Por que eu sinto vergonha de mim?

Feita por >Maria · 15 jul 2021 Autoestima

Eu me acho horrível, as vezes não queria ser eu, não gosto do meu corpo, de mim, e quando alguém faz algo de errado contra mim eu sinto mais raiva de mim ainda. Não queria mais sentir isso. Fico pensando as coisas que eu fiz durante o dia e fico me perguntando porque eu fiz dessa forma.

A melhor resposta 11 AGO 2021

Voce está por demais acomodada ao que os outros querem, voce se adaptou aos outros.
Acha que o que os outros fazem está certo e o que faz está errado, que a tua forma de ser e de se expressar seja errado, provavelmente de tanto ouvir que voce não era boa, que não prestava para nada, ninguém valorizou a tua forma de ser.
Agora, precisa aos poucos conquistar a voce mesma, precisa ter amor-próprio, autosatisfazer-se, ser como voce quer e não fazer o que os outros querem. Por vezes, as pessoas se colocam como se estivessem te desafiando para ver se é forte, se é capaz de lutar pelo teu espaço ou se permanece fraca e aceita o que os outros querem.
Primeiro toma consciência desse fatoe depois, assuma a responsabilidade por ti mesma, não se faça de vítima. Voce é dona da tua vida e só voce tem o poder sobre ela. Os outros nada podem fazer contra voce, a menos que voce permita.
Se precisar, faça umas sessões de Psicoterapia para compreender e poder se posicionar a teu favor.
Abraços

5817 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 JUL 2021

Maria, sinto muito que tenha se sentido desta forma!

Vivemos em uma sociedade que define padrões de corpos, rostos e cabelos como sendo mais ou menos bonitos, esses padrões fazem com que muitas de nós se sintam inferiores e insatisfeitas com quem somos. Isso significa que sua autoestima está sofrendo impactos e sua autoimagem está prejudicada fazendo com que você sinta vergonha de si mesma.

Existem algumas estratégias que podem auxiliá-la a se aceitar mais como é e entender que o problema está na nossa sociedade e não em você. Mas mais importante que essas estratégias é o processo terapêutico com uma profissional capacitada para te ajudar.

Vou deixar uma dica: evite seguir e acompanhar perfis de pessoas públicas que são muito diferente de você fisicamente, quanto mais olhamos essas pessoas mais nos comparamos com elas e em sua grande maioria são apenas recortes de momentos em que tudo parece perfeito, mas a realidade é sempre outra.

Desejo que se cuide. Se precisar, podemos conversar mais!

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

19 JUL 2021

Olá Maria.
O que é perfeição para você? Como é a pessoa ideal? Como é ser perfeita? Você conhece alguém que nunca falou algo errado?
Você sabia que muitas pessoas se sentem mal ao ver postagens nas redes sociais, porque acham que aqueles que postaram tem suas vidas melhores de quem viu a postagens? Quantas pessoas ousam postar os momentos ruins?
Se você olhar de perto, ou seja, se conhecer melhor as pessoas verá que todas tem virtudes e defeitos, portanto comece a observar mais suas qualidades e terá mais do que se orgulhar do que se sentir mal.
Espero ter ajudado.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JUL 2021

Olá Maria! Obrigado por perguntar. Conte mais tua história para que possamos te ajudar a organizar uma resposta consistente. Certamente a pessoa mais interessante do mundo, é cada um de nós, para nós mesmos. Após sermos interessantes para nós mesmos, passamos a ter a possibilidade de nos tornarmos interessantes aos outros. Quando acho o outro interessante, presto atenção nele, aprendo com ele, enriqueço a mim.
Vamos conversar mais sistematicamente, mais cientificamente?
Estaremos aguardando.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, maioria de políticos falsos, maioria de religiosos falsos, alguns cientistas falsos, sigamos as recomendações de instituições de comunicação e Ciência, que seja sérias, tais como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

16 JUL 2021

Maria vc está confusa. Provavelmente com baixa auto estima. A terapia vai lhe ajudar. Pense nisso.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 JUL 2021

Bom dia Maria.
Vc sofre de baixa autoestima.
Sugiro acompanhamento psicológico para não virar depressão.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

16 JUL 2021

Olá, Maria!
Você está com baixa autoestima. Pra quem sofre com isso, pode parecer impossível modificar a maneira tão negativa como você se vê, mas através da psicoterapia, algumas mudanças de comportamento e pensamento, você pode conquistar uma mudança! Existem inúmeras ferramentas para facilitar esse processo de construção de uma visão mais positiva de si mesma. Mudando a maneira como você se enxerga, você mudará a forma com que você se relaciona com o mundo ao seu redor, tendo mais segurança e confiança em si.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto