Personalidade da criança

Feita por >Eliene · 13 jul 2015 Ludoterapia

Eu cuido de uma criança aos sábados e, às vezes, durante a semana, quando não tem aula para ela. O fato é que ela é um amor, conversa, brinca, é muito espontânea, mas quando a mãe dela chega ela começa a bater e chingar as pessoas que estão a sua volta. Gostaria de entender o por quê dessa mudança de comportamento.

A melhor resposta 14 JUL 2015

Ola Eliene, cada um possui uma dinâmica na relação com o outro. Mãe com filha, pai com filha, e até mesmo você como cuidadora. Este modo como um cada se relaciona influencia os outros, sendo ao mesmo tempo influenciados por eles. Esta dinâmica que você está presenciando, não deve ser julgada, pois desconhecemos o que acontece nesta relação mãe e filha, em outros momentos que você não está presente. Cada filho, cria uma imagem de seus pais (segundo seus próprios atos ou decorrente de ações pelas crianças visualizadas e aprendidas). Muitos pais até podem se apresentar como intolerantes, agressivos em determinados momentos, decorrentes por vezes do stress cotidiano, no entanto, cabe a eles um processo de orientação. Saliento ainda, que cabe aos pais amor, carinho, mas também limites. Concordo com a colega que também apontou que esta agressividade manifestada pela criança é um modo de comunicação, uma vez que esta (criança), pede sob forma para nós equivocada uma ajuda, proteção, um olhar.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

3 AGO 2015

Tudo a ver com a capacidade de estar preparada pela dinâmica de como essa criança se encontra necessário perceber que existe uma certa chantagem da mesma com relação a mãe neste caso perceber isso é levar ao conhecimento da mãe a nível de aconselhamento psicoterapêutico e por conseguinte verificar através de terapia o porque disto. Abraços.

16 JUL 2015

Olá Eliene
Pelo que pude entender, a criança muda de comportamento mas quem observa isto é você, a cuidadora, e não a mãe.
O fato dela ser uma criança espontânea e brincalhona sem a mãe e agressiva na presença da mãe pode estar nos mostrando que na presença dela a criança se sinta protegida o suficiente pra apresentar comportamentos inadequados. Talvez ela se sinta mais protegida na presença da mãe . Talvez ela sinta falta da mãe, que está fora, trabalhando.
Talvez seja adequado contar para a criança como você se sente quando é xingada ou quando ela bate. Mostrar a ela que você é amiga e companheira também quando a mãe está presente. Que você pode entender que ela sinta falta da mãe e queira ficar com ela.
Ou seja, traduzir para a criança o que "pode estar" por trás do seu comportamento inadequado e dizer a ela o que você espera... Ser amiga também quando a mãe está presente.
Boa sorte

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

16 JUL 2015

Tal comportamento pode ser uma forma de chamar a atenção da mãe. Talvez a mãe anda ausente em interações de carinho, conversa e até mesmo brincar junto com a criança.

Karlla Cristina de Paula Silva Psicólogo em Anápolis

24 respostas

16 JUL 2015

Olá ELIANE,
Muito boa as dicas de meus colegas. Uma dica a você para começar trabalhar com estes comportamentos é procurar livros infantis que fale sobre a mesma situação tendo onde a criança tem uma resposta mais adequada a situação quando a mãe chega em casa ou quando está presente.
Outra dica é você ignorar os comportamentos inadequados, não olhando para a criança e disser para a mãe fazer a mesma coisa. Dependendo da idade, vcs pode. Até deixa lá sozinha, e quando a criança se compor sozinha, vcs a agradam e fazem uma atividade que ela goste muito. Isto seria dar atenção apenas para os comportamentos aceitáveis ou positivos.
Boa sorte e se fizer isto com CONSISTÊNCIA vai melhor.
Abraços
Juliana Guizardi L.

Juliana Legatzki Psicólogo em Rio Claro

19 respostas

16 JUL 2015

Tal comportamento está indicando que algo não vai bem. Seria interessante uma orientação com profissionais da área para que esse comportamento não se agrave.

16 JUL 2015

Olá Eliene! Você forneceu dados sobre seu relacionamento com a criança, mas não ofereceu muitos dados sobre o relacionamento da mesma com a família. Tais informações são mto importantes porque vao revelar a psicodinamica do sistema familiar. É recomendável que a família consulte um(a) psicólogo(a) capacitado e experiente para avaliar melhor este quadro e direcionar as possíveis orientações e intervenções. Um abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

15 JUL 2015

Bom dia Eliene, provavelmente há algum fator estressante na dinâmica familiar onde essa criança está inserida. É necessário observar o dia a dia dessa família, como ocorre o dialogo, a conversação entre os membros desse grupo.

15 JUL 2015

Oi Eliene! Me parece que esta criança mostra insatisfação ou quer chamar atenção dessa mãe. Existe dificuldade em em poder fazer associações sem saber detalhes, mas está claro que há necessidade de um possível ajustamento sócio afetivo. Sugiro psicoterapia para criança, pois antes a mãe será analisada para concluir essa demanda. Atenciosamente, Psicóloga Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

15 JUL 2015

Boa noite Eliene. Você não diz a idade da criança e o histórico detalhado da relação mãe e filho. Existem vários motivos que podem estar por trás da agressividade infantil. Entendo que goste da criança, porém a relação entre ambos precisa ser observada e a mãe entender que precisa de ajuda. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

14 JUL 2015

Olá Eliene, por trás de um comportamento agressivo, a criança está sempre tentando falar algo que a incomoda, que a aborrece, que a deixa triste ou com raiva. A Agressividade é uma das formas de comunicação que a criança encontra para falar que está insatisfeita, que algo não está bem e/ou que algo está errado. A mãe precisa perceber, observar e tentar de alguma forma descobrir o porque da criança reagir a ela dessa forma. Poderá ser a sua ausência como também poderá ser qualquer outro motivo. É preciso investigar para que esse comportamento não só piore, como também se torne algo patológico. Sugiro consultar um psicólogo para avaliar melhor a situação, para poder então receber orientações e intervenções adequadas e necessárias. Espero ter atendido à sua solicitação, grata, Liane Doria!

Liane Doria Psicólogo em Aracaju

8 respostas

14 JUL 2015

Boa tarde Eliene,

Bom a partir do curto relato do comportamento da criança , penso que a discrepância do comportamento quando a mãe retorna, diz mais do relacionamento de ambos do que de algum tipo de problema individual da criança.
É importante avaliar como essa mãe entende esse comportamento e como lida com isso.
Em seu relato você não deixa claro a idade da criança, mais de modo geral o entendimento da dinâmica familiar pode traduzir a discrepância comportamental, neste caso seria de suma importância a avaliação psicológica partindo de um olhar diferencial sistêmico.

Gisele Manzotti Psicólogo em São Paulo

9 respostas

14 JUL 2015

Oi Eliene!

Seu relato deixa claro, uma mudança muito radical de comportamento desta criança, entre a ausência desta mãe e o fato de quando esta mãe retorna a sua presença, considerando de maneira geral que toda forma de agressão refere-se a um comportamento de eliminar aquilo que nos ameaça, uma questão geral de sobrevivência. São muitas as variáveis que podem traduzir esta mensagem subliminar deste fato. Procure observar uma situação oposta, de quando está criança está com a mãe antes de deixá-la aos cuidados de outra pessoa. Em todo caso é um caso atípico que precisa de uma ajuda de um profissional da área da psicologia, para direcionar uma melhor forma de tratamento considerando evitar e prevenir um agravo futuro deste tipo de sintoma apresentado.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

14 JUL 2015

Olá Eliane, tudo bem?

Emitir uma opinião sem fazer uma avaliação precisa da interação dessa mãe e seu(sua) filho(a) pode resultar errônea. Assim, sugerido que converse com a mãe, exponha (se o puder) suas observações e sugira um a avaliação psicológica para a família,

Espero ter ajudado.

José Antonio de Oliveira Psicólogo em Jundiaí

1 resposta

14 JUL 2015

Olá Elaine, essa é uma situação delicada, primeiro estamos lidando com toda uma dinâmica familiar, dinâmica essa que vem firmando padrões com consequências possivelmente estressantes para essa criança. O mais importante é se aproximar da criança e da família para entender o que se passa e com o devido cuidado sem expor a criança encontrar uma possível forma de orientar essa família que também deve estar em sofrimento.

14 JUL 2015

Olá Eliane. Existem várias razões que possam justificar a atitude dessa crianças através do seu comportamento. Realmente é muito precoce buscar uma resposta, mas uma coisa é muito certo, através desse comportamento a criança expressa uma necessidade de ajustamento possivelmente sócioafetivo. A depender do seu contato com a criança e família a nível de atividade que desenvolve e finalidade desta, vale estar investigando de acordo coma. Dinâmica familiar o que ele estar explicitando através dos seus comportamentos. Espero ter contribuído

14 JUL 2015

Olá Eliane,
O mais importante de observar nessa relação é como a mãe responde a esse comportamento da criança, e como ela responde a outros comportamentos da criança. Muitas vezes sem perceber a mãe pode acabar dando mais atenção a criança nesses momentos em que ela é agressiva. As crianças tem formas diferentes do adulto de se comunicar, e essa pode ser uma forma de mostrar insatisfação com algo dessa relação. Muitos pais e mães atarefados, acabam não estando muito presente em alguns momentos que são importantes para a criança e acabam ficando mais presentes quando elas "exigem" atenção dessa forma ou com um comportamento indesejado pelos pais.
O primeiro passo é não julgar isso e tentar observar o porquê disso aparecer apenas na frente da mãe.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraço.

Micaela Libório Psicólogo em Salvador

5 respostas

14 JUL 2015

Olá, Eliene.
Em situações como essa é importante evitar qualquer pré-julgamento, uma vez que o comportamento de um membro da família está relacionado com os demais membros. O comportamento da criança em questão pode significar muita coisa. É importante conhecer de forma aprofundada o funcionamento da família para se pensar em quaisquer intervenções.

Patrícia Castro Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

14 JUL 2015

Olá Eliene! A melhor forma de entender esse comportamento é analisando esse relacionamento mãe/filha e também toda a dinâmica familiar.
A criança pode ter diversas maneiras de atitudes para mostrar que algo não está certo, é como se fosse um alerta. Portanto, essa criança está alertando algo. No caso, seria necessário um olhar de um profissional para analisar essa situação mais de perto.

Lilian Ceolin Psicóloga Psicólogo em Americana

1 resposta

14 JUL 2015

Oi Elaine. Provalmente o comportamento da criança está relacionado à dinamica familiar. Para identificar o que acontece será necessário avaliar qual é essa dinamica para compreender o que está envolvido nesta forma de comunicação.

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

14 JUL 2015

Eliene, é preciso verificar o porquê dessa atitude da criança justamente quando a mãe chega. Pois todo comportamento ele tem uma função, ou seja, um motivo. Como é a estrutura familiar da mãe com essa criança; Não podemos descartar nenhuma possibilidade, pois a criança pode estar realmente querendo demonstrar algo para a mãe através das atitudes dela ou essa mãe pode ter alguma ação com a criança que não a agrade, enfim diversas possibilidades que é necessário uma melhor avaliação.

Psicóloga Bruna Valentim dos Santos Psicólogo em Limeira

2 respostas

13 JUL 2015

Eliene, a criança se expressa assim para tentar dizer algo para esta mãe. Será que está faltando mais a presença da mãe? Você cuida aos sábados, mas como é a dinâmica dessa famílias nos outros dias? Se a mãe está muito ausente da vida dessa criança, ela pode estar desenvolvendo este comportamento para expressar esta falta, de alguma forma. Mas estou apenas especulando uma possível situação por aqui, já que não tenho mais informações. Por ora, o que você pode fazer é observar no sentido de desvelar o que é que a criança está querendo dizer para esta mãe.

Psicologia e Paideia - Rafael Ladenthin Menezes Psicólogo em Valinhos