Por que sinto isso?

Feita por >Luiz · 20 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Escrevi de forma espontânea, por isso desculpe a coesão e coerência.

Estou de saco cheio! Não estou sendo ingrato, tenho um mínimo de consciência da comodidade que tenho, estou nervoso, apenas. Poderia escrever um livro falando sobre o que estou sentindo, poderia gritar ao mundo, não me importando com o vocabulário. Estamos aqui, todos nós, como alguns não percebem? Estamos TODOS no mesmo buraco!
A manipulação, as energias velhas, restauração.
É cansativo, qual meu rumo?
Por que? Karma? Queria respostas. Nada é fácil, os problemas se dividem para todos, mas... E a gravidade? Tem relevância, mas não desmereço o problema dos outros. É estranho, ao mesmo tempo que me insiro, não me encaixo. Sinto estar perdido, perdido de mim mesmo! Onde fui parar? Vale a pena? Tudo isso vale a pena? Dias de luta criam os dias de glória. Não confesso meus pecados, nem a mim mesmo. Talvez seja esse meu problema, perdão verdadeiro. Sentimentos que se camuflam e incorporam o desejo de liberdade, preciso ser honesto comigo mesmo. Como pode pessoas viverem em aceitação, em conformidade? Digo, viver para morrer? Não sigo o caminho geral. Não estou bem há muito tempo, fui exposto a meus demônios, sentimentos e sensações que me corroem, quando acumulei tudo isso? Olho para o passado, como alguém vislumbra o éden, utopia. As coisas não fazem sentido, precisam fazer! A ansiedade pelo êxtase. As raízes do ego são sustentadas por que motivo? Desejo de atenção? Anseio de Notoriedade? Compensação. O vazio, sucedido de gratidão e felicidade genuína, é como se estivesse na umbra. Não consigo escolher o que me deixa feliz, não consigo escolher um sonho. Em contrapartida, não me sinto triste, só... vazio! O que eu perdi? Quando foi que perdi? Minha essência foi corrompida ou aprisionada? Sigo me questionando.

A melhor resposta 21 AGO 2020

Olá, Luiz.

Lendo seu desabafo, suas reflexões, me parece que você está em busca de um sentido para sua vida. Está a se questionar, sobre seu passado, presente e futuro.
Todas as suas certezas, se é que um dia já teve alguma, estão sendo questionadas. Toda essa energia, insatisfação, dúvidas e reflexões podem ser usadas para te tornar um ser humano melhor. Acredito que para muitos falta essa inquietude, muitos se conformam e não questionam, vivem no modo "piloto automático", talvez para essas pessoas a vida seja mais fácil, mas talvez nunca será plena.

Essa angústia, essa busca de "algo", essas dúvidas e inquietudes te fazem seguir questionando, e isso é positivo, enquanto elas estiverem te fazendo seguir. A psicoterapia pode te ajudar a buscar suas respostas.

Espero ter ajudado de alguma forma e me coloco a disposição.

Psicóloga Meicy Fujii

Meicy Fujii Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

21 AGO 2020

Oi, Luiz. Vamos considerar que com a chegada da pandemia estamos todos vivendo um momento muito difícil, de muitas dúvidas, preocupações e ansiedade. Todo esse estresse da pandemia acaba potencializando os sentimentos que estavam ali com a gente há longo prazo. A psicoterapia não te trará respostas imediatas, mas te ajudará a te encontrar e ter qualidade de vida. Estou à disposição para esclarecer possíveis dúvidas, e quem sabe, fazer uma parceria para o autoconhecimento. Abraços.

Pollyana Penha Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

6 respostas

21 AGO 2020

Olá Luiz! Grato por responder! Sua linguagem é própria de alguém que se dedicou a penetrar de forma mais detalhada e cuidadosa na cultura, no domínio dos conceitos. Isso é plantação que faz surgir pragas, desconfortos, mas também é plantação que abre portas para colheitas: degustar livros, artes, compreensões abstratas da vida, ter acesso aos saberes mais organizados e aprofundados pela cultura. "A quem muito foi dado, muito será pedido". Seja bem vindo a esse mundo. Esse mundo é mais pleno, mas também mais incomodativo.
Uma forma simples, provisoria, antes que você possa lançar mão desses domínios mais elaborados, para aprofundar conduta científica com a integração do seu aparelho de pensar e sentir ao de um psicólogo, é ponderar que a natureza é sólida, permanente, necessária, a cultura é móvel muito dinâmica, em muitas vezes e direções, escrava de dominações econômicas mundanas e e egoístas. É preciso ter a cultura a serviço da natureza e não o contrário.
Espero ter ajudado a ponderar um ponto de partida.
Estarei à disposição, com enorme satisfação, para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.

Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.