Por que eu acho que estão lendo minha mente?

Feita por >Maria · 20 jan 2021 Transtornos personalidade

As vezes acho que certas pessoas estão lendo meus pensamentos. Eu falo isso, mas ao mesmo tempo, acho esse pensamento absurdo, mesmo assim, não consigo agir do meu jeito, com medo de que a pessoa que está lendo meus pensamentos ache coisas de mim, por mais que eu ainda ache isso absurdo de se acredita

Desculpe pelos erros do meu português, espero que tenha conseguido entender. Vou tentar melhorar isso!

A melhor resposta 21 JAN 2021

Olá Maria! Grato por citar. Seria um poder extremamente grande alguém ler a mente do outro. Isso, de fato, não acontece. O que acontece é que quando estamos frágeis, muitas vezes, nos sentindo inferiorizados, culpados, acabamos por ter essa impressão e agir tomados por esse estado emocional. . O que as pessoas conseguem é interpretar nossos gestos, nossas posturas, nossas palavras, uma parte de nossas ações. Essa é outra questão.
Por que se desculpar pelos erros de Português? Erros de Português acontecem. Não se cobre a perfeição.
Será muito importante você ver os nossos perfis, escolher um de nós, psicólogos, conversar conosco de forma profunda e científica, sobre essa sensação que você tem, mas que na realidade científica, não é possível.
Procure por um de nós. Estaremos felizes, gratos, respeitosos, sigilosos, sensíveis, para poder te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

23 JAN 2021

Olá Maria,
Pensamentos são impulsos elétricos e podem sim ser captados por outras pessoas, mas não vão saber que são seus... não sabem a origem. Mas isto não tem nenhum problema porque a tua vida é a tua vida e vai ser somente tua. Tu escolhe como viver a tua vida. De nada adianta alguém captar o pensamento de outros e tentar realizar porque não vai realizar. pode no máximo inspirar a fazer coisas que sirvam para ele.
Somos todos diferentes e cada um tem que ser assim diferente, como uma célula do dedo ... se quiser ser uma célula do olho, vai ser uma aberração, não vai dar certo. Cada um tem uma função diferente que complementa o todo.
Queira ser diferente, realize-se nesta diferença, assim como você é. É a maior contribuição que pode dar ao todo, à humanidade e vai se realizar.

5817 respostas

21 JAN 2021

Olá, Maria.
Às vezes você pode estar se sentindo muito insegura diante de algumas pessoas ou situações, fazendo com que tenha a impressão de que possam ler seus pensamentos. Essa insegurança pode travar seu comportamento e parece que dificulta as relações com as pessoas. Se não faz parte de uma crença pessoal, a possibilidade ser consequência de um medo de ser julgada ou não aceita é maior.
Procure uma ajuda profissional, de alguém capacitado, que poderá avaliar junto a você essa situação. Perceba se esse pensamento ocorre sempre ou apenas em situações específicas, isso pode te ajudar a entender as causas dele.

Um abraço.
Marcela Marmentini, psicóloga
CRP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos