Por que me sinto infeliz e culpada?

Feita por >Eduarda · 10 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Já faz mais de um mês que venho presenciando isso. Tudo acontece assim: Toda as vezes que me sinto feliz ou estou sorrindo alegremente surge um sentimento de culpa e paro de sorrir ou me sentir bem automaticamente, o que será isto?

A melhor resposta 11 MAR 2021

Eduarda,
O sentimento de culpa e infelicidade é consequência da adaptação sofrida ao sistema. Seja através de palavras ou convivido com pessoas, você aprendeu que viver era um processo difícil, que tinha que fazer muitos sacrifícios, tinha que dar duro, lutar muito, deixar a alegria e o prazer de lado para fazer o que devia fazer.
Assim, aprendeu que viver era cumprir seu dever..... A culpa se manifesta quando está alegre e o ego emite o sinal: "cuidado, você não deve ficar alegre, não deve sentir prazer, isto é feio, isto é pecado..." e tantas outras coisas. O Ego é apenas um programa que foi se instalando dentro de voce enquanto adquiria cultura, enquanto aprendeu com os outros (escola, familia, igreja, crenças....)
Tudo isso voce precisa destruir... isto não representa a vida.
Precisa se fortalecer, certificar a ti mesma seguindo os critérios da vida e não do sistema.

5817 respostas

18 MAR 2021

A Culpa é um sentimento que se tem quando acredita que fez algo que você julga como errado. Se sentir feliz pra você é errado? Por que não pode se sentir feliz? Quando tiver novamente esse sentimento de culpa, veja quais são os pensamentos que tem tido.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

17 MAR 2021

Olá,Eduarda.Isso pode ser muitas coisas,mas seria preciso mais informações para poder te dar um retorno mais preciso . Porém, como estamos passando por uma situação de pandemia e agora tendo se agravado,o astral não está nada bom,pensando a partir de um "clima" coletivo e isso pode ter um reflexo no seu estado de humor o que não seria algo "anormal",ou seja, vc se sentir alegre e logo surgir o sentimento de culpa pelo seu sentimento.Essa é a explicação pensando vc inserida na cultura.Outro aspecto é pensar vc com as tuas questões individuais,ou seja,essa alegria pode estar relacionada a algo do seu inconsciente e que vc ainda não consegue ligar a nada,não consegue relacionar a algo do seu consciente,apenas, a tua mente "diz a vc" que vc tem que bloquear esse sentimento,que vc não pode sentir isso.É importante que vc procure ajuda profissional de um psicólogo p poder aprofundar mais essa sensação e assim vc poderá compreender o sentido dessas emoções. De forma muito resumida e sussinta, espero ter te ajudado.
Abraço
Mara Dias psicóloga

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

16 MAR 2021

Bom ter o seu contato Eduarda!!!

Salvo melhor juízo, pode ter acontecido uma situação em algum momento do seu passado, formando registros conscientes ou inconscientes, quando algo muito bom lhe aconteceu, seguido por um momento muito perturbador/triste/traumático por alguma atitude que poderia ter sido evitada, gerando culpa.

O fato desse momento de felicidade faz esse pareamento de forma atemporal e traz essa memória da consequência e leva a vivenciar essa tristeza de outrora como se estivesse ocorrendo realmente.

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento a fim de possa contribuir a um retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

12 MAR 2021

Eduarda. Pq será q vc se sente culpada. Essa resposta pode vir com vários questionamentos sobre seu comportamento, valores..
A ajuda de um psicólogo vai te ajudar no seu auto desenvolvimento. Auto estima..
Se interessar conhecer sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 MAR 2021

Olá Eduarda, é preciso entender qual o local que a culpa tem ocupado na sua vida. Um processo de autoconhecimento pode ajudar com isso, se tiveres interesse, podemos conversar a respeito.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

11 MAR 2021

Olá Eduarda. É interessante na terapia você trabalhar eventos do seu passado e da sua vida no qual possa ter havido punição em relação a você se sentir feliz ou alguma crença que esteja causando isso em você. Permitir-se ser feliz e descobrir os seus gatilhos para o que acontece é um trabalho para desenvolver seu autoconhecimento e mudança de comportamento. Estou a sua disposição.

Maria Carla Moraes de Aguiar Psicóloga Psicólogo em Brasília

5 respostas

11 MAR 2021

Olá Eduarda
Pelo seu relato posso notar que você não se permite em sentir essas emoções, como se não fosse permitido pra você
Procure ajuda psicológica para descobrir o por que deste desmerecimento; o que aconteceu para que você sinta-se assim
se quiser conhecer mais meu trabalho estou a disposição.
bjo

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

11 MAR 2021

Olá Eduarda, bom pelo pouco que você relatou, parece que existem algumas coisas internamente que te causam culpa. Quando não largamos a culpa , ela nos acompanha e nos impede muitas vezes de ser feliz. Penso que você poderia buscar apoio com um profissional psicólogo. Na terapia você irá compreender de onde vem esta culpa é será capaz de abandona lá e seguir em frente, sem culpa .

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

11 MAR 2021

Eduarda, faça terapia, esse relato é muito superficial para saber o que te dizer, você tem que entender Oq se passa na sua cabeça nessas horas sabe? Quando isso acontecer tente lembrar o que se passa na sua cabeça que te faz parar de sorrir e sentir culpa.

Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

11 MAR 2021

Olá Eduarda! Grato por citar. Falta contextualizar. Sentimento que dura um mês, é, do ponto de vista de consolidação psicológica, pouco tempo. A culpa apresenta um importante papel no sentido de vivermos empatia com os outros, mas em grau exagerado e inadequado, prejudica muito. Provavelmente é algo circunstancial, que está acontecendo agora, que cessará. Para que possamos te ajudar a construir uma resposta sólida com mudança na forma de sentir, pensar e agir, precisaremos que você escolha um de nós, psicólogos, e passe por uma caminhada científica.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

11 MAR 2021

Olá Eduarda.
Grata por sua pergunta.
O que você tem feito na sua vida anteriormente à esses fatos que lhe deixou frustada e infeliz? É possível que a sua culpa esteja relacionada à fatos anteriores nos quais acreditava que seria feliz e não foi. Procure um profissional da área da psicologia para falar de seus sentimentos e emoções e desenvolver o seu autoconhecimento.
Fico à disposição.
Psicóloga Cognitivo Comportamental Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

11 MAR 2021

Oi Eduarda! É preciso identificar o que desencadeia essa culpa, quando começou e o que pode ter acontecido para isso emergir. Não há como alguém te dizer a causa, apenas você saberá, e com o auxílio de um profissional este te ajudará no caminho para resposta. Me coloco à disposição pra ajuda lá!

Isabella Provenzano Psicóloga Psicólogo em Maringá