Por que não sei lidar com situações difíceis?

Feita por >Babidalpiaz · 14 jan 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu percebi que sempre que preciso lidar com uma situação muito difícil, mas que corresponde a outra pessoa próxima, da qual eu precise ajudar, eu não consigo ser apoio. Eu costumo ser bem carinhosa com minha esposa e ajudo ela em diversas situações, mas quando se trata de algo mais grave, como por exemplo agora, a vó dela está falecendo, e ao invés de ajudar, eu acabo ficando grossa, fria ou indiferente. Parece que não me importo. Sou assim desde sempre, eu me importo sim. Mas não tenho expressão. Por que isso acontece comigo?

A melhor resposta 15 JAN 2020

Olá Babi Dalpiaz
Não consegue te expressar dentro desse quadro enfrentado porque tens dentro de ti o mesmo problema, a mesma angústia e isto doi demais para admitir. Por isso acaba ficando grossa, fria, indiferente. Isola teu sentimento para não sofrer. Provável que tenhas passado por momentos difíceis assim, na tua história pessoal.
Não te culpe, respeite teu sentimento, não precisa dizer nada... basta estar com ela.
Entre em contato com o teu sentimento, apenas perceba e se puder aceite-o. Respire fundo e perceba como ele se transforma em irritação, fica insuportável, ... não minta para ti mesma. reconheça o que se passa dentro de ti.
Se precisar, retorne.

5817 respostas

22 JAN 2020

Olá Babi!
Você escreveu: "Sou assim desde sempre, eu me importo sim, mas não tenho expressão. Por que isso acontece comigo?
O ser humano não vive em função de buscar a felicidade, ao contrário, vive em função de se livrar da infelicidade, da dor, do sofrimento etc. Provavelmente sua falta de expressão, mesmo sentindo o sofrimento da sua namorada, está no fato de você não achar necessário se expressar. Talvez você não vê benefícios em se expressar, por talvez ter aprendido assim.
Porém, cada pessoa pensa de uma forma.
Se colocar no lugar da sua namorada e sentir a dor dela e ficar do lado dela é justamente mostrar o seu amor por ela.
Procure fazer uma psicoterapia para se entender melhor.
Vai dar tudo certo

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

21 JAN 2020

Ola Babi tudo bem?
Você se auto conhece? Se não, seria bacana fazer uma terapia para se entender e trabalhar essas dificuldades que você vem tendo.

Abraços
Psico Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

15 JAN 2020

Olá Balbida!. Grato por participar. As pessoas, sem perceber, desde pequenas, começam a desenvolver formas de desviar das dores, dos desconfortos, cada qual, de uma forma. É preciso ponderar algumas coisas: difícil é um conceito que varia de pessoa para pessoa, de situação para situação. Uma pessoa idosa, doente, sem qualidade de vida, falecendo, é um processo que deve ocorrer, posto que a saúde, o corpo, o tempo, demonstram que a vida, caso continue, será muito precária. Uma boa parte das pessoas, vão formando esse entendimento da morte, nessas circunstâncias, como algo que representa uma consequência natural e sábia. Pode ser que sua esposa não esteja com esse tipo de sofrimento que você supõe. De outro lado, o sofrimento é o outro lado da alegria, do conforto. Temos saudades do que foi bom, sentimos mais gostosa a comida, após estarmos com fome, dormimos melhor, após nos cansarmos. Permita-se lidar com os altos e baixos da vida. Você ficará triste, chorará, mas também rirá, manifestará entusiasmo. Um abraço: Ary Donizete Machado.