Por que nenhum homem quer compromisso sério?

Feita por >Solitário sem esperanças · 16 mai 2022 Psicologia clínica

Tenho 38 anos, tenho 3 graduações, pós, mestrado e doutorado, pratico vôlei e corrida, tenho emprego e vida segura, mas faz 4 anos que tento encontrar alguém bacana para um relacionamento sério e só aparecem aventureiros ou oportunistas. Quando conheço um pretendente no Tinder dá nem 3 dias e o cara deixa de mandar mensagem, sumindo. Meu último relacionamento durou 11 anos e tive um namorado na adolescência por 5 anos, que faleceu anos depois, e só. Ninguém me quer, mesmo eu cuidando das pessoas, muitos já me disseram que sou um rapaz muito especial, mas mesmo assim só fracasso. Me vejo chorando muitos dias, sem nenhuma perspectiva a mais de continuar vivendo. Parece que terminei minha vida. Por que será?

A melhor resposta 17 MAI 2022

Olá, parabéns por ter procurado ajuda! Não deve está sendo fácil se sentir assim. Mas vamos tentar te ajudar a enxergar a situação de uma maneira mais leve e talvez você se sinta melhor. Vou te trazer algumas reflexões, 4 anos que não conseguiu encontrar alguém, já parou para pensar que você esteja escolhendo bem seus candidatos, não aceitando qualquer um? (Isso é positivo), onde está procurando esses pretendentes? Você não ter dado certo com alguém ainda não quer dizer que seja um fracasso, talvez o problema não esteja em você. Quais os seus critérios em um relacionamento? Já teve dois relacionamentos? Pessoas surgiram e deram certo com você ? Você é especial e que merece outra pessoa especial, isso requer paciência e construção. E não esqueça, você pode ser muitooo feliz até essa pessoa aparecer. Uma vez ouvir as seguintes palavras: o amor é como uma borboleta quanto mais você quer se aproximar dela mais ela voa para longe, mas um dia, quando você menos espera, ela vem e pousa no seu ombro. Aproveite sua vida, busque prazer e alegria de viver em outras circunstâncias e quando você menos esperar irá chegar alguém para somar em sua vida.
Melhorar a forma de pensar e ter atitudes mais assertivas irá te fazer se sentir melhor, a terapia é uma ferramenta muito eficaz para te ajudar a se sentir bem e em paz nessa questão e outras.

Deysiane Tereza da Silva Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

23 MAI 2022

Olá, eu entendo o quanto difícil é encontrar uma pessoa com os mesmos objetivos e planos. Mas primeiro pensa, o que eu quero para mim? Onde eu estou procurando existe esse perfil que busco?
Geralmente pessoas que estão no Tinder, não estão a procura de um relacionamento sério e que já pensa, vou encontrar alguém para sossegar. Pensa e reflita qual o perfil que está procurando, não existe uma pessoa destinada para cada um. Mas existe pessoas que luta para dar certo. Então respira e viva um dia de cada vez, e coloque suas metas em um papel para começar a praticar. E não esqueça da regra básica do amor, o amor próprio vem antes do amor ao próximo. Então se valoriza sempre e esteja bem com suas decisões

Psicóloga Stephanie Nayara Menevides Magalhães Psicólogo em Presidente Prudente

1 resposta

20 MAI 2022

Olá! A primeira coisa que gostaria de pontuar é que nossas crenças moldam o que percebemos do mundo. Vale a pena avaliar qual a imagem do masculino que você tem, porque ela pode estar diretamente ligada ao tipo de pretendentes que você está aceitando. A segunda coisa a ser observada é de que forma você está se apresentando às pessoas. Se você deixa claro seus interesses e princípios, por exemplo. Se sim e a pessoa não se identifica, que bom que ela sumiu, né? Afinal, não somaria contigo. Por que você está vendo isso como fracasso? E que lugar o relacionamento está tomando na sua vida para não haver mais perspectivas de continuar vivendo? Você precisa estar brilhando para atrair outras pessoas na mesma vibração, e não é sobre quantos diplomas você tem ou o que faz da vida, mas sim sobre a energia de êxtase e encantamento pela vida que você emana. Resgate isso em você e logo estará compartilhando com alguém tão incrível quanto!

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

18 MAI 2022

Olá.
Por quê será? Esse é o nó da questão e para responder a sua pergunta é necessário analisar outros aspectos da sua vida que são tão importantes como essas três áreas que citou que são a área acadêmica, financeira e física. Para se firmar nos relacionamentos sociais e amorosos você precisa também investir o seu tempo e disposição para desenvolver habilidades de comunicação positiva e assertividade. Essa estranheza que você sente sobre como ser tão eficiente em alguma área e ter dificuldade em outras acontece com muitas pessoas e no geral estão relacionadas à experiências negativas passadas e que interferem no seu comportamento presente embora não lembre no fato. Ter sentimentos de fracasso não quer dizer que você seja fracassado. Você está nesse momento se sentindo dessa forma, mas você 'não é" um fracassado. Procure um psicólogo para desenvolver a sua auto estima e investigar comportamentos padrões que atrapalham a sua vida amorosa. Acredite que se continuar fazendo as mesmas coisas obterá sempre os mesmos resultados. Portanto venha com disposição para participar ativamente do processo de terapia e com ajuda do profissional poderá se fortalecer, ao olhar para dentro de si mesmo e desenvolver novas habilidades para a resolução e enfrentamento dos problemas desta fase da sua vida. Cuidar-se é um ato de amor e carinho a si mesmo. Dedique-se tempo e carinho e verá que outras pessoas também começam a se dedicar à você. Fico à disposição para auxiliá-lo nessa tarefa.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

18 MAI 2022

B noite, vc pode e deve procurar ajuda profissional.
Não perca as esperanças.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 MAI 2022

Olá, você necessita buscar psicoterapia para reformular e atrair relacionamentos bons. Isso deve-se a padrões que você estabelece, seja desde a escolha da pessoa, até a forma com que age, ou seja, dependendo de suas crenças você sempre mantém certo padrão o que acaba por afastar essas pessoas de você. Sobre ser muito "bonzinho" isso também pode ser defeito se não utilizado na dose certa. Você precisa aprofundar em você para poder se relacionar melhor.
Essa é uma das minhas especialidades caso necessite estou a disposição.

Camila Sanchez Psicólogo em Maringá

13 respostas

17 MAI 2022

Olá! Relacionamento afetivo é bom, mas a vida não é só de feita de relacionamentos., tem outras áreas da vida que também são importantes.
Pense: O que dá sentido para sua vida além dos relacionamentos? Imagino que outras coisas também são importantes, olhe para isso também. Continue se cuidando e procure fazer coisas que goste.
Quando você diz que ninguém te quer você está generalizando, você ainda não conheceu todas as pessoas e você já teve pessoas que quiseram se relacionar com você até porque pelo que relata teve relacionamentos longos.
Agora não tem como saber porque essas pessoas que conheceu não quiseram ficar com você, mas pode ser que esses que conheceu não estavam buscando relacionamento sério, ou até outros motivos que não direcionados a você.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

17 MAI 2022

Oi, solitário. Quando li seu texto, tive a sensação que, mesmo você sabendo ter tantas qualidades, perceber que não tem (aparentemente) surgido pessoas que te valorizem e queiram estar com você afeta a sua autoestima. Faz sentido? Fiquei aqui pensando: o quanto desse "desencontro" pode ter a ver com o contexto (realmente hoje em dia as pessoas têm buscado relações voláteis; se protegem demais de frustrações e mágoas usando uma falsa capa de "não quero nada com ninguém, só curtição"; ou de você estar procurando pessoas para um relacionamento sério em locais menos frutíferos) ou com a sua forma de agir no mundo e de se relacionar com as pessoas... Ter duas relações sérias e duradouras e sentir muita falta de ter uma, a ponto de sentir que a vida não tem sentido, demonstra o quanto isso é basilar, vital e significativo na sua vida. Em terapia, você pode trabalhar essas questões que sinalizei, como outras, por exemplo: que outras áreas da sua vida também te trazem satisfação, vitalidade e senso de propósito? Precisando de ajuda, conte comigo, tá? Abraço.

Giovana Dantas da Silva Psicólogo em Vitória

7 respostas

17 MAI 2022

Com o devido respeito, veja aonde vai procurar pretendentes... Tinder não é referência, ou melhor só é referência para quem quer aventura, sexo sem compromisso.
E, corrigindo o acima exposto, não é que não exista homem que não quer compromisso sério... existem homens de valor sim, mas você precisa se qualificar para atrair esses homens.
Primeiro você precisa curar seu emocional, resolver sua dependência, recuperar seu valor para poder atrair pessoas que condizem com o seu estado de realização.
Existem homens de valor sim, só precisa garimpar e antes, dar-se valor!

5817 respostas

17 MAI 2022

Bom dia,
Toda relação depende muito de entrega e reciprocidade, eu dá pra ver que você é alguém que se dedica ao autocuidado.
Mas como será você numa relação? Será que é alguém que se dedica tanto ao outro como a você? Será uma pessoa difícil, tranquila??
Há muitas variáveis a levar em consideração. Mas todos começam por você.
Entender quem é você é o primeiro passo para um bom relacionamento.
Não foque tanto em conseguir alguém. Concentre-se em SER você.
Mas... QUEM É VOCÊ??

Concentre-se nisso antes de buscar alguém na sua vida, e terá muito mais segurança em qualquer relação.

A psicoterapia pode te ajudar a entender o que acontece, e trabalhar as dificuldades que acabam por afastar das pessoas.
Caso tenha interesse em entender melhor o que acontece, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

17 MAI 2022

Olá Solitário! Obrigado por escrever. Qualquer generalização é empobrecedora do raciocínio. Compromissos são construções. Construções são para todos. Há muitas pessoas boas, como você, querendo compromisso sério, mas a maior parte está ansiosa, talvez acuada pelo solidão. Para desenvolver e sobreviver uma árvore é preciso sol, água, terra, oxigênio, nutrientes. A árvore contém raízes, que muitas vezes, nem lembramos que existem. Para haver terreno fértil para relacionamento de qualidade é preciso: turma de colegas e conhecidos, atividade regular de vida, contemplando todas a áreas da vida. Tinder ou outros espaços virtuais não são bons espaços para se construir conhecimentos e pesquisas que gerem elementos para investir em construção de relacionamento. Não se acha pessoa boa, constrói-se parâmetros de reciprocidade, respeito e tolerância mútua. A velha sequência - construir turma de colegas e conhecidos (sempre ao vivo e em cores), observar pessoas, pesquisar pessoas (por tempo, observando hábitos, valores, metas, saúde, personalidade), paquerar, talvez namorar (na maior parte das vezes terminar) - Observação: até aí, nunca morar junto antes de conhecer. Namoro sólido, confiável, pesquisado, observado, pode ou não evoluir para algo mais comprometido e comprometedor.
Será bom contar com pessoas confiáveis, maduras, ponderadas, sensatas, éticas para refletir sobre as buscas.
Abraços virtuais (A pandemia ainda está vigente, a dengue, em alta. A maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos líderes religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção misso. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Aprimore o afeto, pondere o uso de máscara, evite aglomerações e criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8602 respostas

17 MAI 2022

Olá
Acredito que seria necessária uma avaliação mais cuidadosa para entender como entramos e saímos de nossas relações, mesmo as mais superficiais. Se há alguma resistência, expectativa, temor, etc. Minha sugestão é que você busque um profissional que compreenda que a sua demanda também pode vir a se manifestar na relação com ele, o que torna a queixa mais presente e portanto mais passível de ser entendida.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha