Para consultar com um psicólogo é preciso antes visitar um clínico geral ?

Feita por >eraldo · 14 abr 2016 Psicologia clínica

Gostaria de consultar um psicólogo, mas tenho uma dúvida. É preciso antes consultar com um clínico geral?

A melhor resposta 14 ABR 2016

Olá, Eraldo. Somente há necessidade de consultar u clínico geral antes de ir a um psicólogo se você for utilizar Plano de Saúde, pois os planos exigem um encaminhamento médico para autorizar a terapia. Caso contrário, não. É só ligar e agendar. Espero ter ajudado. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

19 ABR 2016

Olá, Eraldo.
Geralmente não é necessário visitar um clínico geral antes de se consultar com um psicólogo - ao menos que esteja utilizando plano, pois os planos exigem um encaminhamento médico para autorizar a terapia. Porém, em alguns casos, é necessário checar a saúde física para poder se concentrar na saúde psíquica. Somos mente e corpo e não podemos nos esquecer disso! Espero ter ajudado!

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

18 ABR 2016

ola eraldo!!!! saudaçoes!!! vc pode procurar direto um psicologa,sem necessidade de passar antes por um clinico...á menos é claro que vc esteja apresentando algum desconforto fisico.....sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

15 ABR 2016

Olá Eraldo , não há necessidade de obter encaminhamento de outro profissional, exceto se for pelo Plano de Saúde nesse caso realmente torna-se necessário o encaminhamento

Fabiana dos Santos Souza Psicólogo em São José dos Campos

3 respostas

15 ABR 2016

Absolutamente não. Tu não precisar ter um diagnóstico previamente formado por outro profissional para que possas procurar ajuda!

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

15 ABR 2016

Depende da situação. Se for particular não, mas se for convenio ou plano será orientado como proceder. Normalmente o plano exige uma carta de encaminhamento para liberação das sessões.
Um abraço.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

15 ABR 2016

Boa noite Eraldo. Não é necessário consultar com clínico antes de procurar um psicólogo. Se for convênio veja porque alguns, como por exemplo a UNIMED, pede encaminhamento para liberar atendimento para psicologia. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

15 ABR 2016

Olá Eraldo, boa noite!!
Não é necessário consultar um clínico geral antes de agendar um atendimento com um profissional de psicologia. A Medicina e a Psicologia são áreas de conhecimento e prática diferentes! Cada uma tem seus objetivos e técnicas de intervenção!
Um médico, sendo um profissional de ajuda da área da saúde, pode muitas vezes auxiliar a refletir sobre algum problema pessoal de seu cliente. Mas nunca poderá facilitar um processo psicoterapêutico, a não ser que tenha Especialização comprovada para este trabalho.
Da mesma forma que um psicólogo nunca estará capacitado para realizar o trabalho de um médico. Ao menos que tenha formação em medicina.
Quanto aos planos de saúde e convênio, isso depende de cada empresa prestadora. Se for o seu caso, consulte seu convênio para maiores informações!
E um bom início em seu processo de autoconhecimento!

Psicóloga Lizia Barcellos Psicólogo em São José

16 respostas

14 ABR 2016

Boa tarde Eraldo, não é obrigatório a visita ao clínico geral para ir ao psicólogo. Basta encontrar um psicólogo que lhe interesse e pode iniciar as consultas.

Psicólogo Alex Pereira Leite Psicólogo em Goiânia

4 respostas

14 ABR 2016

Bom dia Eraldo. Muito obrigada pelo contato.A sua pergunta: “Ir a um psicólogo, você antes precisa consultar um clinico geral”. Será necessário sim, procurar um médico antes, caso você for usar um plano de saúde, dependendo das regras do contrato. Na opção de uma consulta particular com um psicólogo isto não se faz necessário, pois o psicólogo é o profissional com conhecimento teórico filosófico e técnico para esclarecer e ajudar. O psicólogo é o profissional na área da terapia pessoal que auxilia o sujeito por meio de técnicas e análise profissional do problema apresentado. O psicólogo ajuda o cliente a enxergar novas formas de ver e agir na vida pessoal e profissional. Normalmente ele é um facilitador na mudança de atitudes, pensamentos e emoções de forma sistemática e orientada. Tendo como base a sua abordagem teórica.

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú