Por que tenho medo e desconfiança?

Feita por >Carol · 13 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu quero saber porque eu tenho tanta desconfiança das pessoas ao meu redor e muito ciúme do meu esposo tenho medo de perder minha família odeio tudo que está em meu redor

A melhor resposta 14 ABR 2020

Olá Carol, tudo bem com você ?

Eu imagino como essa questão deve estar mobilizando você, e penso que você veio ao lugar certo pra buscar ajuda.

Essa é uma demanda digna de um olhar mais aprofundado, pois essa desconfiança pode estar diretamente relacionada as suas experiências anteriores e ao seu histórico de vida.

A desconfiança pode estar exercendo uma função em seu modo de ser no mundo, algo que pode ter sido desenvolvido naturalmente por seu organismo para se proteger.

Acredito que a Gestalt Terapia pode ser útil para te ajudar a lidar com essa insegurança, com os ciúmes e com as demais demandas que têm te incomodado.

Coloco-me a sua disposição caso queira conversar sobre o assunto.

Forte abraço!

Estêfani Honorato
Psicólogo

Estêfani Honorato Psicólogo Psicólogo em Maringá

4 respostas

14 ABR 2020

Me parece que sua questão aponta para um medo de perder o que se tem, onde o mundo e tudo ao redor se torna hostil e propício a "pegar o que é seu". Muito provavelmente, esses pensamentos levarão você a sentir-se sozinha. Uma das perguntas que se pode levantar dessa sua fala é: Como confiar em alguém onde se acredita que todos são hostis? Acredito que muitas indagações estão por de trás disto que você teme. Para se haver com isso, a terapia é um bom caminho.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

14 ABR 2020

Olá!
Geralmente medo e desconfiança são gerados por algum trauma. A terapia ajuda a encontrar ele é solucionar da melhor maneira possivel

Psicóloga Daniele Mazzuchini Psicólogo em Caxias do Sul

2 respostas

14 ABR 2020

Bom dia!. Obrigado por participar. O centro da confiança está em cada um de nós. Cada pessoa está ocupadíssima com os detalhes e aprofundamentos mentais, sensitivos e perceptivos, a ponto de pouquíssimo, poderem dedicar ao outro. Por outro lado cada pessoa é altamente encantadora na sua complexidade e riqueza de possibilidades, por isso esse pouquíssimo que elas dedicam a nós, é extremamente importante e devemos cultivar com muito cuidado. De outro lado, de seu odeio o que está a minha volta, é suposto que os outros tenham o direito de odiar o que está em volta deles, considerando que eu estou próximo deles, logo posso supor que eles me odeiem. Isso é muito desconfortável: eu não os odeio, nem eles me odeiam. Eu tenho tanto medo de perder a minha família; então, eu não odeio minha família, ao contrário, quero muito mantê-la. Voltando à sua direção: você precisa desenvolver autoconfiança e não supor que as pessoas te odeiam e sejam poderosas a ponto de te fazer mal. Um abraço virtual (fique em casa). Coloco-me à disposição para aprofundamentos: Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.