Por que meu namorado é tão infantil?

Feita por >Camila · 1 dez 2016 Psicologia clínica

Namoro há pouco mais de dois anos e sou um pouco mais velha que meu namorado. Ambos somos universitários e estamos longe de conseguirmos ser independentes financeiramente falando, mas ele não tem independência nenhuma! Pede pra mãe até pra ir na padaria! Também não podemos dormir juntos na casa dele, e ele só pode vir aqui se meus pais estiverem em casa. Além disso, me irrita muito o fato de que ele sempre fala com voz de criança e nunca fala sério. O que eu faço?! Isso tem solução? Obs: Tenho 23 e ele 21.

A melhor resposta 5 DEZ 2016

Algum dia, ele aprendeu que esse comportamento dá certo e ele obtém vantagens agindo assim. Provavelmente, esse comportamento é reforçado pelos pais dele,por uma necessidade que eles tem, e assim ele se sente recompensado. Mostre a ele que toda vez que ele age assim, te desagrada, que não cabe mais, ele com 21 anos, falar de uma forma infantil, que agora ele é um homem e tem que pensar e agir como tal. Vai ser um longo processo, até ele se convencer disso e passar a se policiar, evitando repetir esse comportamento, mas pode ser que vc consiga. Caso contrário, recomende a ele procurar um psicólogo, para orientá-lo e ele consequentemente, se modificar.

Atenciosamente

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

7 DEZ 2016

por que vc fez esta escolha? Não quer saber? marque entrevista

Rachel Jurkiewicz Psicólogo em Curitiba

3 respostas

4 DEZ 2016

Olá Camila, imagino o quanto deve estar sendo difícil para você essa situação, seu namorado sabe o quanto essas questões te incomodam? Ele tem consciência dessa relação de dependência com a mãe? Eu oriento a você a buscar terapia para aprender a lidar se emocionalmente com essa situação e aliviar suas angustias.
um abraço
Mariana Amaral

Mariana Amaral Psicólogo em São Paulo

9 respostas

3 DEZ 2016

Boa tarde Camila o fato de você ser um pouco mais velha que ele não faz nenhuma diferença se houver amor de ambos os lados, pelo seu relato percebo que você esta namorando com um homem que esta vivendo algumas questões emocionais a serem resolvidas, como é a relação da mãe com esse rapaz, é possível que ele viva uma dependência emocional em relação a mesma. A boa notícia é que se for esse o caso ele poderá procurar uma terapia e com isso, tornar-se consciente dos padrões que vem adotando na vida. A outra notícia é que você pode fazer muito pouco a respeito, a não ser que ele queira e que ele se proponha a trabalhar internamente essas questões. Você não deve esperar que ele mude para agradá-la, ou para mostrar que realmente a ama. Provavelmente, ele não se dá conta das situações que vai criando na vida e você não poderá interferir nesse processo. Tudo o que se vive tem o objetivo de nos ensinar . É preciso que esteja atenta para a lição que lhe está sendo apresentada. Se o ama, precisa levar em conta que amar é aceitar o outro como ele é. Isso não significa que você deve aceitar viver situações que a fazem sofrer. É um alerta para que avalie que não poderá mudá-lo, apenas apoiá-lo sem críticas ou cobranças. Ninguém é forçado a estar ao lado de outra pessoa, sugiro que você tenha uma conversa franca e exponha todos esses conflitos em relação a ele. Um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

2 DEZ 2016

camila, saudaçoes!!!! te oriento á procurar um psicologo, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

2 DEZ 2016

Camila,
Tentar compreender os costumes e analisar a questão da independência podem ser fatores a serem trabalhados no processo terapêutico, bem como favorecer o diálogo entre o casal. Procure um psicólogo(a) para trabalhar essa questão.
Att.
Vanessa Almeida
Psicóloga clínica e hospitalar

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

2 DEZ 2016

Olá Camila!
Cada um tem seu tempo de amadurecimento, por isso, talvez seu namorado não amadureça da forma que gostaria na velocidade que deseja.
Caso tenha disponibilidade e interesse, procure ajuda de um psicólogo para lidar de maneira mais tranquila com tais aspectos de seu relacionamento que a incomoda ou avaliar sua permanência neste namoro.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

1 DEZ 2016

Bom dia, Camila!

Solução tem, só não sei -nem devo- te dizer qual pois cabe a você descobrí-la.

Penso que as pessoas só mudam quando sentem realmente necessidade. Enquanto estiverem obtendo gozo com determinada atitude/comportamento tenderão a perpetuá-la(o).

Ou seja, se você não mudar de atitude com ele...

Sugiro então, que, em vez de querer mudá-lo, procure descobrir porque você reforça a infantilidade dele.

Procure um(a) psicólogo(a).

Fica em paz!

Raimundo Alves Psicólogo em Rio Branco