Pessoas expressivas

Feita por >Fred Ferreira · 25 fev 2015 Timidez

Sou muito tímido e isso atrapalha meus relacionamentos. Tem como trabalhar para eu ser uma pessoa mais expressiva?

A melhor resposta 24 JUN 2016

Olá Fred, a timidez é um traço da personalidade que se desenvolve a partir das relações sociais, afetivas e interpessoais. O que é possível fazer é atenuar o comportamento de inibição, ou seja, a dificuldade que você sente no contato com outras pessoas, mas não significa que a timidez vai desaparecer por completo. Apenas você aprenderá a administrar melhor essa sua característica sem que isso crie tantos entraves na sua vida. Basta procurar um psicólogo e fazer psicoterapia. Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 MAR 2015

Olá! Quando resolvemos querer mudar algo é porque queremos algum tipo de transformação. Então fica mais fácil produzir uma mudança. Seu perfil psicológico parece ser introvertido mas depende bastante das suas experiências vividas. Pode ter sido reprimido quando criança, ou alvo de bulling, e por esse motivo ter perdido a segurança e outras... Procure um psicólogo para trabalhar essa questão.

Att, psicóloga Celeste.

26 FEV 2015

Olá Fred! Você quer dicas como fazer para ser mais expressivo, ou quer saber se no processo psicoterapêutico pode ser trabalhado, como você colocou, para se tornar uma pessoa mais expressiva? Se for dicas,na internet existem vários sites que ensina alguma regras para se tornar mais expressivo e extrovertido. Se for na clínica com o psicólogo, no processo psicoterapêutico será pesquisado pensamentos disfuncionais e consequentemente crenças estabelecidas na estrutura cognitiva. O trabalho será realizado com você, baseado nos conteúdos armazenados ao longo da sua vida. Muito mais eficaz do que dicas, você aprenderá
de acordo com a sua personalidade e possibilidades.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

26 FEV 2015

Olá Fred. A psicoterapia poderá te ajudar sim. Caso escolha a abordagem de terapia cognitivo comportamental, além de trabalhar seus sentimentos e pensamentos durante as sessões, você poderá também exercitar técnicas para amenizar a sua timidez, como: exposição gradual às situações que deseja enfrentar, técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade, entre outros.

Priscila Camacho Psicólogo em São Paulo

2 respostas

25 FEV 2015

Com a psicoterapia você poderá trabalhar para se expor mais e melhorar os seus relacionamentos (família, trabalho, amigos, etc). Recomendo uma terapia comportamental, na qual poderá também ir treinamento a habilidade de se expressar.
A psicoterapia requer tempo e dedicação, mas com certeza poderá lhe ajudar a ter melhores relacionamentos.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte