Por que eu era feliz e não sou mais?

Feita por >Lara · 26 nov 2017 Depressão

Tomo um monte de remédios e não adianta... Nada me deixa satisfeita......tomo antidepressivos e ansiolíticos há 7 anos e não adianta......lembro-me que há 15 anos atrás eu era muito feliz, queria viver até 150 anos, tinha vários planos......Hoje, nada me anima....tenho sentimentos de angústia o tempo todo....e viver pra mim é um suplício constante.....só continuo por minhas filhas....e é horrível viver.....será que um dia vou voltar a amar a vida???

A melhor resposta 27 NOV 2017

Olá Lara, boa noite.
Apenas os remédios não são suficientes, é preciso cuidar dos sintomas e também da causa. Para isso é necessário fazer psicoterapia. Estudos recentes mostram que antidepressivo sem psicoterapia não faz efeito.
Não existe um comprimido capaz de extirpar a dor e trazer a felicidade de volta. Para voltar a amar a vida é preciso, antes, voltar a amar a si mesma, cuidar do autoconhecimento e autodesenvolvimento. Apenas olhando de maneira autêntica e profunda para os nossos sentimentos e, para o sofrimento que eles nos causam, é que nos tornamos capazes de ultrapassá-lo. Enquanto tentar evitar sentir e buscar camuflagem para essa dor, ela persistirá. Quanto mais resistimos a dor, mais ela se manifesta. É como uma ferida infeccionada, se não limparmos e retirarmos toda a sujeira acumulada, ela não deixará de dor, não importa o anti-inflamatório que tomarmos. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

30 NOV 2017

Bom dia, Lara em seu relato você não fala se faz terapia, se não faz nenhuma terapia sugiro que procure uma Psicóloga para ajudá-la nesse processo terapêutico, pois o uso de remédios necessita de terapia para que surta o efeito esperado, um não funciona sem o outro, desse modo a terapia te fornecerá o suporte necessário para que você trabalhe a angustia e todos os sentimentos negativos que foram surgindo ao longo dos 7 anos e, também resignificar seus pensamentos e ideias, construir planos e projetos para o futuro visando qualidade de vida convivendo com suas filhas, voltar a amar e se amar. Um abraço. Boa sorte.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

28 NOV 2017

Lara, vou passar algumas orientações ok? Primeiro, apesar de você não ter comentado sua hipótese diagnóstica, eu vou fornecer essas informações de um modo geral. Medicação somente não resolve, deve haver também o tratamento com um psicólogo através da psicoterapia. Se você não sente uma redução ou alívio dos sintomas deve procurar seu psiquiatra, para alterar as doses ou o tipo da medicação. Muitas vezes o paciente não se adequa a um tipo de medicamento, e somente testando é que o médico vai encontrar o que é mais eficaz para seu caso. Se você está esse tempo todo com o mesmo psiquiatra, talvez seja hora de buscar uma segunda opinião. Reflita: esse psiquiatra ajusta as doses da medicação? Ele te orienta direitinho sobre seu caso? Ele te explica o objetivo e os efeitos da medicação? Se a resposta para essas perguntas for "não" talvez seja bom buscar outro profissional.

De qualquer modo os transtornos mentais são tratáveis, mas casa paciente é diferente. Alguns o tratamento (quando feito corretamente) leva mais tempo. Pela minha experiência muitos pacientes não fazem o tratamento da forma correta, não tomam a medicação nos horários, param sem avisar o médico achando que estão bons porque tiveram alívio dos sintomas, enfim. Então você precisa de um bom profissional para lhe orientar e fazer psicoterapia. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

27 NOV 2017

Olá Lara!
A medicação é parte de alguns tratamentos, mas não trabalha o olhar para si e a resignificação. Caso não faça psicoterapia, busque um profissional com quem construa uma confiança e tenha esse espaço para falar de seus sentimentos e de sua história. Te desejo recuperação plena.

Abraços!
Wládia Morais

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

27 NOV 2017

Bom dia Lara,

Digo aos meus pacientes que os remédios colocam os sentimentos ruins dentro de uma bolha, mas eles continuam a pulsar dentro de nós. A melhor forma de curar estes sentimentos é através da psicoterapia, já que haverá um entendimento e uma ressignificação deles. Busque ajuda.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

27 NOV 2017

Lara, bom dia! Você não deixa claro em seu relato se faz ou fez psicoterapia em algum período durante esse anos em quê não vem se sentindo bem. Recomendo que procure ajuda psicológica para entender o que aconteceu e possa se tratar. Os remédios são extrememamente necessários em alguns casos e podem trazer benefício aos pacientes porém a psicoterapia aliada à eles é de grande ajuda. Estou à disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

27 NOV 2017

Boa noite Lara,
O tratamento medicamentoso é muito eficaz mas deverá ser conciliado com a terapia para justamente você ajustar em sua rotina os comportamentos que estão disfuncionais.
O profissional em psicologia possui qualificação com tecnicas e instrumentos que irão auxilia-la no re direcionamento de suas demandas.
Procure um psicólogo!
Fico à disposição
Atte Letícia

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça