Porque sinto que não me encaixo em lugar algum?

Feita por >Pamella · 23 ago 2022 Psicologia social

Eu tenho 25 anos e sempre senti que sou mais madura do que o pessoal da minha idade, porém mnos ultimos dois anos principalmente pela pandemia e por abandonar a universidade sinto que estou deslocada no mundo. Sinto que sou muito jovem para alguns grupos e eventos e muito velha para outros
Tenho trabalhado muito auto conhecimento, leio muitos livros do tipo e cada vez mais sinto que não me encaixo com as pessoas q tenho convívio e não faço ideia de onde encontrar pessoas compativeis.
No fundo não sei se evolui muito para as pessoas das quais me rodeiam ou se regredir.
Meus ex colegas ainda universitários só frequentam festas e bagunças e eu sinto que não me encaixo mais nisso, fora que estou começando a empreender e minhas prioridades mudaram.
Sinto que me atrapalha inclusive em relacionamentos amorosos afinal das contas eu nunca fui de aceitar menos do que mereço mas atualmente não tenho vontade nem de conversar meio que tudo ficou chato. Não tenho tempo e minha paciência para papos sem conteúdo também não é mais a mesma.
Fica ai meu questionamento, seria eu uma pessoa evoluída ou apenas anti social pós pandemia?

A melhor resposta 24 AGO 2022

Oi Pamella!
Melhor não entrar nessa de ser mais evoluída, até por que, o que é mais e o que é menos? Trata-se apenas de acordar, expandir a consciência.
Quando percebe que não se encaixa em nenhum lugar, pode parecer estranho, mas bem-vindo o desajuste, porque não se trata de você se ajustar a ninguém, a nenhum grupo embora precise desenvolver a flexibilidade, a diplomacia para poder interagir nos diferentes grupos de que participa.
Você simplesmente está tentando ser você mesma, exclusiva, diferente, autêntica de acordo com as coordenadas da sua inteligência vital e não com a do sistema que tenta te igualar a outras pessoas, grupos, diagnósticos, etc. A maioria substitui a sua inteligência natural pela intelectualidade, pelas informações que recebe do sistema (pais, escola, religião, sociedade, cultura...) e assim, permanecem robôs que executam o que foram informados enquanto que seu Em Si, dorme dentro de si mesmo e, depois, se expressa em desvios de conduta, doenças, vícios...
Parabéns pela postura de não aceitar menos do que merece; e, não se preocupe de onde encontrar pessoas compatíveis, porque, simplesmente a tua vibração se conectará a estas pessoas e no momento certo, poderão estar juntas, tanto amigos, amigas ou amores. A conexão se dará pela consciência, por vibração.
Continue expandindo tua consciência buscando sempre o autoconhecimento, quem verdadeiramente é, qual a sua verdadeira identidade, qual o seu objetivo de vida, como se enxerga e como tirar o máximo proveito do sistema, lembrando sempre que você está num sistema, mas não é do sistema.
Quando quiser, pode fazer Psicoterapia de Autenticação para ter plena segurança do caminho que estás fazendo.
Abraços.

5817 respostas

30 AGO 2022

Olá Pamella...
Primeiro agradeço por sua coragem, em contar um pouco da sua história de vida. Segundo, entendo sua angústia e questionamentos, porém, mesmo duas perguntas que fez, ainda são poucas para as respostas que de fato precisa.
O processo por autoconhecimento já é árduo e demorado com acompanhamento profissional, imagino como pode estar sendo sem ele.
Sugiro a leitura do conto original sobre o patinho feio. Não a versão da Disney e sim a história original. Acredito que ele pode contribuir com muitos insights.
Desejo sucesso em sua trajetória.

Jutaí Roque Nunes Psicólogo em Salvador

17 respostas

30 AGO 2022

Bom ter o seu contato Pamela!!!

Pelo seu relato eu diria que houve uma expansão da sua consciência: "Quanta coisa existe que eu não preciso para ser feliz!!!".

At-te.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

30 AGO 2022

Oi Pâmella.
Vejo duas vertentes em suas colocações.
Uma se refere ao fato de você ter este conhecimento sobre suas preferências e investir nas atividades a elas relacionadas: o que pode te trazer prazer e encontro com pessoas que pensam e lidam com o mundo de forma parecida com a sua.
Outra reflexão que me passa diz respeito a você se permitir, em alguns momentos, olhar a vida com mais leveza, com "olhos de criança", se permitir brincar e falar de futilidades também... Permitir se entregar um pouco a esta outra forma de estar no mundo. Por que não? Não será seu eixo principal de vida, mas pode te trazer certo equilíbrio interno, sem julgamentos e sem se limitar dentro de uma caixinha.
A vida nos traz oportunidades para vivenciar muitos tipos de experiências. Vale à pena se abrir a elas.
Abraço.

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

25 AGO 2022

Olá Pamella,
É normal mudarmos ao longo da vida e isso trazer mudança em todos nossos relacionamentos. Você diz que não está mais na faculdade e que está empreendendo, que suas prioridades mudaram. Então, é bem provável que sua vida tenha mudado também, o que fazia sentido para você há alguns anos atrás pode não mais fazer hoje e isso causa mudança nas relações e tudo bem. Tente buscar por locais no qual se sinta acolhida e com pessoas com mesmas prioridades que as suas. Talvez em algum grupo que fale sobre empreendedorismo ou grupos de estudos sobre os livros que anda lendo....
Fico à disposição caso queira conversar.

Psicóloga Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

24 AGO 2022

B dia
Anti social não creio, mas talvez as habilidades sociais estejam prejudicadas.
Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 AGO 2022

Olá Pamella! Que bom que você escreveu. Começando pela resposta: você, pelo relatado, escolheu o caminho, segundo a cultura clássica, mais evoluído, mas é preciso ter cuidado para não radicalizar isso. Somos evoluídos na medida em que buscamos os melhores saberes, as atitudes mais saudáveis e éticas, o uso dos saberes mais avançados, a convivência mais equilibrada entre a nossa saúde, as pessoas, o trabalho, os estudos. Tudo isso com a finalidade de ser "harmônico e feliz". É importante transitar nas diversas posições razoáveis de formas e estilos de vida. Para oferecermos nossas evoluções precisamos interagir e aprender com outras formas e concepções de vida. No final das contas, não há pessoas melhores ou piores, o que há são alguns pontos, dentre milhares, de aspectos que nos destacamos de alguma forma. Em termos de fase de vida, as coisas precisam ser entendidas como passageiras, organizadoras de maturação e aprendizado. Eu escolheria o mesmo caminho que você, mas com paciência, sensibilidade e abertura para aprender com os papos aparentemente sem conteúdo.
Continue, mas permita-se ver que há outros tipos de riquezas, escondidos na simplicidade.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.