Por que eu sofro em dobro?

Feita por >eusoulegal · 18 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

bem vamos lá, sempre que algo no meu dia me afeta negativamente minha mente fica se lembrando dos erros que eu fiz, e fica jogando isso na minha cara.

exemplo: vamos supor que hoje eu me ofendi com algo, quando eu fico mais sozinho comigo mesmo minha mente começa a me falar coisas negativas que realmente me afetam, tipo o quão patético eu sou por ficar triste por causa dessa coisa.

e eu realmente acho que isso está ficando pior de alguma forma a cada dia que passa, e não sei como eu posso resolver isso.

agradeço a atenção.

A melhor resposta 19 MAI 2021

Olá Eusoulegal! Grato por escrever. Tenho certeza de que você é legal com os outros; precisa ficar legal consigo mesmo! Certamente você vivencia pouco treino de troca social, fica se exigindo perfeccionismo. Jamais conseguiremos ser perfeitos. É exatamente o treino de convivência que nos faz aprimorar.
Será muito importante você cuidar para manter trocas sociais reais com regularidade, ter objetivos claros e integrados à cultura, realizá-los concretamente. A rotina de vida precisa contemplar atividade física, atividade mental, convívio social real, sono de noite, no silêncio, no escuro, com duração entre sete e nove horas, sempre de noite. Também você precisará cuidar da alimentação adequada.
Não há como medir quantidade de sofrimento. Cada qual sente a sua.
Como descrever seu sofrimento?
Será altamente indicado que você passe por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos aguardando.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: façamos fechamento total (Lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 JUN 2021

Boa noite!
Esses pensamentos intrusivos chamam-se ruminação de pensamentos e tais pensamentos negativos costumam estar vinculados com baixa autoestima ou depressão.
É indicado que faça uma avaliação psicológica para avaliar melhor a questão evitando que o quadro se agrave.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 MAI 2021

Voce está simplesmente respondendo e fazendo o que tua memória racional solicita e manda fazer. Voce está executando uma programação gravada no teu mental racional, fruto do que aprendeu na escola, em casa, na sociedade.... o sistema quer que permaneça conectado a ele e serás apenas um adestrado.
Precisa sim restabelecer o contato contigo mesmo, com a tua vida, com a tua alma.
Enquanto não o fizer, sempre sofrerá, sempre não terá autonomia para ser voce mesmo.
Não está aqui para satisfazer os outros, para fazer o que os outros querem.
Estás aqui para ser voce mesmo.
Para ser auxiliado neste processo é que precisa fazer psicoterapia, o profissional competente para te auxiliar.

5817 respostas

19 MAI 2021

Boa noite,
Pelo seu relato, gostaria de fazer algumas perguntas: Vc tem ansiedade? Vc tem baixa autoestima? Pergunto, porque há indícios que vc tem pensamentos recorrentes e que te afetam e te causam insegurança própria a ponto de fazer vc acreditar que não é capaz. Veja, a ansiedade é um processo de desconstrução psicólogica que tem o poder de paralisar o ser humano de tal forma a deixá-lo totalmente vulnerável, incapaz a tomada de decisões. A negatividade também faz parte do processo crítico da ansiedade. Diante do exposto, sugiro que procure ajuda psicológica o quanto antes, pois com o passar do tempo o quadro tende a se agravar. Sou Suely Torres psicóloga clínica, estou atendendo online. Um abraço.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife