Onde é que errei?

Feita por >Pedro · 15 nov 2019 Teste de personalidade

Sinto me perdido! Não sei como consegui perder toda a minha parte emocional e que faz de mim um ser humano (presumo eu). A única coisa que funciona comigo é a parte racional!!
Por vezes quero expressar/soltar o que sinto cá para fora, mesmo sozinho obrigo me a chorar e nada, nem um pequeno pingo de água saiem pelos meus olhos...sei o que é tristeza porque consigo a sentir dentro de mim, mas não consigo sentir nada mais para além disso, nem felicidade, nem amor, nem empatia, nada =/
Sinto me como uma rocha que vai fazendo o seu dia a dia sem se aperceber das mudanças que ocorrem para além do meu mundo!!
Alguma sugestão?

A melhor resposta 23 MAR 2020

Olá Pedro,

Você falou em perder a sua parte emocional, isso me faz pensar que você percebeu mudanças na forma como você se relaciona com as situações e emoções.

Antes de tentar sentir, faça-se algumas perguntas...
Desde quando você está se sentindo assim?
Será que outros sentimentos opostos a esses que você quer sentir não foram inibidos por você por muito tempo e hoje você já não consegue mais sentir nem mesmo s que gostaria de sentir?

Essas e muitas outras perguntas são necessárias para compreender o que se passa com você, o acompanhamento de um profissional é imprescindível.

Você está incomodado com isso, sente que tem algo de errado então procure um profissional, com certeza vai te ajudar a compreender o que está acontecendo e também a "reativar" os sentimentos que estão adormecidos.

Vale lembrar ainda que cada um tem um jeito de expressar a emoção, não é por que você não chora que não está triste, e é preciso respeitar suas individualidades!

Débora Caroline Clerice de Limas Psicólogo em Brusque

18 respostas

21 NOV 2019

Olá Pedro.
Se você sente a tristeza então sua parte emocional não está perdida, é provável que você esteja passando por algum sofrimento mental, é impossível dizer sobre sugestões sabendo tão pouco do seu quadro. Algumas pessoas passam por certas inibições como consequência de eventos traumatizantes ou situações de sofrimento intensos e prolongados, afetando a capacidade de experimentar certas emoções. É importante saber que seu caso não é um caso perdido, procure um profissional qualificado e faça tratamento psicológico, talvez essa seja a chance de falar sobre sentimentos com alguém que está preparado para ajudar e que não irá te julgar por estar passando por um momento de vulnerabilidade. Grande abraço.

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

19 NOV 2019

Pedro,
Não tente forças situações e sentimentos. O sofrimento maior é forçar, achar que "tem que" alguma coisa. Quando você se acha nesta obrigação perde o melhor de você, do que tem a oferecer e do que pode receber do outro.
Autoconhecimento é essencial para poder enxergar suas qualidades e perceber o que pode melhorar em você, afim de ter uma vida mais prazerosa.
Faça terapia e se dê a oportunidade de superar esta fase, amenizando seu sofrimento.
Estou à disposição.

Adriana Correia Alves Psicóloga Psicólogo em São Paulo

23 respostas

18 NOV 2019

Pedro,
Não tente forçar nada!
Há muitas formas de expressar afetividade.
Deixe-se levar pelo sentimento, procure aperceber-se do sentimento e consegue isso, não racionalizando.
Quando está diante de uma pessoa procure identificar o sentimento que tens, que captas dessa pessoa. Ou ela te transmite raiva, ou compaixão, ou tristeza, ou meiguice...
Não se importe com o que os outros vão pensar...
Pense em ti.