Por que essa sensação de sufoco?

Feita por >Matheus · 6 out 2019 Depressão

Eu tenho 18 anos, e desde sempre consegui as coisas muito rápido, faço faculdade de manhã (de Administração), trabalho num banco, e faço curso técnico de Administração anoite, recentemente conheci uma pessoa que eu amo muito, porém eu tô muito cansado psicologicamente, fico com medo incomuns, parece que tudo pode acabar, não aguento ouvir, ver as mesmas pessoas, crises de choro tem se tornado comum. Eu me sinto apertado por dentro, como se não tivesse controle, parece que eu sou uma alma morta, tentando manter um corpo se movendo, eu não choro na frente de ninguém, eu não falo de sentimentos, sempre guardei pra mim, com a única ideia de que "uma hora vai passar" mas quando?

A melhor resposta 7 OUT 2019

Olá Matheus! Grato por participar. "Madeira que cresce rápido não é madeira de lei." Com dezoito anos, pelos relatos, você conquistou muitas coisas, mas é preciso ponderar que ainda precisa enriquecer o entendimento de como o ser humano, você, sua namorada, outros, são seres altamente complexos. Por isso, ficam ansiosos, choram (de preferência, sem reprimir). Os medos precisam ser enfrentados: primeiro pela especificação deles e do contexto em que apareceram, depois a análise sobre a razoabilidade deles. Calma, o tempo, as pessoas, os acontecimentos te ajudarão a organizar e resgatar a si mesmo como o centro do controle das suas trocas com pessoas e o ambiente. As pessoas não conseguem dimensionar o que você sente, assim como você não consegue dimensionar o que as pessoas sentem. Cuide para que forças emocionais não façam você ver as dificuldades maiores ou menores do que elas são. Certamente daqui a dois anos, você olhará para trás e fará outra análise do que está vivendo hoje. Sendo possível, pondere essas questões com um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

7 OUT 2019

Olá, realmente precoce! Muitas funções e atividades! Claro que vc deve estar cansado, muitas responsabilidades. Matheus seria importante procurar um psicólogo, para entender o que está gerando esse “aperto por dentro”pois pode ser de um desgaste mental a um outra disfunção em decorrência de suas intensas atividades! Conversa com um profissional! Estou à disposição, atendo on-line tb, Grata

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

7 OUT 2019

Bom dia Matheus,
Você já percebeu que está passando por algo que está lhe incomodando, gerando ansiedade e desenvolvendo um quadro de depressão por isso o melhor a fazer é procurar um profissional e começar uma psicoterapia. Ele irá ajudá-lo a identificar e trabalhar essas questões .
Boa sorte,
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

7 OUT 2019

No momento em que a pessoa se sente completamente perdida, sem nenhuma perspectiva pela frente, a energia que estava flui e, geralmente, oferece uma solução original do inconsciente. No amadurecimento da sensação de não saber o que mais decidir e por onde seguir nasce a ideia súbita como lampejo e sentido de vida. Imerso na sensação de perder a si mesmo, em situações em que não vemos mais saídas, nos abrimos para algo que vem do inconsciente.

Os limites do trabalho do terapeuta residem na vontade do sujeito de entrar em análise. Quando uma pessoa se encontra com outra, ela escolhe o quanto de si irá compartilhar. O processo terapêutico é o encontro em que cada oferece partes de si até que o todo seja confiado. Posteriormente é, a partir do sintoma, que se chega ao símbolo, lhe dá formulação linguística e possibilidades de interpretação. O símbolo libera estratégias de ação no cotidiano. O terapeuta, ao mostrar interesse pela personalidade total do paciente, suas potencialidades e bloqueios, viabiliza que os impulsos de desenvolvimento sejam impulsionados.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro