O que fazer quando nos sentimos muito apegados ao psicólogo?

Feita por >Isa · 22 jun 2022 Psicoterapias

Gostaria de entender porque me sinto tão apegada a minha psicóloga.

A melhor resposta 23 JUN 2022

Olá Isa,
É comum o paciente sentir apego pela psicóloga. A sessão é um momento no qual existe muita troca entre ambos e também um momento em que você pode ser ouvida e acolhida, é um espaço onde não há julgamentos e nos sentimos seguros. Sugiro que converse com sua psicóloga para entender os limites desse apego e deixar a troca entre vocês ainda mais verdadeira.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

24 JUN 2022

Isa pode ser empatia. Isso é bom.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 JUN 2022

Olá! Você criou um bom vínculo com ela e se sente segura, com o psicólogo você não é julgado. Se isso está te incomodando de alguma forma converse com ela.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 JUN 2022

Oi Isa,
Com a sua psicóloga, voce deve manter um diálogo aberto e sincero com ela ... exprsse seu sentimento.
Se ela for uma profissional competente ela vai perceber e compreender que isso é natural, mas devolve este poder a você.... voce deve se apaixonar por si mesma, ela devolve para que voce seja forte, seja a presença ideal para voce mesma.
Pode surgir algo mais entre cliente e psicoterapeuta ou psicóloga... mas daí, termina a relação profissional e ambas vivem a relação pessoal. Aí, ela não poderá mais ser sua psicóloga.
Abraços

5817 respostas

23 JUN 2022

Olá Isa! Obrigado por citar. Isso não é raro. Precisa que seja configurado de forma específica e aprofundada. O ponto de partida será você falar essa sensação com a tua psicóloga. A relação com o psicólogo, em determinada etapa, pode envolver essa expectativa de referência, colocando o profissional como norteador amadurecida da vida, mas é para certa etapa. Depois é preciso que se trabalhe a autonomia, a originalidade, a liberdade consequente e responsável. Isso acontece porque a pessoa, ao procurar o psicólogo, em situação de fragilidade, vivendo o vínculo de coerência e respeito, pode acomodar-se a ideia de referenciar-se pelo psicólogo, antes de construir a autonomia de referência.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" são falsos, querem é dinheiro, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8602 respostas

23 JUN 2022

Converse com seu psicólogo(a) sobre, não há problema algum falar sobre isso, pelo contrário! Esse apego é uma reação normal sobre essa relação paciente/psicólogo, porém é sempre bom sabermos nossos limites. Como disse acima, converse com seu psicólogo(a) e exponha oq pensa e sente. Espero ter ajudado.

Gabriela Domingues Psicólogo em São Roque