Por que o passado do meu marido me incomoda?

Feita por >Ana clara · 9 out 2017 Terapia de casal

Quando nova, sofri abuso de um parente, o tempo passou e eu deixei isso pra lá, imaginei que se esquecesse seria melhor... Me casei e contei isso para meu esposo... Um dia desses estávamos conversando sobre relacionamentos e o fato dele ter tido namoradas virgens e ter sido o primeiro de algumas me incomoda profundamente ao ponto de me achar um nada :'( eu não consegui esconder minha chateação na hora que conversamos e ele falou sobre isso(ter sido o primeiro de algumas) eu fiquei sem rumo na verdade... a minha vontade era de chorar, sair correndo e sumir... Eu não sei o que fazer, só de lembrar me da uma raiva misturada com tristeza e ciume que quase na o controlo o meu choro. Ele nunca reclamou de nada, mas eu me sinto mal por vários motivos, sou insegura, me acho gorda e feia, fico me comparando com as exs dele e algumas vezes me pego com pensamentos involuntários de cortes em mim, como se eu mesma fosse me furar, ou rasgar coisas assim. Tenho medo de ser uma pessoa sem controle que a qualquer tempo ´pode explodir

A melhor resposta 10 OUT 2017

Olá Ana Clara!
Infelizmente a violência sexual, principalmente quando ocorre na infância e adolescência (pela personalidade ainda estar em construção) deixam muitas marcas.
Pelo seu pequeno relato o que me ocorre é que o fato de você não ter sido a primeira de seu marido, e de que outras tiveram este primeiro momento especial com ele, enquanto você não teve esta mesma oportunidade (infelizmente tendo seu primeiro contato sexual de maneira traumática).
O fato é que esta conversa lhe fez acessar lembranças e dores intensas e presentes há muito tempo.
É fundamental que procure ajuda de um psicólogo para que elabore o trauma do passado se libertando da dor que vem carregado com tanto peso. Os pensamentos de corte indicam que você sente-se no seu limite, tentando a qualquer custo externalizar estas feridas que sozinha não tem conseguido acessar para os cuidados que necessitam.

Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 OUT 2017

Olá, bom dia. Ana Clara me parece que você "nao deixou pra lá" esse abuso que sofreu. O trauma de ter vivido isso, provavelmente, está influenciando o seu relacionamento. Me surgiram algumas questões, que talvez te ajudem a pensar: 1- Por que é tão importante que seu marido seja o primeiro? Você não é a primeira dele e tudo bem. Esse fato tem a importância que você dá. 2- A unica pessoa com a qual podemos nos comparar é com a gente mesma no passado. Sempre que você se comparar a alguém surgirá insegurança. Não precisamos ser iguais a ninguém, há espaço suficiente para que possamos ser quem somos e sempre haverá alguém que nos amará exatamente por causa disso. Faça as pazes consigo mesma, ressignifique todos esses sentimentos, acredite se furar, rasgar ou se cortar não diminuirá a dor que você está sentindo. Esses sentimentos só irão passar quando você olhar para eles de forma profunda. Um psicólogo pode te ajudar MUITO nesse processo. Você não precisa fazer isso sozinha, busque ajuda.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

10 OUT 2017

Oi Ana Clara, bom dia!
Essa sua experiência na infância foi muita séria, muitas vezes nossa vontade é deixar tudo isso de lado e esquecer, só pra ver se doi menos, porém com o tempo percebemos as grandes marcas que essa situação nos deixou e daí paralisados na vida. Pelo que vc falou do seu esposo ele parece ser uma pessoa companheira e tranquilo. É vc que não está bem, vc esta incomodada com o seu passado. Dessa forma oriento que vc marque consulta com um psicólogo e cuide dos seus sentimentos.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

10 OUT 2017

Oi, Ana.
Como meus colegas alertaram, abuso sexual na infância traz muitos traumas e você necessita de ajuda profissional para superar esses traumas.
Com relação ao seu marido, pense que as outras são as outra e ele escolheu você para casar e não elas, isso demonstra que o fato de não ter iniciado a sua vida sexual com ele, em nada interferiu no amor e no prazer que ele sente com você.
Se precisar estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

10 OUT 2017

Você precisa procurar uma ajuda profissional para ajudá-la a superar seu passado. Como o passado interfere na sua vida presente, você considera que o mesmo ocorra com seu marido. Você está deixando esse fato interferir na sua vida e no seu equilíbrio. Procure ajuda .

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

10 OUT 2017

Oi Ana Clara.
Receba meu abraço carinhoso. Sinto muito por você ter passado por isso na infância...
A maneira que eu tenho pra te ajudar, aqui e agora, é sugerir que você procure um profissional pra cuidar dessas feridas que ainda impactam na qualidade de sua vida. Na verdade você não se incomoda com o passado do seu marido, mas com o seu próprio passado... cuide disso. Você merece ter um casamento equilibrado e feliz. Você merece ser feliz! Faça isso por você! Cuide de sua Saúde Mental!
Desejo boa sorte!
Um beijo
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

10 OUT 2017

Boa noite.
Concordo com minha colega de profissão, essa experiência traumática (além de outros fatores) podem ter contribuído para alguns sentimentos que vem lhe acompanhando.
É fundamental procurar uma psicóloga em sua cidade para desenvolver seu autoconhecimento, autoestima, autoconfiança, entre outras questões.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

10 OUT 2017

Boa noite Ana Clara,

O abuso requer ser trabalhado com um psicólogo, pois ele pode causar diversos sintomas os quais você descreveu em seu relato, com a baixo auto estima. Busque ajuda de um psicólogo na sua cidade.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis