Por que se interessa tanto por religião, mas tem atitudes de psicopata?

Feita por >Lany · 9 out 2017 Transtornos personalidade

Conheço uma pessoa que não tem a menor piedade de ninguém. Age de maneira contraditoria. Nao tem estabilidade em nada. Mente, engana. Não apresenta nenhum sentimento de culpa...se importa muito com o que pensam dele. Fica "p" da vida se a culpa de algo recai sobre ele...sempre dá um jeito de culpar alguem. Sente prazer em deixar as pessoas pra baixo.

Isso me deixa muito confusa. Pq não combina com a ideia de buscar à Deus e ao mesmo tempo essa pessoa faz tanta questão de participar desse grupo. Não entendo. Isso me intriga muito. Ele nunca se sente culpado. Por exemplo; já engravidou algumas meninas e por fim diz que a culpa foi delas que nao se cuidaram, sempre se justifica. Vê a pessoa chorar e coloca som alto...demonstrando até um certo prazer.

A melhor resposta 10 OUT 2017

Boa tarde, sua pergunta é interessante e comum em se ver por aí, seja em um relacionamento ou no ambiente de travalho, curiosamente algumas pessoas realmente sentem prazer em humilhar as outras como você descreveu. Geralmente são pessoas mais egoísta s que não costuma sentir muita empatia com os demais, sendo mais voltadas para seus próprios interesses. Um dos motivos que levam a alguém sentir certo prazer em humilhar ou se exibir para provocar inveja, o que indiretamente é uma forma de provocar uma certa humilhação é na verdade um mecanismo de defesa para se alto afirmar, se sentir importante ou privilegiado diante dos outros, pois para um indivíduo assim, se sentir privilegiado é uma forma de ser elogiado. Geralmente o indivíduo em determinadas situações enfraquece, humilha o outro com o intuito de se proteger ou se preservar diante de um sentimento ou uma questão interna, talvez um trauma de infância ou adolescência que o fez se sentir inferior aos demais.

Wilson Campos Júnior Psicologia Psicólogo em São José

3 respostas

10 OUT 2017

Oi, Lany.
A pessoa que você descreveu é um pouco instável, conviver com pessoas assim pode ser bem difícil é exige um pouco de paciência e jogo de cintura. Agora não dá para afirmar que é psicopata.
Qual a sua relação com ela? Se a relação é um laço difícil de desfazer e você necessitar.se.ajuda para superar, por favor porque por terapia. bom
Estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

10 OUT 2017

Oi Lany, bom dia!
Pelo que vc descreve é uma pessoa que não quer saber sobre si e nem sobre o outro. Diante da dor, sofrimento, angústia ele se distancia para não ter que lidar com esses sentimentos. Dessa forma quem está ao seu redor precisará encontrar formas de se defender também, não se colocar no lugar de vítima.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

10 OUT 2017

Olá Lany!
Para algumas pessoas a religião e a vida fora de um lugar sagrado são diferentes, causando em você essa sensação de estranhamento.
Outras sentem-se tão culpadas e temem tanto por seus próprios atos que buscam a religião para aliviar suas culpas e pecados, e costumam projetar nos outros os erros por seus atos.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

10 OUT 2017

Ola Lany!

Não sei sobre o sentido que participar do grupo religioso tem pra essa pessoa, mas me parece que todas essas atitudes são a forma como essa pessoa encontrou pra não entrar em contato com suas questões internas que lhe geram um grande sofrimento, porém esse repertório de comportamentos foi construído de forma inconsciente, para protege-lo daquilo que ele não suportaria "conhecer ou visitar" dentro dele.

Indo por essa lógica, a religião poderia ser o caminho para confortá-lo de suas atitudes e também daquilo que ele não quer ver.

Espero ter ajudado.
Abraços

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque