Perdida no trabalho

Feita por >R. · 1 nov 2020 Orientação profissional

Nunca me questionei sobre a minha profissão (sou professora universitária), que desde a faculdade me pareceu uma evidência. Mas nunca quis aceitar a pressão para produzir, para publicar, para divulgar. Adoro compartilhar conhecimento e paixões pessoais, o contato com as pessoas, ajudar a descobrir novos horizontes, mas odeio a cobrança. Não quero e, como não faço, sinto-me mal por não me encaixar. Recentemente comecei a pensar que devo mudar de profissão, mas não sei o que fazer. Talvez esse desejo seja motivado por minha ansiedade, que piorou bastante com a pandemia, mas ela trouxe à tona questões antigas...

A melhor resposta 4 NOV 2020

Olá R. Obrigada por sua participação.
Diante do seu questionamento sobre seu trabalho e tendo em vista que está ansiosa, seja por esse motivo ou outro, é importante saber mais sobre sua história de vida e como desenvolveu seus padrões relacionais.
De onde vem essa cobrança? Como aprendeu que se não fizer o que quer, tende a sentir-se mal por isso?
Penso que antes de tomar a decisão de mudar ou não de profissão, é preciso pensar como chegou nela, para não haver riscos de repetir um padrão.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

4 NOV 2020

Bom dia,
Percebo o quanto sua profissão é valorosa para você , porém se cobra muito por acreditar que "não se encaixa", mas tudo bem "não se encaixar", nós todos somos diferentes mesmo, não precisamos pensar ou ter gostos iguais e tudo bem por isso. Precisamos valorizar aquilo que faz sentido para nós e a autoaceitação se faz importante para termos uma vida mais valorosa.
O momento que estamos vivenciando, com a pandemia, realmente tem mexido muito com nossas emoções e a ansiedade, tem algumas vezes, nos levado a buscar nossas questões internas, algumas vezes, não resolvidas.
Considero, ser importante, neste momento, você conversar com um psicólogo, que possa te auxiliar nessas questões que te incomodam. A maioria dos profissionais estão fazendo atendimento on-line, por conta da pandemia, mantenha contato com um deles.
Espero ter contribuído para seu movimento em busca daquilo que faz sentido para sua vida.
Abraços,
Sandra Rezende - Psicóloga Clínica
CRP03/22523

Sandra Rezende Psicóloga Psicólogo em Feira de Santana

3 respostas

4 NOV 2020

Olá R,
Parece que no momento você está se questionando à respeito da sua profissão. Talvez seja interessante pensar em como se posicionar em relação a essas cobranças de forma que isso não gere tanta ansiedade ou mal estar por não se encaixar; pensar também em como compatibilizar essas obrigações com o seu desejo de estar na academia.
Essas questões antigas provavelmente sempre estiveram ai e agora com esse contexto da pandemia, afloraram.

Que tal conversar sobre isso?
Bruno Ragassi - Psicólogo & psicanalista

Bruno Ragassi - Psicologia & Psicanálise Psicólogo em Vitória

6 respostas

2 NOV 2020

Cara R...
Compartilho da sua angústia e é legítimo o teu sentimento!
Você tem como missão, ensinar, transmitir conhecimento, estar com as pessoas. Esta é uma missão Divina e trouxe contigo quando resolveu vir a este mundo...
Só que o sistema de ensino não é e não prioriza o desenvolvimento das pessoas. O ensino é do sistema, ele sempre é tendencioso. É um programa de "adestramento" a um sistema de pensar.
Que ótimo que não aceita a pressão, as cobranças, que não consegue se encaixar....
Mantenha a sua rebeldia, ouse ser diferente, ouse ser você mesma e guie-se pelo o que o coração manda e não o que o sistema exige.
Necessariamente não precisa mudar de profissão, mas coloque a sua força de trabalho em lugares onde possas manifestar a sua força, onde possas simplesmente ser luz para outras pessoas.
Continue sendo luz para você mesma... aproveita esta "Pandemia" para inovar... um sistema de trabalho em possas ser autônoma, livre, guiada pela espiritualidade.
É hora de inovar... de ousar ser diferente e sempre guiada pelo coração... o cérebro, o pensamento, a razão deve aprender a colher as informações do coração!

5817 respostas

2 NOV 2020

Olá R. Grato por escrever. O mundo do trabalho está altamente competitivo, marcadamente nas profissões em que se espera subjetivamente, especificidade de contínua elaboração . Bancos, grandes empresas e universidades públicas, por exemplo, beiram a insanidade nas suas cobranças por metas. A carreira acadêmica, a pontuação para a conquista da próxima etapa, representam uma armadilha sem término.
Ocorre que cinco ou dez por cento das pessoas estão em idade e tempo (dentro das universidades) de teorizarem e cobrarem isso. Outros cientistas, já consolidados em suas posições, cobram mas não fazem; fazem outros fazerem por eles. Cada pessoa tem a sua verdade, seu tempo na vida, suas buscas. É preciso dar consistência e especificidade nessas situações e em perspectivas tuas.
De outro lado, deixar a carreira de professora universitária (em universidade pública), não é uma decisão fácil. Há certa estabilidade, há razoável remuneração, há a gratificação do compartilhamento e troca de saberes. Também há um público estudantil seleto.
Tua verdade deve reger seu caminho, inclusive quanto ao tempo de produzir e à aceitação, como legítimas ou não, das cobranças. Certamente a maior parte dos quadros das universidades, ainda que todos cobrados, aprendem a filtrar e temperar seu envolvimento com as cobranças.
A pandemia propicia um panorama de vida particular que pode confudir as bases para as decisões que devem se extender a tempos meolhores. Cuidado
O professor universitário com elevado pontecial de elaboração, costuma obter muitos ganhos da caminhada científica com psicólogo. Certamente lhe será muito enriquecedor. Será prudente não modificar as coisas antes de ponderar com profundidade.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

8604 respostas

2 NOV 2020

Olá R....
Percebo que a ansiedade e o desconforto com o profissão exercida estão fazendo você repensar novos rumos para sua vida, mas ainda não encontrou a respostas que procura. A ansiedade neste momento traz a inquietude e o desejo de mudança para uma profissão que lhe traga mais satisfação e prazer, além de poder continuar a disseminar o conhecimento, que me parece uma de suas fortes habilidades.
A orientação profissional e de carreira poderá te ajudar a reconhecer as habilidades e competências que você possui, além de te ajudar a identificar qual área e qual profissão será mais compatível com seu perfil, contribuindo para a redução da ansiedade que está vivenciando neste momento.
Existem muitas técnicas e ferramentas disponíveis para facilitar essas escolhas, dentre elas o teste de perfil pessoal HumanGuide, que ajuda a identificar quais são essas atividades que lhe proporcionam satisfação e prazer.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

1 NOV 2020

Olá R.
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, te aconselho a fazer terapia para trabalhar esses conflitos. É essencial nesse momento.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo