Por que me sinto incomodada quando as pessoas me abraçam e pegam em mim?

Feita por >anonimo · 9 jan 2021 Habilidades sociais

quando alguem vem me abracar ou ate pegar em mim, eu me sinto incomodada, como se fosse uma rejeição. Nao sei explicar mas me deixa com vontade de fugir na hora

A melhor resposta 10 JAN 2021

Olá Anônima! Grato por citar. O corpo é um centre de percepções e sensações muito intimo e pessoal de cada pessoa. Somos educados para cuidar muito antes de tocar ou ser tocado, ao mesmo tempo, vemos e vivenciamos percepções e situações de trocas corporais inadequadas: violências, invasão de privacidade. Você não citou a idade, mas na puberdade e adolescência, o receio e insegurança em relação às aproximações corporais são comuns e apresentam razões boas. Isso não deve permanecer com o amadurecimento.
Com o tempo as pessoas tendem a se sentir mais seguras, mais capazes de autoproteção, mais experientes, e isso acaba por adquirir um nível melhor.
Como você citou "como se eu fosse uma rejeição", poderá ser importante explicar melhor isso.
Todo ser humano, quando harmônico, doce, interativo, espontâneo, com respeito a si mesmo e ao outro, é altamente interessante, atraente. Certamente você o é. Precisa amadurecer, ressignificar.
Procure por um de nós, psicólogos, e passe por uma caminhada científica para a melhor delimitação da identidade, das trocas e seus melhores significados.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

13 JAN 2021

Boa tarde!
Os motivos pelos quais você sente este incômodo podem ser os mais variados. Pare para pensar quando isso começou, se existe alguma situação que dispara esse incômodo. Descobrir o porquê disso ajudará você a se compreender melhor.
Procure ajuda para falar sobre isso, será muito importante para você.
Fico à disposição.
Um abraço

Rita de Cássia do Amaral Psicóloga Psicólogo em São Paulo

20 respostas

13 JAN 2021

B dia. Você pode ter fobia social, misturado com sentimentos de medo e insegurança.
Para entender melhor no contexto precisa se entender sua história de vida, rotina, sono...
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 JAN 2021

Olá! Não há uma única explicação para o que pode justificar isso. É por isso que estar em terapia nesse caso é tão importante, porque o profissional irá analisar, com base em vários critérios, o que pode ser essa sua dificuldade.
Espero ter ajudado, abraço...

Regilene Pires Psicóloga Psicólogo em Teófilo Otoni

1 resposta

10 JAN 2021

Oi....
Indica conflito emocional, trauma emocional que pode ser oriundo da infância ou de outras existências.
Para solucionar, precisa de Psicoterapia, Terapia energética espiritual para chegar às causas, resignificar os acontecimentos, liberar a energia bloqueada para que no momento presente possas compartilhar naturalmente.

5817 respostas

10 JAN 2021

Diversos podem ser os motivos. É preciso pensar quando isso começou, se foi a partir de uma experiência traumática, quem são as pessoas e situações que te deixam desconfortável, etc. Para isso, iniciar um processo de psicoterapia para autoconhecimento e acompanhamento de um/a profissional de saúde mental pode ser extremamente benéfico. Inclusive para avaliar o quão paralisante e angustiante é essa questão em sua vida. De qualquer modo, nesse processo, é também importante que você reconheça seus limites e seja explícita com as outras pessoas sobre o desconforto geral do toque.

Alice Carvalho da Silva dos Santos Psicólogo em Santa Maria