Por que tive que nascer?

Feita por >Usuário 123 · 17 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Pq tive que nascer? Eu nunca tive nenhum sonho (de profissão). Pois não consigo me enxergar no futuro, sabe? Tipo, parece que eu não vou estar lá. Sempre falei brincando que eu iria morrer cedo, por não conseguir me ver no futuro. Não consigo ver sentido nas coisas, me parece tudo fútil, sempre fui um ótimo aluno, um ótimo funcionário e um ótimo tio… Vivo no meu quarto a um bom tempo, não abro a janela a um bom tempo, quanto mais escuro melhor. Minha risada mudou, sinto que está pesada. Não acho mais graça em quase nada. Não sinto nem vontade de falar… Sinto uma angústia tão forte que meu peito dói literalmente. Só sinto que eu não queria ter nascido. Durmo sempre pro tempo passar mais rápido.

A melhor resposta 22 OUT 2021

Olá!
Por seu pequeno relato você vem sofrendo de um quadro de depressão.
O isolamento social, passar tempo demais no quarto, falta de perspectiva, não ver graça em quase nada, aumento do sono e a angústia são sintomas de um quadro depressivo.
É indicado que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, propiciando a reconstrução das perspectivas do futuro, cuidados com o quadro de depressão e maiores diretrizes sobre o tratamento.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 OUT 2021

Olá Usuário 123! Grato por escrever. Ótimo estudante, ótimo funcionário, ótimo tio. Reflexões profundas, aprendizagens significativas. Muitas vezes, por aprendermos coisas com maior profundidade, podemos sentir o peso, a abrangência e responsabilidade decorrentes desse saber mais enriquecido.
Possivelmente é isso que está te machucando. Você precisa conversar sobre isso, precisa ver luzes reais, naturais (sol, estrela, dia), precisa ver luzes mentais (sonhos, planos, metas, possibilidades éticas, saudáveis e significativas). Não fique sozinho, saia do teu quarto, interaja com pessoas éticas, confiáveis, sensatas, respeitosas, acolhedoras.
Você, eu e as demais pessoas, nascemos para viver bem a vida, em contato, com as pessoas, com o dia, com a noite, com as buscas significativas de vida.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma análise científica com psicólogo. Será profundamente enriquecedor e gerador de perspectivas.
Abraços!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

20 OUT 2021

Olá
Se escreveu este texto, entendo que ainda deve ter esperança de dias melhores. Você pode começar a mudar pensando em um propósito, e até o sofrimento pode ter um propósito.
Qual o motivo que não abre a janela? Por que: quanto mais escuro melhor? O que te faz querer ficar trancado no seu quarto? Aconteceu algo muito difícil em sua vida?
O que acha de ao invés de pensar em si mesmo, sair de si e pensar fora de você? Quanto mais focado em você, menor é a chance de encontrar um motivo para ter nascido.
Sugiro que leia "O poder do agora"
Busque psicoterapia, sua angustia pode estar vinculada a depressão.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 OUT 2021

Oi???
Você não teve que nascer... você PEDIU para nascer. Foi voce que escolher passar por todas estas experiências e dificuldades.
Elas servem exatamente para realizar, concretizar os teus objetivos de vida.
Mas o objetivo precisa ser realizado, precisa ser descoberto e conquistado.
Sonhos voce tem, só não identificou ainda... ninguém vem por vir, tudo tem um objetivo.
O futuro, ninguém exerga... o futuro é uma ilusão... só existe o momento presente. O futuro depende do que voce fizer no presente.
Se ficar sentado esperando pelo futuro, vai cansar porque ele não vem, voce o constrói vivendo o dia a dia.
Não basta ser ótimo aluno, ótimo funcionário, ótimo tio... é preciso ser a vida que voce é.
Ela se manifesta através de todos estes sintomas que apresentou...
Então reaja, pare de ser vítima e assuma a responsabilidade pela sua vida.
A vida é tua, pode até tirá-la, mas de nada vai adiantar porque o que tem que fazer, ninguém farã por ti.
Dia mais, dia menos a vida vai te cobrar isto... se não plantar nada não colhe nada.
E não vai ser o ensino, a escola, faculdade... que vai te dar as respostas, porque estas estão dentro de ti e o sistema não faz nada para que as descubra.
Por isso, a única solução é voce descobrir por ti mesmo ou com a ajuda da Psicoterapia.
A vida se manifesta onde tem alegria, prazer e facilidade (não é felicidade... é facilidade)
Se está difícil é porque voce está se deixando levar pelo que te ensinaram... mas não está avaliando os resultados que tens: tristeza, desânimo, vontade de fugir, de morrer, solidão, fuga isolando-se.
O que voce escolhe fazer?
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio... voce não está usando nem um, nem outro... está parado e água parada fica podre.

5817 respostas

18 OUT 2021

Olá, boa noite! Imagino como esse momento é angustiante. Há fases da vida que buscamos uma reflexão ou até novos modos de rever, de dar novos sentidos e de confrontar antigas vivências e essa insatisfação talvez possa ser o ponto inicial para buscar o processo terapêutico e lhe auxiliar a lidar com as emoções, sentimentos e trajetória e vida, para assim pensar em novas alternativas e possibilidades. Você não precisa lidar com tudo sozinho e a psicoterapia pode lhe ajudar, com seu momento de fala, ressignificação e reflexão.
Fico à disposição. Grande abraço e ótima semana! :)

Ana Carolina de Souza Psicóloga Psicólogo em São Paulo

9 respostas

18 OUT 2021

Olá, espero que esteja tudo bem
Vejo que você traz uma questão existencial muito presente, não é mesmo? Acredito ser normal a gente questionar nossa vida e nossa existência, mas se isso nos paralisa dessa forma é sinal de que não estamos conseguindo lidar com isso sozinhos. Por isso te recomendo com certa urgência a busca por ajuda profissional, não tem problema nenhum não conseguir lidar com tudo sozinho, nenhum de nós consegue.
Conte comigo se precisar de algo!
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha