O que fazer com o meu filho?

Feita por >Juliana · 24 ago 2015 Fracasso escolar

O meu filho não que ir à escola mais, não gosta da professora e conversa demais. O que devo fazer com ele, já coloquei de castigo, já bati, não sei o que fazer mais...

A melhor resposta 25 AGO 2015

Ola Juliana,
Extremos não são recomendáveis. Qual a idade do seu filho? Quando tempo ele apresenta esta situação? Afinal, a criança utiliza seus recursos para chamar a atenção, claro que para nós adultos esta não é a forma mais adequada, mas lhe oriento a procurar um profissional para verificar o que realmente esta acontecendo. O profissional conversará com a criança, utilizando de recursos lúdicos, averiguando a demanda que a criança lhe apresentara. Caso necessário, este profissional também ira até a escola, para ampliar sua avaliação. Na primeira sessão isso será esclarecido com maior detalhismo que possas acompanhar o processo. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

1 SET 2015

Olá,
É muito importante você ir à escola obter informações e conversar com seu filho dos ganhos que ele irá ter se frequentar a escola. Não resolvendo procure orientação de um psicólogo.
Sílvia Tigre

Silvia Tigre Noé Psicólogo em Recife

9 respostas

27 AGO 2015

Olá. A maioria das escolas não acompanham o ritmo lúdico do aluno. Algumas crianças tem dificuldade de permanecer sentadas pelo período inteiro de aula. Outras se distraem facilmente com algum estímulo externo. Então como devem seguir uma regra muito difícil para elas e não sabem como verbalizar essa dificuldade de forma que os adultos ouçam e lhes dê valor, elas agem mostrando sua insatisfação de maneira disfuncional. Cabe ressaltar que em alguns casos, o problema não é a escola. A criança pode estar apresentando estes sintomas no colégio por ser o único lugar que podem, pois podem estar passando por algum conflito no seio da família ou em algum ambiente que ela participe. Ao procurar um psicólogo, vocês juntos poderão diagnosticar o problema.

26 AGO 2015

Olá Juliana!
Neste caso o melhor a fazer é buscar informações na escola sobre seu comportamento. E logo em seguida propor um diálogo com
Seu filho, onde o acolhimento seja explanado de forma afetiva.
Se algo está errado você deverá compreender seu filho melhor do que qualquer outra pessoa.
Escute com paciência e tente entender o que se passa...pode haver um sofrimento...

Katia

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

26 AGO 2015

Boa tarde, temos que trabalhar em conjunto,meu nome é Roberto Costa Pinto. Estou a disposição, nossa consulta é de R$ 100,00.

26 AGO 2015

Juliana, olá, é importante entender qual o motivo, ou seja, por que ele não gosta de estudar? Se aconteceu alguma coisa na escolinha. Se houve uma acolhida, etc. A parceria, participação com a Escola é crucial para que ele sinta-se em ambiente seguro.
Caso não consiga ajudar seu filho contate um Psicólogo que investigará e tentará ajudar.

Maria do Carmo.
Psicologa CRP 06/97011

Equilíbrio Psicologia e Saúde Psicólogo em Mogi das Cruzes

3 respostas

25 AGO 2015

Olá Juliana. Bom, primeiramente aconselharia levar a criança a um psicólogo infantil (tenho uma ótima indicação, se você quiser). Acredito que algo de marcante aconteceu para que seu filho não queira mais frequentar a escola, e a melhor forma de descobrir, e passar segurança e acolhimento para a criança, para que este se sinta a vontade de se abrir e revelar se há realmente um problema. Você mesma pode fazer isso, mas um psicólogo infantil possui habilidade para te auxiliar nesta situação e em outras. Espero que tudo fique bem. Att, Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

25 AGO 2015

Bom dia Juliana,
Há muitos motivos que podem estar interferindo nas atitudes de seu filho, o que necessita de maiores conhecimentos para poder dizer algo com mais consistência. Podem estar havendo outros problemas que estão tirando dele o gosto pela escola e o sentimento de aversão à professora, pode ser também que ele esteja a desafiá-la assim como pode estar fazendo com a professora em sala de aula, pois na escola a figura de autoridade que em casa é exercida pelos pais passa a ser o professor. Enfim, há várias coisas que precisam ser examinadas e revistas, procure um profissional que possa estar atendendo a vocês dois e, se possível também com a presença do pai, para que possa estar identificando os motivos da revolta do seu filho e dando orientações adequadas à vocês de como proceder. Abraço

Aline Wagner Meneghetti Psicólogo em Chapecó

6 respostas

25 AGO 2015

Olá Juliana.
É complicado dizer qualquer coisa, sem saber a idade do seu filho. Porém, posso adiantar que as atitudes relatadas por você não vai ajudar a modificar o comportamento do seu filho (para melhor) pode até piorar. Geralmente, as pessoas acham que o problema é o aluno, mas o caso deve ser investigado, pois muitas vezes esse comportamento é produzindo pela maneira como ele é tratado na escola ou por algum acontecimento que esteja lhe causando desconforto ou sofrimento. Se ele não gosta de ir à escola e não gosta da professora é preciso ficar atenta e investigar quais os motivos que há por trás disso. Sugiro que ao invés de castigar seu filho, tente se aproximar dele, converse com ele sobre isso e converse com a professora também, veja o ponto de vista dos dois. Caso não consiga resolver, procure um psicólogo (a) que este fará uma investigação para tentar entender o que está acontecendo e fará as devidas intervenções necessárias. É importante que a Sra. saiba que esse problema não é só do seu filho, é da escola, da professora e dos responsáveis pela criança (pais ou cuidadores). Com esse comportamento ele pode está indicando um pedido de ajuda, pode estar te mostrando que algo não está legal.

​Marta Souza Santos Psicólogo em São Paulo

2 respostas

25 AGO 2015

Boa noite Juliana.
Bater, brigar ou colocar de castigo são atitudes extremas que não surtem resultados positivos. Seria interessante tentar entender qual o motivo que faz com que seu filho tenha essa reação de não querer ir para a escola. Em que ano ele está? Você já conversou com a professora a respeito? Ele sempre agiu dessa forma? Repense motivos que possam ter ocasionado essa resistência. Tente entender qual o motivo e ajudar seu filho. Como mãe é comum ter atitudes mais severas, é compreensível sua angústia, mas fique atenta, tente se controlar, compreender e ajudar. A ajuda de um profissional é de suma importância também, pois caso você não consiga obter uma resposta do seu filho, o profissional buscará entender o que esta desencadeando essa repulsa pela escola. Att, Tatiane Ventura

25 AGO 2015

Olá Juliana, você precisa levá-lo ao psicólogo para investigar o porque desse comportamento na escola. Esses comportamentos tem que ser analisado! Leve seu filho para uma avaliação.

25 AGO 2015

Olá. É importante diagnosticar essa relação entre seu filho e a escola. Muitas escolas não acompanham o universo da criança. Cada criança é de um jeito e às vezes, as escolas seguem um único método para todos os alunos e aqueles que não se enquadram às vezes são taxados de levados, briguentos ou desobedientes. As crianças têm necessidades específicas e muitas vezes não aprendem dizer o que incomodam, conseguindo apenas reagir de uma maneira mais ríspida. Um psicólogo poderá orientar os pais, bem como ir à escola e trabalhar junto com todos os envolvidos no dia a dia da criança. Ressalto que pode acontecer de a criança apresentar na escola, um conflito que surge em casa.

25 AGO 2015

Oi, Mãe! Não é normal uma criança não gostar da escola. Seu filho deve ter algum motivo concreto para não gostar da professora. Seria adequado ter uma boa conversa com ele para ver se consegue lhe explicar o que de fato aconteceu entre ele e a professora da qual não gosta. Depois, sugiro que vá à escola, conversar com a direção. Compreendendo o motivo que torna a escola aversiva para seu filho, será mais fácil encontrar uma solução, juntamente com a direção da escola. Caso este caminho frustre sua expectativa, resta-lhe a mudança de sala ou mesmo, a mudança de escola. Uma boa terapia para seu filho seria indispensável, assim como uma boa Orientação a vocês, pais. Caso seu filho tenha características de Hiperatividade, o Psicólogo que o atender, saberá encaminhá-lo para uma avaliação e tratamento adequado. Mãos à obra!

25 AGO 2015

Olá Juliana
Você precisa verificar se existe algo na escola que esteja acontecendo. Converse com a coordenadora e leve a sua dificuldade para ela. Ao mesmo tempo, é preciso que você procure um psicólogo para um psicodiagnóstico do seu filho. Verificar se ele está com alguma dificuldade, de ordem psicoafetiva ou mental que justifique o que você está relatando. Como isto acontece? Primeiro é feita uma consulta com a mãe e/ou pai para conhecer toda a história da criança. Nesta consulta de anamnese se coleta dados desde o nascimento, desenvolvimento, relacionamentos familiares, antecedentes familiares etc, etc, etc. Depois são feitas sessões com a criança para psicodiagnóstico, tanto neuropsicológico, quanto cognitivo e psicoafetivo. Por fim a psicóloga, munida da sua avaliação e conclusões, chama novamente aos pais e faz a sua devolutiva e junto com os pais decidem qual são as medidas mais adequadas para o caso.
Boa sorte com o seu filho.
Sandra Colaiori
CRP06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

25 AGO 2015

Boa noite Juliana.
Bater, brigar ou colocar de castigo são atitudes extremas que não surtem resultados positivos. Seria interessante tentar entender qual o motivo que faz com que seu filho tenha essa reação de não querer ir para a escola. Em que ano ele está? Você já conversou com a professora a respeito? Ele sempre agiu dessa forma? Repense motivos que possam ter ocasionado essa resistência. Tente entender qual o motivo e ajudar seu filho. Como mãe é comum ter atitudes mais severas, é compreensível sua angústia, mas fique atenta, tente se controlar, compreender e ajudar. A ajuda de um profissional é de suma importância também, pois caso você não consiga obter uma resposta do seu filho, o profissional buscará entender o que esta desencadeando essa repulsa pela escola. Att, Tatiane

Psicóloga Tatiane Ventura Psicólogo em Poá

1 resposta

25 AGO 2015

Algumas atitudes tentem a não surtir efeito já que ela não irão revelar o verdadeiro motivo da criança.
Primeiro, é importante conversar com a criança para entender os motivos dela, claro que a forma como ele irá demonstra pode ser lúdica, através de brincadeiras ou desenhos. Também é importante conversar com a professora para entender como ele age na sala de aula ou o motivo para a aversão do seu filho para com a professora.

Ouça o que o seu filho tem pra dizer.

Diego Leiras de Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

25 AGO 2015

É necessário uma anamnese com os pais para conhecer melhor a criança, a Teoria Cognitivo Comportamental poderá ajudar nessa demanda, consulte um profissional capacitado.

Cristovia Paes de Souza Psicólogo em São Paulo

15 respostas

25 AGO 2015

Olá Juliana, são diversos os motivos que podem levar uma criança a não querer frequentar a escola. Sei que você deve estar angustiada e acaba tendo atitudes mais firmes, mas que podem não surtir o efeito desejado. Seria importante dar espaço para ela falar e tentar compreender se estiver difícil, seria interessante procurar um psicólogo para ajudar nesse momento e poder entender o que está ocorrendo. Abraço.

Alessandra Datto Psicólogo em São Paulo

8 respostas

25 AGO 2015

Boa noite Juliana. São vários os motivos que podem ter resultado em tal situação, desde o local da escola até os hábitos dentro de casa. Procure se colocar no lugar da criança, também leve em consideração a mudança de escola. Boa sorte. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

25 AGO 2015

Juliana, boa noite. Muitas vezes, as "razões" dos problemas, na verdade são reações. O não gostar da professora pode ser uma resposta a algo. Você já investigou o motivo desse não gostar do seu filho? Ele conversar muito também pode ser resposta a uma carência, ou até mesmo, falta de adaptação/ motivação com a escola. Claro que o primeiro a se analisar é a idade do seu filho. Outro fator importante, que pode levar a tais características é: seu filho tem a necessidade de usar óculos? Às vezes, crianças que precisam usar óculos tendem a conversar mais (pois não conseguem ler direito o que a professora coloca no quadro, e perdem o interesse), e podem "não gostar da professora", uma vez que, sem saber dessa necessidade da criança, a profissional pode tê-lo como alguém "sem limites". Bater, colocar de castigo.. nada disso irá resolver o problema do seu filho, O diálogo é o melhor caminho. Tente entender os porquês de tais comportamentos, e caso seja algo além do seu controle, busque uma ajuda de um psicólogo, de preferência, psicopedagogo para uma melhor orientação. Um abraço

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

25 AGO 2015

São várias as dificuldades que podem fazer com que a criança não queira mais ir à escola. Nem sempre a primeira resposta, como não gostar da professora, é o motivo real. Por vezes, a criança pode estar sentido-se excluída, ter problema de auto-estima, dificuldades em relação ao aprendizado ou realmente estar tendo dificuldade na relação com a professora. Uma conversa aberta pode ajudar a descobrir o que realmente está fazendo com que ele não queira ir à escola. Caso você sinta que esta conversa não traga o efeito desejado, procure pela ajuda de um profissional que possa avaliar com ele as dificuldades que está encontrando, orientá-lo no manejo destas situações e também orientar a você como ajudá-lo neste momento.

Consultório de Psicologia Adriana Soczek Sampaio Psicólogo em Curitiba

3 respostas

25 AGO 2015

Olá Juliana,
O tratamento para o seu filho vai depender muito da idade dele. Acredito que seria bom um psicologo investigar melhor quais são os motivos que levam o seu filho a não querer ir para a escola. Espero que procure um psicólogo e desejo boa sorte

João Augusto Silveira Ribas Psicólogo em Curitiba