O que se está a passar?

Feita por >Ana Duarte · 24 out 2017 Terapia familiar

O meu pai é muito controlador, e nunca me deixou namorar. Actualmente eu tenho 18 anos e ele continua não deixando, então eu tive um namoro escondido, ele descobriu e acabou com ele. Entretanto eu e o rapaz voltámos outra vez mas ás escondidas. Ele ontem descobriu mas teve uma reacção inesperada, disse que já não queria saber que já não estava para se chatear, que eu já sou grande e que se eu acho que estou a ir por bem então que vá e que não o chateie. Eu não consigo perceber o que se passa, porque ele mudou de um dia para o outro.

A melhor resposta 26 OUT 2017

Boa tarde, não podemos responder pelo seu pai, apenas criar hipóteses sobre essa mudança de comportamento. Talvez pela sua insistência em retornar após a negação dele. Vamos pensar que seja isso. Caso precise procure um profissional da Psicologia
Me coloco a disposição
Gildete-Psicóloga Clínica

Consultório de Psicologia Gildete Alcaraz Psicólogo em Jandira

33 respostas

26 OUT 2017

Olá Ana!
É fundamental que tente encontrar uma maneira de dialogar com seu pai permitindo que sejam compartilhados medos, tristezas e preocupações para que lidem com o namoro de maneira natural sem comprometer o vínculo de vocês. Tente também dentro de sua disponibilidade e interesse iniciar a psicoterapia para receber suporte adequado para lidar com estas dificuldades e conflitos que está sentindo.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 OUT 2017

Oi Ana, acontece que muitos pais são super protetores, então talvez num primeiro momento ele deve ter ficado apreensivo ao saber do seu relacionamento, mas depois ponderou e percebeu que se continuasse com uma postura agressiva afastaria você dele e talvez por isso tenha voltado atrás. O diálogo familiar é muito importante para evitar mal entendidos e gerar uma interação melhor. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 OUT 2017

Ana, parabéns por esta iniciativa de procurar ajuda! Este é um ponto muito importante para trabalhar suas questões e conhecer-se. Assim, é importante que você procure um Psicólogo para iniciar um processo terapêutico em sua cidade. E assim, conseguir realizar um processo de autoconhecimento, o que lhe permitirá conhecer a percepção das fronteiras de contato que te façam depender do seu pai/desafiá-lo e as fronteiras que de façam se desprenderem, através do conhecimento dos limites, percepções de valores, expectativas... Pelo que você conta, sua relação com o seu pai sempre foi conturbada, contudo me parece que você tem um bom entendimento da situação que passa e o intuito de repente dele estar tentando te proteger. Neste cenário, acredito ser importante tentar conversar e expor seus sentimentos para ele, tentando assim fazer com que ele compreenda que tais atitudes estão te prejudicando emocionalmente, ou mesmo, não lhe permitindo ter acesso a ele como pai, amigo, conselheiro... Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro