Por que me causa desconforto quando alguém entra no meu quarto?

Feita por >Rebeca Queiroz · 25 jun 2020 Transtornos personalidade

Me sinto emocionalmente desconfortável quando alguém entra no meu quarto, as vezes quero chorar quando alguém entra mesmo pedindo autorização, não suporto isso, tenho vontade de sair correndo e ir embora.

A melhor resposta 26 JUN 2020

Oi Rebeca,
Teu quarto é teu lugar privado e como tal, tens total razão em se sentir desconfortável quando entra... é como se invadisse teu intimo.
Também podes trancar a porta e dizer que quando estiver com a porta trancada, para te respeitarem porque queres ficar sozinha em paz.... e que ninguém te incomode. Pode colocar um avisa na porta para não perturbar.
Por outro lado, precisa identificar dentro de ti o que está te deixando triste... não seria melhor compartilhar isso, as tuas dores e percepções com alguém de tua confiança?
Dá uma pensada nisso. Mesmo sendo psicoterapia... podes fazer Online, com toda a privacidade.

5817 respostas

26 JUN 2020

Olá Rebeca! Grato por participar. Provavelmente, na tua história, o quarto adquiriu o sentido de lugar privado, íntimo. Os quartos, em nossas vidas, envolvem nosso lugar para chorar, para sonhar, para pensar, para ponderar os erros e fraquezas, mas também serve para vivermos a nossa intimidade com nosso corpo e nossa sexualidade. Pelo relato, não fica claro se é na casa dos seus pais, se é em república de estudantes, pensionato, se é quarto dividido. Parece que você se sente muito desconfortável que as pessoas saibam uma porção de você, que se revela no espaço do quarto. Essa porção, certamente é objeto para trabalho técnico-científico com psicólogo. Lembre-se o psicólogo é preparado e tem sua profissional regulamentada para ouvir com segredo, respeito, ajuda, acolhimento e ética. Isso te fará muito bem. Conte conosco. Estamos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.