Por que me sinto tão só?

Feita por >Guilherme · 28 ago 2017 Psicologia clínica

sou jovem, tenho 18 anos, trabalho, estudo, moro com minha afamilia, sou homossexual, não consigo encontrar alguém, um amor, alguém pra dividir os prazeres da vida, me sinto sozinho, mesmo estando em meio a multidões, me sinto sozinho, não sou completo, sinto um vazio imenso, e acho que só serei completo quando conhecer alguém para dividir tudo isso, o que adianta conquistar o mundo se não tem ninguém pra dividir isso?

A melhor resposta 4 SET 2017

Olá, Guilherme.
Noto que a vida tem te parecido muito sofrida, pois há um vazio existencial dentro de você. O que tenho a te dizer, é que será necessário um processo grande de autoconhecimento, no momento que se sentir feliz, se amar em primeiro lugar, encontrará alguém para dividir a vida. Essa pessoa tem que ser o complemento da sua felicidade, mas não podes depender dela para ser feliz. Um psicólogo pode te ajudar nessa autodescoberta. Forte abraço.

Psicóloga Narita Rodrigues Psicólogo em São Paulo

19 respostas

3 SET 2017

Boa noite Guilherme. Não fique tão ansioso querendo encontrar alguém, pois a ansiedade pode atrapalhar e você não percebe as pessoas a sua volta. Vá com calma, tudo acontece na hora certa, não sofra antecipadamente. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

30 AGO 2017

Guilherme , compreendo que esse sentimento de estar incompleto, ou seja, esse vazio lhe incomoda. Um ponto muito interessante na sua fala é esse seu perceber de estar insatisfeito, isso é importante ate para um processo psicoterápico. Mesmo você falando dessa solidão há uma energia para a busca de mudança.No processo de psicoterapia lhe permite se perceber; entrar em contato com novas perspectivas , possibilidades para lidar com essa sensações , emoções e situações.

Psicóloga Aliucha Belmiro Psicólogo em Belém

9 respostas

29 AGO 2017

Guilherme, sua pergunta é profunda e abrangente, mas a resposta para ela precisará ser encontrada por você de maneira particular. Para isso, um processo de psicanálise pode ser muito importante. Antes disso, no entanto, algumas pontuações que a meu ver podem ser colocadas sobre o que você escreveu. Por exemplo, o desejo de conquistar o mundo pode, para algumas pessoas, trazer dificuldades de encontrar alguém com quem se relacionar amorosamente. Muitas pessoas que tem grandes ambições no trabalho e na vida ficam tão absorvidas nesses propósitos que deixam de estar disponíveis para conhecer alguém que possa se tornar um amor. Mas, digamos que o desejo de conquista não se restrinja ao campo de trabalho, mas também em ser mais valorizado em seu meio familiar. Então, nesse caso, o desejo de conquistar os objetivos familiares e de trabalho poderão concorrer com o desejo de encontrar um amor. Estas são apenas algumas considerações para pensar e não estou escrevendo que essa situação esteja acontecendo com você. Mas uma psicanálise é uma ótima oportunidade de falar sobre a pergunta que você levantou, referente a estar no mundo e na vida.

John Walton Psicólogo em Rio de Janeiro