Por que sinto muito ciúmes do meu marido com a mãe dele?

Feita por >Rafaela · 6 abr 2020 Ciúmes

Às vezes acho que não sinto mais nada por ele,mas quando penso em ficar longe dele fico sem saída.. e agora? O que fazer?

A melhor resposta 12 ABR 2020

Boa noite Rafaela, seu ciúmes pode está relacionado com a sua própria experiência, você com a sua mãe, ao observar o relacionamento do seu marido com a mãe dele despertou sentimentos desconhecidos, pense um pouco sobre isso, é muito bom ser amada e quando há demonstrações desse amor mexe com as nossas emoções causando confusão, misturando sentimentos e emoções, lembre-se que a sua sogra tem o lugar dela na vida do seu marido, assim como você desempenha o papel de esposa dele, são afetos diferente, o amor materno e o amor marital, pense sobre isso, mas se ainda se sentir desconfortável, sugiro que procure uma terapeuta.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

13 ABR 2020

Olá Rafaela!
O ciúmes costuma estar relacionado aos temores de perda e dúvidas sobre suas próprias qualidades.
É indicado que você inicie a psicoterapia para aprofundar esta questão, fortalecendo sua autoestima e obtendo controle de seus impulsos e do ciúmes, possibilitando a compreensão que cada pessoa possui uma função na vida do outro, afastando a possível rivalidade com sua sogra.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 ABR 2020

Boa tarde! grato por participar. As pessoas tendem a se colocar como donas, umas das outras. O marido, nascido da mãe dele (mulher como você), que tem (ela mãe) poderes profundos decorrentes dessa qualidade de vinculação (maternidade), que é muito diferente da sua vinculação (matrimonial), apresenta, na sua fantasia, uma vinculação que pode ser comparada à tua. Na verdade, são vinculações muito diferentes; envolvem fatores muitos diversos: época e forma de início de vinculação, representação simbólica, diferenciação de gerações e idades, tipos de papeis trocados, dentre outros. Logo, você precisa trabalhar em suas emoções, a autoconfiança, a diferenciação dos papeis, o jeito de representar a construção das vinculações. Será muito enriquecedor se você puder aprofundar essa reflexão com a condução técnico-científica de um psicólogo. Coloco-me à disposição para outros aprofundamentos. Obrigado: Ary Donizete Machado - Psicólogo Clínico.

8604 respostas

7 ABR 2020

Às vezes é difícil tomar uma decisão, porque toda decisão gera perdas, a única certeza de quando você escolhe uma opção é que outras opções não foram escolhidas. Então a questão que circunda sua pergunta é um certo receio de como as coisas serão caso não haja futuro com ele. Uma análise/terapia seria um espaço para você se haver com estes pensamentos que lhe causam sofrimento.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

7 ABR 2020

Boa tarde, Rafaela,
Será que o que sente é mesmo ciúmes? Ou uma pequena inveja da relação que eles levam?
O mais importante é se concentrar nas suas próprias emoções. O que você espera do seu casamento? E o mais importante, que papel seu marido exerce neste casamento?
É preciso estabelecer a sintonia entre os dois, ou reconhecer a falta dela.
Em ambos os casos, ico à sua disposição para conversarmos melhor. Apenas NUNCA tome decisões de cabeça cheia. Serão sempre terríveis.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos