Por que nunca assumem um relacionamento comigo?

Feita por >Paula · 5 set 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho vinte e poucos anos e nunca tive um relacionamento sério. Na verdade tive alguns relacionamentos, mas um deles com uma pessoa que já estava inserida em um relacionamento (me sinto culpada por isso) e o outro com um narcisista que queria um relacionamento aberto apenas para o lado dele. Enfim… sempre atraio pessoas emocionalmente indisponíveis e não sei o que fazer para não atrair pessoas assim.

Qual o meu problema?

A melhor resposta 6 SET 2021

Olá Paula! Grato por perguntar. Certamente as pessoas somente assumirão relacionamentosério com você, na medida em que você for firme, amadurecer, conduzir, administrar gradativamente o envolvimento. Assim como você, há muitos homens sérios que também querem relacionamentos sérios. As duas partes, muitas vezes ficam confusas, achando que o outro não quer ser sério, defendo-se com ações não sérias.
Será recomendável que você aprimore a autoconfiança, desenvolve nitidez de tuas exigências essenciais e razoáveis, conduzindo a vinculação, com vagar, sem ter a visão obscurecida pelo medo de perder a pessoa. Muitas vezes colocar limites é, antes de ganhar ao outro, preservar a si mesma. Com o tempo, o outro, muitas vezes, passará a te respeitar e valorizar porque você, preservou a tua essência e o respeito a si mesma. A maior parte dos não sérios, não são sérios porque querem, não não sérios por medo, por imaturidade, por insegurança. Ser séria e respeitar a si mesma, administrando trocas, vale muito à pena.
Se precisar aprofundar, estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

11 SET 2021

Olá Paula. Que bom ter você por aqui. Compreendo como se sente. Realmente não é fácil entrar em um relacionamento com entusiasmo e esperança de ser legal e logo perceber que não vale a pena continuar. Você diz ter vinte e pucos anos e que nunca teve um relacionamento sério. É claro que devemos focar naquilo que nos beneficie, mas se olhar ao seu redor vai perceber que não está sozinha nesta situação. Com certeza encontrará pessoas com mais idade do que você com o mesmo sentimento. Vejo que você apesar da pouca idade, não se acomodou, pois fala que teve alguns relacionamentos. Em meu ponto de vista são muitas as variáveis que contribuem para que um relacionamento corra bem: cuidado na escolha da pessoa, respeito a individualidade, interesses em comum, se valorizar, clareza do que se quer e principalmente ter consciência da responsabilidade de cada um na relação. O grande problema nas relações é ver com clareza o que é seu, o que é do outro e o que é dos dois. Isso toma uma importância significativa, pois você só tem 100% de controle sobre o que é seu, sobre o que é dos dois, somente 50% é responsabilidade sua e no que diz respeito ao que é do outro, você não tem nenhum controle.
Minha sugestão é que fique atenta a esses detalhes, quando decidir entrar em uma nova relação.
Desejo-lhe sucesso!
Benjamim Amorim, psicólogo e psicopedagogo.

Anônimo-390302 Psicólogo em Varginha

20 respostas

11 SET 2021

Olá Paula, espero que esteja tudo bem com você!

Não há nenhum problema com você Paula. Para atrair a pessoa que desejamos para nossas vidas, temos que primeiramente saber o que queremos em uma relação e nos sentirmos completos sozinhos. Não se sinta culpada por ter passado por essas experiências em sua vida, com certeza elas poderão lhe servir para guiá-la por melhores escolhas em seu futuro. Muitas vezes fazemos escolhas duvidosas pelo simples fato que ainda não nos conhecemos o suficiente para nos direcionar em busca daquilo que desejamos. Acredito que existe uma vida toda pela frente, que precisa também de seu cuidado, como sua carreira, seus estudos, seus amigos, sua saúde física, mental e emocional. Se fortaleça, se conheça, busque sempre crescer e se desenvolver enquanto pessoa, e então, quando você menos esperar, porque você vai estar concentrada em seu próprio crescimento, alguém a sua altura aparecerá, e você estará mais preparada para vivenciar integralmente uma relação afetiva a sua altura. Não se apresse, busque se desenvolver e se trabalhar para melhorar enquanto pessoa, que a hora certa chegará. Se sentir necessidade de um profissional para trabalhar junto a você nesse processo, busque auxílio de um Psicólogo.

Esperto ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

10 SET 2021

Paula, pq vc atribui para vc um problema? Talvez vc não tenha dado "sorte", não tenha aparecido um pessoa compatível com vc.
Vc não atrai pessoas assim. Acontece. De se um tempo, refaça suas prioridades, seus gostos , e de tempo ao tempo.
Boa noite
Sou mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 SET 2021

Oi Paula,
Para construir um relacionamento saudável, é preciso primeiro estar bem contigo mesma! A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e vai te ajudar a entender os motivos que te levam a relacionamento que não são saudável.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

8 SET 2021

Paula,
De acordo com as nossa vibrações, atraímos as pessoas.
O resultado que está obtendo são relacionamentos frustrantes que só querem tirar proveito de ti, te sugar as energias.
Então precisa qualificar a si mesma, precisa autenticar-se, Certificar-se segundo as coordenadas da vida e não do sistema, do que os outros querem.
Precisa adquirir amor-próprio, amar-se, priorizar-se, satisfazer a si mesma... hoje voce se coloca sempre em último lugar, faz as coisas para agradar os outros. Destrua e descria isso.
Satisfaça a si mesma e se necessário for, use os homens ao teu prazer e não se deixa usar. Inverta a situação.
Quando aprender isso, nunca mais fará contato com pessoas sangue-segas.
Quem é voce? De onde voce veio? Qual o teu projeto de vida? Priorize isso e nunca mais coloque-se em segundo plano.
Faça Psicoterapia, o melhor investimento para si mesma.