenho dó?

Feita por >Sol · 6 out 2019 Terapia de casal

Olá moro maritalmente com uma pessoa á 11 anos, já o amei um dia. Hoje eu sinto dó dele não consigo deixar dele por dó. Isso é normal? Dormimos na msm cama,não consigo deixar ele me tocar ,não aceito que ele me toque . Me dá um sentimento ruim . Mas eu o vejo como amigo ,ele diz que me ama . Mas eu não o amo, só sinto dó ,não sei dizer se seria esse o sentimento que tenho por ele . Me dê uma orientação pra mim. Por favor

A melhor resposta 9 OUT 2019

O que é o amor?ez
O amor é um sentimento baseado naquilo que desejamos para satisfazer as nossas necessidades. Quando você diz que já amou ele, significa que ele satisfazia seus desejos e anseios. O que aconteceu neste período fez com que você deixasse de amar. Ele mudou ou você mudou? Você diz que sente dó dele, por qual motivo?
Vou te dizer uma coisa: o ser humano não vive em função de buscar a felicidade a felicidade, o ser humano vive em função de se livrar da infelicidade. Ele não está te fazendo feliz e você tem dó dele, ele que deveria ter dó de você não estar feliz.
Talvez uma psicoterapia te ajudaria a saber realmente o que está acontecendo e possivelmente facilitaria para você tomar uma decisão.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

21 OUT 2019

Boa noite, Sol!
Pelo seu relato o sentimento que você tem por ele hoje mudou, entretanto, você optou por manter a mesma relação por perceber que para ele, o sentimento não mudou. Não é impossível que os sentimentos mudem, mas é perceptível na sua pergunta uma inquietação ao se dar conta dessa mudança e uma permanência na relação que tem lhe incomodado e muito provavelmente poderá incomoda-lo também, em algum momento. Minha pergunta inicial é como você se sentiria estando no lugar dele? Você consegue perceber quando isso começou a acontecer? Você lembra-se de ter ocorrido alguma coisa que possa ter causado essa mudança?

Alba Liarth Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

8 OUT 2019

Olá Sol!!!!!

Sentir dó de alguém é quase a mesma coisa que achar que ela é incapaz de algo.
O quanto ter esse sentimento por ele te ajuda?
É interessante que muitas vezes estes sentimentos são espelhados, você fala do sentimento de dó por ele, mas o quanto sentes de dó de si mesma?

Valdirene Moser Psicóloga Psicólogo em Osasco

3 respostas

7 OUT 2019

Oi Sol, tudo bem? 11 anos é uma relação longa. Precisaria entender o que seria esse sentimento de “dó” para vc! Dó de que? É preciso identificar os seus pensamentos e sentimentos sobre essa relação!!!Estou à disposição, atendo on line, Grata

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

7 OUT 2019

Olá,obrigada por entrar em contato!Quanto ao sentimento de dó que sentes em relação ao teu companheiro,deveríamos analisar com cuidado a tua história.porque aí encontraremos respostas para as tuas questoês.Existe a possibilidade de que isto não seja dó mas dependência o que torna díficil a separação,mas isto é apenas uma hipótese.apenas a tua história nos dirá.ok?

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

7 OUT 2019

Olá,
Por sua descrição observo que já não tenha um sentimento de amor, desta forma precisa entender o que lhe motiva a continuar essa relação? Dó? Vc precisa entender que ainda que seja pena, não está fazendo bem nem para vc e nem para a pessoa.
As vezes precisamos tomar atitudes que nao sao fáceis. Precisamos sair de nossa zona de conforto. Sugiro que vccbusque ajudacprofissionalnatraves da psicoterapia, para que possar encontrar muitas respostas e comportamentos que a ajudarao avtwrcuma vidacmais saudavel. Atenciosamente, Lilia Nascimento Valdez. Crp: 01854.

Lilia Nascimento Psicólogo em Belém

4 respostas

7 OUT 2019

Olá Sol, como estas? Pelo teu relato sentes muita dó do teu atual companheiro, a minha pergunta é: e de ti? Tu sentes dó?

Marcela Zilio Jannke Psicólogo em Pelotas

6 respostas

7 OUT 2019

Bom dia Sol! Obrigado por participar. O conceito de dó precisa ser legitimado pela pessoa à qual o mesmo é direcionado, portanto, há que se perguntar: Você gostaria que tivessem dó de você? Parece que que há algo mais do que o sentimento de dó. O que acontecerá, sendo verdade que é simplesmente dó, caso você vá embora? O que você supõe que poderá acontecer será algo do que você sentirá culpa ou responsabilidade? Considerando que vocês estão juntos faz tempo e, que você não permite que ele a toque, como será que ele está organizando as coisas na mente dele? Veja que a questão ultrapassa em muito a questão da dó. As identidades de vocês estão desenhadas com essa condição e, vocês podem redesenhá-la, mas há um certo medo da buscar nova condição. E se vocês conversarem honestamente, com afeto, colocando no centro, o nobre sentido da amizade da honestidade?
Antes de fazer isso, pondere porque você ainda não o fez? Algum perigo à vista? Se for o caso, procure um psicólogo para te ajudar a aprofundar a questão. Um abraço: Ary Donizete Machado.