Por que estou sofrendo assim?

Feita por >Claudia Paz · 29 jun 2017 Psicologia clínica

Por que estou tão triste, desesperada e inconsolada pelo fato dele ter me dito que esta namorando? Meu ex marido já há 8 anos me disse recentemente que está namorando e isso me deixou muito surpresa não pela notícia mas sim pela minha reação. Fiquei com esse pensamente fixo. Algo que eu nem pensava mais, nem nele nem nos sentimentos que eu julgava que não tinha mais. Nos falamos como amizade. Mas esta notícia me deixou muito triste, as vezes fico desesperada, choro muito. O que me estranha é essa reação e o fato de eu não estar conseguindo entender. Porque na minha cabeça, não havia mais sentimento por ele. Mas agora sentimentos antigos, lembranças antigas voltaram todas com força. Minha rotina está comprometida por que esse pensamento domina meu dia e não sei o que fazer. Queria que isso não tivesse mexido assim comigo, queria seguir minha vida, mas esse tormento agora.Está atrapalhando minha vida.

A melhor resposta 30 JUN 2017

Boa noite Claudia.
Com o término de um relacionamento, algumas questões podem ficar "adormecidas" por diversos motivos. Sugiro que procure a psicoterapia para lhe auxiliar com suporte emocional diante dessa situação, bem como desenvolver seu autoconhecimento para identificar o que há por trás dessa questão e o que fazer diante disso.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

30 JUN 2017

Olá, pela sua reação inesperada muitos sentimentos e afetos ainda não estavam extintos e se adormecidos e não foram elaborados da forma como você esperava e sô na eminência de uma concorrente que pode usufruir de afetos que você como ex e amiga não poderá compartilhar é que a ficha caiu e isso se comprova pela sua reação.
Agora seria saudável para você procurar uma ajuda de um Psicólogo para que você possa trabalhar esses pensamentos, os sentimentos e esses compotamentos que estã gerando adoecimento na saúde mental e orgânica. Pelo jeito o término da relação não foi uma decisão tão fácil e nem tão bem aceito e elaborado, não houve um corte porque vocês como você refere estavam muito ligados por uma relação de amizade que nutria ainda que de forma incosciente uma possível reaproximação. E quando uma pessoa entra para quebrar essa possibilidade, ainda que remota, causa um certo desequilíbrio emocional, por isso a angústia e o sofrimento.
Espero ter ajudado á Psicóloga Ussênade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

30 JUN 2017

Olá Claudia!
Seria muito legal se você procurasse ajuda de um psicólogo onde poderá compreender melhor sua histórias e emoções.
Pelo seu pequeno relato o que está sentindo pode estar vinculado principalmente com 3 questões:
O que a te deixou triste é o fato dele estar namorando ou é o fato dele ter conseguido seguir com a vida afetiva e você não?
O que a te deixou triste é por ter mágoa de lembranças do passado que a fazem acreditar hoje que você é a culpada pelo fim do casamento?
O que a te faz triste hoje é pensar que ele deixou mágoas neste divórcio e mesmo assim encontra-se feliz, e você não?
O despertar destas emoções devem ser investigadas, e quando esclarecidas poderá ser um divisor de águas em sua vida.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo