Por que reprimi as memórias?

Feita por >Atenéia Araújo · 13 mar 2019 Terapia familiar

Por muito tempo, eu sempre tive minha mãe como quem mais me apoiava, mas, após a morte dela, avaliei muitas de suas atitudes e percebo agora que ela sempre me discriminou, tratando-me como uma criança boba e me infantilizando. Por que eu reprimi essas memórias? Ou eu apenas não queria ver a verdade?

A melhor resposta 14 MAR 2019

Olá, Atenéia. Como vai?

É importante analisar de maneira mais profunda a questão que você traz, para que se possa compreender adequadamente a visão que você tinha da sua mãe antes e a que você tem agora, observando também possíveis distorções ou alterações nas memórias, lembranças e vivências que ocasionaram essa sua mudança de visão.
Procure um psicólogo. A psicoterapia certamente poderá te ajudar a esclarecer diversas questões que possivelmente você traz em relação a isso, e sobretudo, poderá te ajudar a encontrar a resposta que você busca.

Se precisar, estou à disposição. Até mais.

Michel Simōes

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto

72 respostas

23 MAI 2019

Memórias são uma coisa bem doida né? Ja procurou ajuda de um Psicologo?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

14 MAR 2019

Olá Atenéia
obrigada pela sua pergunta.
Na medida em que amadurecemos, vamos reinterpretando os acontecimentos da nossa vida e também vamos compreendendo melhor que os pais não são perfeitos e nem são os culpados totalmente pelas nossas questões.
Para entender sua relação com sua mãe e ter uma vida emocional saudável é importante a psicoterapia, acho recomendável.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

14 MAR 2019

Atenéia, bom dia. Pense: quanto mais adulto e independente somos, mais velhos e menos necessários, os pais se sentem; ao mesmo tempo, é parte da organização psicológica das pessoas, a ideia de que o centro das percepções e suas análises está nelas, inclusive em você criança e adolescente (sentido-se protegida, por ter uma mãe experiente e sabedora das coisas. O processo de amadurecimento, implica em humanizar nossos pais. Um Psicólogo te ajudará muito a trabalhar esse processo de mudança de representações e papeis, entre as gerações. Estou à disposição. Um abraço: Ary Donizete Machado