Por que ajudam um pedofilo quando ele é da família?

Feita por >Carol Oliveira · 6 jul 2020 Violência sexual

Fui estuprada na infância pelo meu avô, não fui a única vítima, ele fez isso com muitas crianças. Só tive coragem para contar quando fiz 20 anos, no dia meu pai ficou revoltado e chorou mas depois simplesmente ignorou. Não toca no assunto e não gosta quando toco, só sabe dizer que ama o pai dele, que não tem certeza se acredita em mim e não entende o porquê de eu ficar triste pelo fato dele não fazer nada, afinal, segundo ele, ele não tem culpa pelo que o meu avô fez.
Eu achei que ele iria me ajudar porque quando via casos de estupros, ficava muito revoltado e triste mas isso não aconteceu.
Relembrando o passado, lembrei de quando meu avô abusou do meu primo (criança). Meu pai foi conversar com o meu avô, pediu para ele arrumar uma esposa e claro, meu avô negou toda a acusação.
Depois mais nada foi feito! Depois desse caso ele estuprou outra criança, uma menina. Os familiares dela ficaram sabendo e queriam matar meu avô, meu pai e meus tios não deixaram, levaram ele para um sítio onde lá ele abusou de mais crianças e até que foi preso.
Resumindo tudo: meu pai é um bosta e meu avô não vai mudar nunca!
Minha pergunta é: por que causa tanta revolta no meu pai ver notícias de estupro quando a pessoa não tem nenhum vínculo com ele, mas quando se trata do próprio pai, ele passa pano? Gostaria de saber a resposta pois isso é algo que me faz sofrer muito e penso frequentemente em tirar minha vida. Meus pais deveriam dá suporte emocional mas não o fazem, só piora a situação.

A melhor resposta 7 JUL 2020

Realmente essa é uma situação muito deprimente que ocorre não só na sua família como em muitas família pelo mundo. Muitos preferem encobrir o pedófilo o que acabava agravando ainda mais a situação e não se pensa nas consequências de quem sofreu o abuso. Isso mostra o quanto a família é disfuncional e precisa de tratamento. No seu caso busque a ajuda de um psicólogo que seja especialista em traumas para que possa te ajudar. Traumas são memórias de longuíssimo prazo que precisam ser tratados com técnicas específicas para se ter um bom resultado. Procure um profissional que trabalhe com técnicas como Brainspotting, emdr, experiência somática, eft, tft entre outras, já que terapias mais convencionais são pouco efetivas nesses casos.
Espero que eu possa ter te ajudado de alguma forma.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

7 JUL 2020

Oi Luciana,
Te compreendo e de acordo ao que pensa do Pai e do Avô... os dois estão doentes, um protege o outro enquanto espalham problemas para outras pessoas. Eles precisariam de ajuda psicológica, precisam fazer psicoterapia para compreenderem este impulso a pararem de causar sofrimento a outros.
Voce precisa sim compreender porque isto aconteceu contigo, precisa tirar de dentro de ti esta mágoa, liberar esta energia que está presa dentro de ti e te causa mal estar hoje, possivelmente vai comprometer tua vida afetiva e experiência sexual.
Mas, nada de pensar em se tirar a vida, está aqui justamente para compreender estas coisas.
Procure ajuda psicológica. Precisa continuar a sua vida com alegria e prazer e não com sentimento de culpa e medo.

5817 respostas

7 JUL 2020

Olá Luciana! Grato por participar. Não há ex-pai, não há ex-avô, não há ex-história. A melhor coisa que cada um de nós faz, é aprender com a própria história, utilizar todas as experiências para aprendizado de vida. Certamente as pessoas ficam confusas na convivência com os erros e acertos que reavivam nas lembranças de convivência delas. Tua vida, como todas a vidas, é riquíssima de possibilidades, é uma construção tua que contém milhares de áreas e possibilidades. Deveremos buscar o enriquecimento de tua vida, recolocando sonhos, metas, planos, possibilidades. Você precisa conversar sobre isso, de forma acolhedora, respeitosa. Seu pai está em situação difícil, tentando organizar formas de lidar com a questão. Pondere: seu avô é, no fundo, vítima dos impulsos dele mesmo. Certamente será altamente proveitoso você contar com a condução científica de um psicólogo para colocar as coisas no lugar.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.