Por que a minha mente me tortura?

Feita por >Alguém · 9 jun 2020 Traumas

Minha mente parece uma máquina de traumas, a todo momento está criando situações hipotéticas que não podem ou não vão acontecer, mas mesmo assim a minha mente me tortura com essas cenas, e de fato me traumatizam e eu fico inseguro, refém dos meus próprios pensamentos.
Isso acontece com memórias reais também, me fazendo não superar grande parte dos meus traumas, ou fazem medos comuns virarem meus maiores pesadelos.

TRAUMAS: Com isso, quero dizer de sentimentos que tomam conta do meu cérebro e me deixa inseguro, sem respostas, literalmente me travam e eu gaguejo, sinto uma cobrança enorme de mim mesmo por uma resposta e nada acontece.
Fora a tortura com um bombardeio de pensamentos ruins que tomam conta.

A melhor resposta 18 JUN 2020

Ola espero que fique bem!Sobre as inúmeras sensações desagradáveis que vem sentindo parece-me que os sintomas estão associados a crises de ansiedade e panico ! Buscar maneiras de atravessar esses momentos faz toda a diferença , citaria como exemplo coisas simples que podes fazer sozinho... respiração consciente , uso de florais, musicas relaxantes,alimentação adequada tudo isso pode colaborar quando estiver sendo invadido pelos pensamentos ruins.
Sugiro também a técnica da "folha de reações" escrever tudo que vier na cabeça através de frases completas ou palavras soltas por alguns minutos, vai sair muito conteúdo importante que pode ser as respostas que precisa.
A ideia é usar ferramentas alternativas antes de medicar!

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

16 JUN 2020

Olá,como vai!
Sugiro verificar esses pensamentos fazendo questionamentos a eles quanto sua veracidade.Como você bem disse,nossa mente é uma máquina e como tal somos nós quem a controlamos e não a máquina nos controla.Veja bem,um carro é uma máquina,sou eu quem o controlo e não ele,assim segue nossos pensamentos.Quando surgirem estes pensamentos,pergunte a ele quanto % disso é verdade e ser for verdade, qual motivo de te paralizar.Os monstros quando enfrentados,constumam dininuir.Precisa se olhar no espelho e ver a pessoa que você é. Também sugiro em uma folha de papel,escrever as qualidades que você acha que aa pessoas veem em você e do outro lado as que voce identifica depois reflita. Boa sorte!

Psicóloga Sheila Raquel Júlia de Sousa Psicólogo em Brasília

4 respostas

14 JUN 2020

Olá Alguém, tudo bem?

Olha, situações assim podem realmente nos deixar muito mal.
Mas eu tenho um exercicio para lhe propor:
Fale com alguém de confiança o que está sentindo, dos seus maiores medos e, pesadelos e inseguranças. Se essa pessoa se identifica e gosta de você ela não vai lhe julgar. Pois isso é de grande importância que você confia nessa pessoa

Agora se não tiver ninguém disponível para você falar sobre isso, ou mesmo não conhecer ninguém, escreva. Escreva tudo o que lhe vier a cabeça e jogue tudo no papel. A letra não precisa ser bonita, e nem o texto fazer sentido, o intuito desse exercício é colocar para fora tudo o que você tem por dentro

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

10 JUN 2020

Oi Alguém...
1 - É preciso compreender quem VOCÊ É
2 - O que veio FAZER AQUI.
3 - Se voce veio, é porque não é daqui mas foi adestrado aqui para acompanhar a cultura local.
4 - Agora, precisa Certificar a ti mesmo, ser quem você é e corrigir, e compreender e desfazer ou tirar o controle que outros tem de ti mesmo.
Só assim,podes compreender o que se passa em tua mente e controlar.

Entre num processo psicoterapêutico. Escolha um bom profissional

5817 respostas

10 JUN 2020

Olá Alguém! Grato por participar. O conteúdo da mente é formado pelas experiências, direções mentais e sentidos que damos à interpretação delas. De outro lado, o ato de fazer coisas (que envolvem o corpo, a mente, o raciocínio, os sentidos) apresenta grande poder de direcionar a mente. Há que se pensar na tua rotina mental e na tua rotina física; nos teus objetivos, sonhos e metas. Certamente com o direcionamento para que as coisas sejam significativas, éticas e socialmente integradas te ajudaremos a ser harmonizado no seu todo, incluindo a mente. Não se culpe, haja para efetivar ações de superação. A Psicologia tem muito conhecimento acumulado, muitas técnicas e estratégias. Certamente um psicólogo solidamente formado, terá versatilidade, repertório e criatividade para te ajudar a povoar a tua mente de caminhos positivos. Estamos à disposição para aprofundamentos. Em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

10 JUN 2020

Bom dia! Procure um terapeuta cognitivo cognitivo comportamental, para trabalhar Deus pensamentos e traumas. Faça terapia online. Abraços

Emmanuelle Machado Psicólogo em Macaé