Por que eu sou um lixo?

Feita por >Lucas · 23 ago 2020 Autoestima

Por que? Eu não deveria existir! Eu não sirvo pra nada, minha voz é horrível e irritante, sou feio ,não sei cozinhar, sou imprestável ,sou um um irresponsável , não sei dançar , não sei cantar, pareço um estranho e ninguém gosta de mim e nem nunca vai gostar. Porque eu sou um verdadeiro lixo!

A melhor resposta 24 AGO 2020

Olá Lucas! Grato por participar (prova cabal de que você não é um lixo). Qual será a tua idade? Com o passar dos anos vamos descobrindo que todos temos qualidades e defeitos.; que em algumas horas, o que parece defeito, em outras horas, parece qualidade; que quem se sentia feio, mudou de concepção, que quem era bonito, por exemplo, viveu estilo de vida que o fez ficar gordo. A vida é dinâmica, em constante transformação, muitas vezes, oferecendo muitas surpresas. Cozinhar, por exemplo, é algo que você pode, com razoável facilidade, aprender. É uma arte que todos admiramos. A voz se modifica com o tempo, , assim como nossa percepção dela. Desconfie das definições dos outros, desconfie das suas definições. Tanto você quanto os outros podem se enganar, ou basear as coisas em momentos de raiva e decepção.
Em certa medida, direcionar a vida, nos faz construir futuro melhor. Por exemplo, quem se dedica a estudar para valer, com regularidade e disciplina, qualquer conteúdo, após dez anos, será um especialista. Dedicação a objetivos éticos, geralmente gera frutos muito bons.
Será muito útil você poder falar o que está sentindo, com pessoas mais experientes, que sejam confiáveis, que gostem de você.
Também, sendo possível, com o respaldo da tua família, você desvendar tuas riquezas pessoais, com a conduta científica de um psicólogo, será aconselhável.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (apesar do tempo de pandemia, em tempo nenhum, organize nenhuma certeza definitiva, a não ser a abertura mental, ética, solidariedade, Ciência! ainda que em desenvolvimento)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.