Pode apenas ser uma sessão percebendo que o paciente precisa de medicação?

Feita por >Marco Gomes · 23 jan 2019 Psicoterapias

A psicanálise pode levar o doente a fazer medicação tb? São precisas muitas sessões para perceber o tratamento adequado.. se tem d ser com medicação? Cumprimentos, Marco Gomes

A melhor resposta 24 JAN 2019

Olá Marcos. A quantidade de sessões para definir o tratamento adequado depende do quanto sua demanda está clara para você, porque as vezes precisamos investigar melhor o que está se passando contigo. Em psicoterapia isso também vai depender da metodologia de trabalho ou a chamada abordagem do profissional, a exemplo da psicanálise. Um terapeuta, com formação em psicologia, também será capaz de identificar a necessidade de intervenção medicamentosa, que geralmente não será a primeira opção. Aqui é importante frisar que somente um médico, preferencialmente psiquiatra, quando se trata de saúde mental, pode prescrever medicação, ou seja, durante o processo terapêutico, se identificamos a necessidade, podemos encaminhar o paciente para uma avalição com psiquiatra para complementar o tratamento. No entanto, vale ressaltar que o tratamento medicamentoso, ainda que necessário, tratará apenas o sintoma, seus efeitos são muitas vezes paliativos, e não raro, mesmo amenizando o problema (como no caso de insônia) acompanham outros efeitos colaterais, além de poder causar dependência. Por isso um psicoterapeuta trata com muita responsabilidade essa questão, por entender a necessidade de se buscar uma real mudança do que está te incomodando, tratando a causa e o comportamento proveniente, assim os resultados serão mais estáveis, ainda que leve algum tempo para alcança-los. Quando há necessidade de medicação, ela é tratada como complementar, e a psicoterapia pode ajudar a avaliar a evolução do paciente, como efeitos desejados e colaterais, reações às dosagens prescritas, tempo de adaptação e melhor momento para iniciar o desmame, prevenindo a dependência. Por isso existem serviços que oferecem acompanhamento multiprofissional, como o CAPS, nos casos crônicos em saúde mental. Avalie direitinho, com ajuda de um especialista, se esse é seu caso, para evitar que a expectativa de uma solução rápida (com o medicamento) possa acabar por agravar o quadro de saúde, pois existe esse risco.

Anônimo-350511 Psicólogo em Vitória da Conquista

15 respostas

24 MAI 2019

Você me parece estar com medo de ser medicado. Mas da onde vem todo esse medo?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

26 JAN 2019

Olá Marco, primeiramente a indicação do medicamento deve ser feita por médico, nesse caso melhor é ser psiquiatra. Se seu psicanalista é também psiquiatra tudo certo.
Quanto às sessões, dependendo da clareza do caso é possível identificar a necessidade de medicação logo na primeira sessão.
É muito importante também fazer o acompanhamento psicoterápico.

Abraço.
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

26 JAN 2019

Olá Marco.
Primeiramente, a indicação da medicação deve ser feita por médico, no caso, melhor um psiquiatra. Se seu psicanalista também é psiquiatra, tudo certo. Dependendo da experiência dele e da clareza do caso, podeser possível identificar

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

25 JAN 2019

Bom dia Marco,
Cada metodologia e abordagem tem sua maneira de fazer a avaliação do paciente. A necessidade de medicação não depende do número de sessões, mas sim da avaliação psicológica realizada, que pode acontecer em uma ou mais sessões.

At.te

Liediani

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis