Por que as pessoas que se mutilam tem motivos e eu não?

Feita por >maria rita borges · 30 abr 2017 Psicologia clínica

Eu estava pesquisando sobre automutilação e eu vi que as pessoas que fazem tal ato querem se livrar do sentimento, comigo não, eu comecei com esse pensamento mas agora eu não sinto mais nada mas contínuo fazendo

A melhor resposta 1 MAI 2017

Olá!
Você faz acompanhamento psicológico?
Já pensou em buscar ajuda profissional?
Segundo seu relato, seria muito importante o processo de psicoterapia.
Justamente para que possa falar sobre as suas questões se conhecer e compreender, o que aparentemente parece não ter razões, e que de certa forma continua a se mutilar.

Procure em sua região um profissional!

Fico à disposição.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

2 MAI 2017

Maria Rita,
Ainda que você relate que não sente nada, pode sugerir pra gente que você está relatando uma dissociação com seus sentimentos.
A automutilação está a serviço de alguma coisa, senão você não mais a praticaria. Nesse caso sugiro que você busque acompanhamento profissional o quanto antes.
Desejo boa sorte!
Erica Taylor
Psicóloga Clínica
Icaraí Niteroi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

1 MAI 2017

Olá Maria Rita, quando você traz um questionamento do porquê de sua automutilação sem motivação já demonstra uma preocupação com tal comportamento mesmo que você não perceba um pensamento por trás que desenvolva emoções que levam a este comportamento, e para você descobrir a resposta a este tipo de comportamento será preciso se submeter a sessões de psicoterapia porque cada pessoa tem sua própria história de vida e experiências que levam não só a este mas a outros tipos de comportamento disfuncionais negativos para poder lidar com situações de desamparo e sofrimento psicológico. Oriento-a procurar um psicólogo em sua cidade para se autodescobrir e trabalhar esta e outras demandas de sua vida porque este comportamento de automutilação não é saudável. Att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

30 ABR 2017

Olá Maria!
Alguns estudos demonstram que pessoas que praticam a automutilação, ao se cortar liberam endorfina, seria mais ou menos a mesma sensação que as pessoas possuem ao realizar exercícios físicos (prazer e alívio). Mesmo que conscientemente você esteja recorrendo a automutilação sem nenhuma razão específica, é importante que busque apoio profissional para compreender a razão e funcionamento de estar tendo que recorrer a esta prática para obter prazer.
Não deixe de procurar ajuda!
Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo