Por que não consigo namorar? :( :(

Feita por >Lucas · 25 mar 2018 Terapia de casal

Eu tenho 22 anos, estou fazendo mestrado, e tenho muita dificuldade em conseguir um relacionamento sério. Eu tenho muito medo de me aproximar de uma mulher e levar um "não", pois isso é uma coisa que já me aconteceu e me deixa bastante frustrado. Eu fico constrangido quando chego numa mulher e ela me dá um fora. Eu fico super decepcionado quando tento me aproximar de uma mulher e ela me dá um fora. Eu não gosto disso. Eu sinto que a mulher que faz isso tem nojo de mim. Recentemente eu conheci várias mulheres e depois descobri que elas eram comprometidas, e isso me dá aflição, isso me dá um aperto no coração, pois eu sinto que quanto mais mulheres comprometidas eu conheço, mais eu me decepciono, pois sinto que ficarei solteiro para o resto da minha vida, infelizmente. Eu sinto que não nasci para ser feliz no amor. Quando eu estou conversando com uma moça, eu tenho vergonha de lhe perguntar se ela tem namorado, pois eu sei que se eu fizer isso ela vai achar que estou interessado nela. Não sei mais o que fazer, infelizmente...

A melhor resposta 30 JUN 2018

Parece que tem um ponto chave no seu relato, que é a dificuldade em lidar com frustrações. Esta dificuldade aparece somente quando você não é correspondido por uma mulher que estava desejando ou aparece também em outras situações da sua vida, sempre que você quer alguma coisa e não consegue conquistar? Veja, se isto é recorrente, tente trabalhar sua capacidade de lidar com frustrações, fortalecendo sua autoestima e resiliência. Ter um relacionamento saudável é muito mais que encontrar uma parceira para não ficar sozinho. Mas o primeiro passo é buscar estar bem consigo mesmo. Sucesso!

Isabele Sartori Psicóloga Psicólogo em São Caetano do Sul