Por que perco interesse nas pessoas?

Feita por >nathalia · 13 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Desde sempre tenho esse "problema", gosto muito de alguém, mas quando finalmente a pessoa gosta de mim eu não vejo mais graça, não sei nem o que me atraiu na pessoa antes.. agora sinto que não consigo construir nenhuma relação profunda com alguém sem enjoar e me afastar dela.

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Nathalia!
Esse mecanismo pode estar vinculado a algum trauma afetivo ou uma questão de autossabotagem por medo de aprofundar as relações.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional para que possa investigar melhor essas questões e romper com este padrão.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 OUT 2021

Oi Nathalia,
Está acontecendo isso porque está fixada numa expectativa de dar certo.
Para a vida nada é certo e nada é errado!
Então retire o compromisso de ter que "dar certo".
Uma pessoa gosta de ti por gostar, não alimente expectativas, não tem compromissos nenhum.
Voce está gindo com o racional... guie-se pelo coração, ligue-se a uma pessoa por se ligar, mas aja naturalmente, sem exigências, caia fora dos compromissos.
Voce quer curtir a vida, só isso.
As pessoas podem ter muitas expectativas, não se deixe enrolar por elas.

5817 respostas

14 OUT 2021

Olá Nathália. 66.
Grata por sua participação aqui.
Você precisa primeiro focar-se em um relacionamento profundo com você mesma. À partir do seu autoconhecimento poderá conhecer o outro e passar a amá-lo também. Mas tudo começa com você. Faça isso e obterá o resultado que procura. Mas, precisa estar disponível, seguir a metodologia e persistência que o processo terapêutico exige. Fico à disposição para auxiliar-la nessa caminhada.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

14 OUT 2021

Olá Nathalia! Grato por perguntar. A parte que você quer conhecer envolve superficialidade, envolve conquista. Quando você conquista, porque conquistou não quer mais. É como se por você ter conquistado, não represente algo tão valioso. Em termos gerais, as pessoas conquistam muitas coisas e rapidamente perdem o interesse. Acontece que pessoas são altamente ricas e complexas. Pessoas não são coisas. Você diria que as pessoas tem conhecem totalmente? Certamente que não. Também, em setenta ou oitenta anos de convivência, uma pessoa não conhece outra de forma plena. Provavelmente seu "gostar" é mágico, imaturo.
Será necessário você se permitir ver e sentir a riqueza humana, da melhor forma possível, tanto em você, como em outras pessoas. Isso somente o amadurecimento trás.
Para amadurecer: trabalho, estudo, troca social significativa, construções, teatro, escola de circo, esporte coletivo de contato, e se possível, psicoterapia.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

14 OUT 2021

Oi Nathalia!

As vezes ficamos indisponíveis para nos relacionar, evitamos, fugimos, por questões passadas.
Sei que pode ser mesmo difícil se abrir a um relacionamento, a se entregar a algo mais profundo, mas não se assuste, essas questões podem ser trabalhadas na terapia. O primeiro passo você já deu, que é observar como você está funcionando dentro das relações.

Se eu puder te ajudar nesse processo, será um prazer. Conte comigo. Um abraço!

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 OUT 2021

Ei, Nathalia
Espero que esteja tudo bem
Entrar em relações e nos permitir ser vulnerável ao outro exige muita coragem pra confiar e acreditar que aquela pessoa não vai nos machucar. Essa dificuldade pode até ter a ver com nossas experiências passadas.
Entendo sua dificuldade, sei que realmente pode ser difícil criar essa abertura, mas não se assuste, isso pode ser um bom objeto de trabalho em terapia.
Além disso, não podemos esquecer que precisamos tomar cuidado também com alguma responsabilidade afetiva em nossas relações.
Conte comigo se quiser se aprofundar nessa trilha que nos exige tanto!
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha