Por que eu me sinto mal sem motivo?

Feita por >Sofia · 10 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho alguma dessas “crises” todo mês, eu primeiro perco a vontade de fazer qualquer coisa que eu gostaria muito de fazer alguns dias atrás e do nada eu começo a me sentir mal e me culpar por algumas coisas que aconteceram comigo, eu também sinto raiva com maior facilidade
Eu tenho isso desde 2013 quando eu tive alguns problemas familiares, eu achava que não era nada mas as coisas só andam piorando e as “crises” se tornando mais frequentes, eu tenho medo de afastar todo mundo e terminar sozinha por causa disso.

A melhor resposta 11 JUN 2020

Olá Sofia! Você tem percebido mudanças em seu comportamento que tem lhe feito se sentir mau, consegue identificar quando iniciaram e sente medo que venha a piorar e ter como consequência o afastamento de pessoas que são importantes para você. Mas você não fez uma pergunta (?) Entendo que esteja difícil para você encontrar uma direção e talvez não consiga perceber que tipo de problema está passando... A saúde mental faz parte do autocuidado, porem existem tabus em torno desse cuidado, que dificultam que muitas pessoas busquem ajuda psicológica. Talvez esse seja seu caso! E o que tenho a te dizer: é que a ajuda psicológica pode te fazer bem, te ajudar a dar novo sentido a vivências que foram e estão sendo difíceis de lidar.

Espero ter ajudado!

Psicóloga Patricia Queirós de Sousa Psicólogo em São Paulo

17 respostas

12 JUN 2020

Sofia pode ser que seja muitos problemas ligado com essas crises, como pode ser esse evento em 2013. Às vezes você pode pensar que um pequeno acontecimento não tenha a ver com isso, mas pode ser que tenha. Seria bom você procurar investigar isso com um psicólogx. Procure ajuda por isso já esta interferindo na sua rotina. Acredito que diminuirá seus sintomas e você irá perceber o motivo também!

Psicóloga Gabriela Roweder Psicólogo em Jaraguá do Sul

7 respostas

11 JUN 2020

Sofia...
Seja Sofia mesmo, desenvolva a tua sabedoria.
Sem motivo, você não fica mal... algum motivo tem que causa isso.
Afinal, não veio a este mundo para satisfazer as outras pessoas. Veio para se realizar
E, se realizar é às vezes, contrariar os outros e ousar ser como você gosta e quer.
Um processo psicoterapêutico te ajudaria a alcançar isso.

5817 respostas

11 JUN 2020

Olá Sofia! Grato por participar. Começando pelo título: não há mau sem motivo. O que acontece que você ainda não consegue estabelecer relação causal entre o desconforto e seus motivadores. Quando você fala de crises todo mês, há simbologias, hábitos culturais e ritmos biológicos que estão implicados. A nutrição, o metabolismo, a significação, por exemplo, do ciclo menstrual, bem como a lógica do pagamento, das compras, podem estar fazendo parte de uma complexa e diversa construção de significados, que precisam ser investigados. Os problemas familiares de 2013, podem, ao ser estudado por um psicólogo, ajudar a enriquecer o entendimento e o encontro de formas de melhorar a tua qualidade de vida. Cuidado: não se afaste do mundo, aproxime-se de pessoas com amor e ética, aprofunde trocas com pessoas que amem e tenham ética. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.