Pornografia: é normal?

Feita por >Rita Lúcia · 19 fev 2015 Terapia sexual

Vivo com uma pessoa já faz 2 anos e vejo que gosta muito de pornografia. Isso é normal? Até que ponto tenho que tolerar?

A melhor resposta 20 FEV 2015

Sua pergunta não expõe detalhes. A pornografia pode ser saudável ou prejudicial ao casal. Muitos fatores podem influenciar, um deles é a forma como cada um de vocês lida com isto, o que é muito para você pode ser pouco para outros. Pode ser saudável se servir para apimentar a relação, mas prejudicial se a pornografia é determinante para que aja o ato sexual ou até mesmo venha a substituí-lo. É necessária uma avaliação das circunstâncias e contingências envolvidas.

25 FEV 2015

Somente se tiver prejuízo. Seu parceiro prefere os filmes ao invés de ter relacionamento sexual com você ou se ele passa a maior parte do tempo assistindo os filmes.

Marcos Congílio Jr. Psicólogo em Jundiaí

5 respostas

20 FEV 2015

Olá Rita Lúcia! Pornografia não é normal, principalmente nesta circunstância. A pornografia pode diminuir a intensidade da intimidade do casal, e até acabar com ela. Quando os dois gostam e concordam em comum acordo assistir juntos, existe uma justificativa. Quando a pornografia é assistida somente por um dos parceiros, pode ser que ele precisa de algo mais para se excitar. Porém, nada de concreto até que se confirme os motivo que levam ele a gostar tanto de filme pornô. Uma resposta é certa, não é por causa da história do filme. Tente conversar com ele com o objetivo de saber os motivos que levam ele assistir pornografia. Mostre para ele que, talvez o que ele busca, esta em casa, ao vivo e a cores, ou não, vai depender realmente dos motivos que fazem ele gostar.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

20 FEV 2015

Pornografia é normal até o ponto em que comece a gerar uma compulsão por parte da pessoa que não consegue mais abandonar a pornografia, onde quer que esteja, e isso tenha implicações diretas no seu desempenho do trabalho, da vida familiar e pessoal. Aí deve-se buscar ajuda. Outro ponto é que algo na relação do casal pode estar gerando insatisfação, um desejo não atendido, que leva a ser realizado quando a pessoa acessa a pornografia. Logo, aí seria importante uma conversa serena e franca entre o casal para averiguar quais pontos da relação estão desagradando ambos e buscar uma estratégia que solucione ou amenize o problema.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 FEV 2015

Prezada Rita,

Isso é normal até o momento que passa a ser disfuncional, que passa a prejudicar o relacionamento, que passa a ser exagerado. Muitas vezes, a pessoa só assiste por mera curiosidade e isso não influi em nada em sua vida pessoal. Agora se você se sente incomodada, cabe a você avisá-lo que tal comportamento não te agrada.

Atenciosamente,
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo