O TAB está necessariamente atrelado a quadros de ansiedade?

Feita por >Bruno Xavier · 5 fev 2018 Psicologia clínica

A pouco mais de um mes, fui diagnosticado com TAB, apesar de ja ter feito muitos tipos de psicoterapia, incluindo psicanalise ( 8 anos) ,alem de ja ter usado anti-depressivos. Com a descrição dos sintomas, pude verificar que este transtorno ja faz parte de minha vida desde a adolescência. Bom, alem dos sintomas classicos., eu apresento um forte nivel de ansiedade e gostaria de saber se o TAB tem necessariamente a ver com ansiedade e, tendo, qual o nivel de associação? Grato

A melhor resposta 8 FEV 2018

Olá Bruno, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5- DSM V, que é a "bíblia da saúde mental", o transtorno de ansiedade é uma das comorbidades mais comuns em relação ao transtorno bipolar que ocorrem em 75% dos indivíduos, de acordo com os estudos de pacientes que tem TAB. Comorbidades são outros transtornos associados ao transtorno principal. A medicação e a psicoterapia acabam sendo direcionadas para ambos os transtornos. Significa que o paciente vai apresentar os sintomas de ambos os quadros.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 FEV 2018

Olá Bruno, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5a ed- DSM V, o transtorno de ansiedade é uma das comorbidades mais comuns em relação ao transtorno bipolar que ocorrem em 75% dos indivíduos, de acordo com os estudos de pacientes que tem TAB. Comorbidades são outros transtornos associados ao transtorno principal. A medicação e a psicoterapia acabam sendo direcionadas para ambos os transtornos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 FEV 2018

Olá Bruno. A ansiedade é um sentimento que acompanha o ser humano desde seu nascimento, porém quando o nível dos sintomas aumentam até o ponto de provocar prejuízos à vida diária e principalmente às relações com os outros, faz-se necessário um tratamento permanente. A contribuição da medicação será importante e deverá ser vista como uma aliada neste processo desde que seja devidamente controlada na sua dosagem e frequência . Da mesma forma que a psicoterapia deverá ser escolhida conforme seu interesse , para que os resultados lhe tragam benefícios e bem estar. Um abraço.

Psicóloga Suely Poitevin Psicólogo em Curitiba

11 respostas

7 FEV 2018

Olá Bruno, os principais sintomas do transtorno bipolar são irritação e agitação, depressão, insônia, sentimento de êxtase, fala rápida, distração, alegria exagerada, excitação sexual exacerbada, perda do apetite e pensamentos suicidas, então sim isso gera muita ansiedade.
Continue fazendo terapia e se possível numa abordagem Cognitivo Comportamental e continue visitando seu médico psiquiatra. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

6 FEV 2018

Não necessariamente, porém alguns quadros de transtorno bipolar podem apresentar comodidade com outras doenças como transtorno de ansiedade. Você deve procurar seu clínico e relatar os sintomas para ajustar sua medicação e ter um melhor prognóstico do seu caso. Os sintomas podem inclusive decorrer da própria medicacao. Boa sorte

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro