Por que eu quero morrer? Por que não vejo que a morte é uma coisa ruim?

Feita por >Yamamoto · 30 abr 2018 Depressão

Eu estou cansado da vida,para falar a verdade nem sei como vim parar ao mundo e quais são os meus princípios nele, mas sabe estou magoado por coisas que fiz estou magoado por coisas que fizeram, e eu penso da seguinte forma querendo ou não eu vou morrer um dia então cara qual é o problema de morrer por que é então ruim assim? tudo tem um começo é um fim e assim é a vida

A melhor resposta 1 MAI 2018

Boa tarde Yamamoto.
Seu relato me remete bastante a uma sensação de vazio existencial, algo que não é incomum atualmente. É importante que você procure a questão do sentido da sua vida, pois o mesmo pode está até mesmo em uma situação de sofrimento. Não é algo fácil, mas necessário.
Sobre os pensamentos de morte, você provavelmente os tem vivenciado como solução: "Caso eu não acordasse amanhã, meus problemas estariam resolvidos". Muitas pessoas tem este tipo de pensamento ao longo da vida, e assim, a morte que a princípio é algo negativo se torna algo até mesmo positivo.
Contudo, estes pensamentos são bem diferentes da ideação suicida, quando o paciente já pensa e planeja maneiras de tirar a própria vida. Independentemente, é um sinal de alerta para que você procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
Isto te ajudaria de diversas formas. Falar sobre suas experiências passadas, suas mágoas e arrependimentos certamente te trará benefícios na medida em que te ajudara a significar estas situações, isto é, dar sentido. Além disso, é preciso investigar se estas coisas que você relata não podem indicar um quadro de adoecimento.
Fico a disposição.

Sentidos Psicologia Psicólogo em Aquiraz

88 respostas

1 MAI 2018

Bom dia Yamamoto.
Bem, o que você descreve parece-se bastante com a sensação de vazio existencial, algo não tão incomum hoje em dia. Entendo sua fase difícil, mas é preciso procurar o sentido nas coisas, seja o sentido da vida ou do próprio sofrimento. Não é algo fácil, mas necessário.
Muitas vezes a questão da morte surge como uma solução para os problemas, muitas pessoas já tiveram esse tipo de pensamento algum dia em suas vidas: "Tenho tantos problemas, se amanhã eu não acordasse eles estariam resolvidos". Embora isso seja bem diferente de uma ideação suicida, onde o sujeito já planeja tirar a própria vida, é um sinal de alerta.
Eu sugeriria que você procure um psicólogo ou psiquiatra para avaliar este quadro. Muitas vezes questões do passado, como as que você pontuou, ficam ali adormecidas e nos consumindo. É importante que você consiga se expressar sobre tudo isso.
Fico a disposição.

Sentidos Psicologia Psicólogo em Aquiraz